Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ativo? Já Não Mais

Sim, sim: status atualizado para "inativo". Durante os meses que se passaram desde a última publicação no blog muitas coisas mudaram: para melhor ou para pior, o importante é que são mudanças. Muito necessárias, algumas, inclusive.

Não há como descrever a sensação de estar finalmente livre. Até que não foi tão complicado quanto achei que seria, não tão ruim também. Faz aproximadamente três meses que não ponho meus pés numa capela. Três longos meses sem a companhia das pessoas com as quais eu cresci. Três meses de uma decisão irrevogável baseada em fatos e realidade que me custou caro: certos confortos deixaram de existir, certezas foram para o espaço, e um novo começo que não é tão agradável assim. Parece que as coisas finalmente estão indo na direção que deveriam.

Pode parecer estranho para alguém de fora. Talvez realmente o seja. Como uma igreja consegue ter tanta influência sobre uma pessoa ou sobre um grupo? Como e de onde ela consegue tirar esse poder?

Comparar a igreja com uma seita de fanáticos iludidos e fracos demais para aceitar a realidade talvez não seja a melhor maneira de abordar a questão. Ela é uma organização um tanto complexa para reducionismos dessa estirpe. Contudo, é claro, posssui elementos e táticas de persuasão dignas de uma seita mileniarista (não negando suas origens): consegue ser ao mesmo tempo bela e terrível.

Dizer que só há coisas ruins na igreja é ignorar os fatos. Sim, existe fanatismo, existe misoginia e existe racismo: um tanto óbvio, diga-se de passagem. Entretanto, há uma noção de grupo, de povo, que é difícil de ser encontrada fora dela. Podem haver parecidas, ou até mesmo grupos mais coesos, mas a igreja proporciona algo que hoje parece estar cada vez mais raro: ela oferece um senso de comunidade e de família, de pertencimento e, ainda no pacote, oferece a pessoa uma visão além dela mesma, uma grande meta ou objetivo a ser alcançado com a ajuda de seus companheiros de fé.

Todos os fatores apelam fortemente a nossa própria essência: todos nós gostaríamos de fazer parte de um grande plano ou objetivo cósmico. A ideia de que talvez não haja sentido no universo, na vida, em tudo, é assustadora. Nosso cérebro não foi feito para pensar que não há sentido. Somos criaturas que buscam relações entre os fatos: foi assim que chegamos aqui, com nossa ciência e sociedade complexa.

Pense numa organização que poderia suprir todas as suas necessidades: pode te oferecer um senso de grupo, uma hierarquia, certezas sobre o universo, aversão ao que é de fora e um grande objetivo a ser buscado em conjunto com seus companheiros. A única exigência feita é a de que você deixe suas faculdades críticas lá fora e venha se aconchegar aqui dentro. Deixe de pensar, apenas um pouquinho, aceite sem questionar. Para muitos é um preço pequeno por tudo o que vem incluso no pacote.

Havia um tempo no qual eu aceitei essa proposta. Sabia que não deveria criticar, que não deveria ir muito a fundo. Racionalizava da seguinte forma: pode ser tudo mentira, Joseph pode ter sido apenas um golpista barato, mas a igreja é ótima e, afinal, se isso for verdade mesmo, pouco irá importar depois. Pensava que seria melhor viver a vida tirando algum sentido na igreja do que virar um niilista de marca maior, porque a igreja era todo o sentido que eu pensava haver no universo: caso isso fosse tirado, nada restaria.

A boa notícia é que eu não consegui manter essa racionalização por muito tempo. Nunca consegui deixar de procurar e conhecer. E quanto mais se procura e estuda sobre a igreja, bem, mais você fica atraído por isso. Não há como escapar da conclusão de que, sim, a igreja nada mais é do que a história de um golpe que deu certo.

Não é nada fácil deixar o conforto do grupo e as certezas sobre o mundo. Mas acho que não poderia viver sem contestar. Claro que isso vem a um alto custo: amigos se afastaram, as pessoas com quem você mais se importa te julgam como um apóstata rebelde, ou, na melhor das hipóteses, alguém que foi enganado pelo "mundo". A satisfação de ter vencido, de ter conseguido depois de tanto tempo se livrar das algemas dos dogmas e das certezas infantis é muito grande.

Prefiro viver minha vida reconhecendo que nunca saberei o suficiente, que nunca entenderei o suficiente, que jamais conseguirei entender o suficiente: que sempre poderei estar aprendendo muito mais do que realmente estou. Uma posição um tanto desconfortável, mas a única com a qual eu conseguiria viver. Não consigo aceitar que exista uma autoridade a que deva me curvar, um "supremo líder" a que deva satisfações, e muito menos aceitar que outro primata como eu possua conhecimentos sobre o criador do universo que eu não possua. Chame isso de arrogância se você quiser.

22 comentários:

  1. Ótimo post.

    É incrível como esta sensação, que agora de fora parece ser tão clara, seja tão normal para quem está dentro.
    Já tenho 4 anos como membro inativo, depois de mais de 20 anos estando todo o domingo, faça chuva ou faça sol, na igreja.
    Medalhas de regionais de supersábados, obra missionária, anos de instituto e tudo o mais, não foram o suficiente pra que, depois de me deixar pensar e refletir sobre as coisas, entendesse de uma vez por todas que JS não foi um profeta de deus. Nunca pensei em permanecer na igreja questionando esta afirmação. Assim que tive o clique, cai fora, mesmo que isso tenha me custado um ateísmo que acredito ser irreversível.

    Ainda me sinto só. Mas muito mais confiante em mim mesmo.

    Há menos de um ano, fui com minha família visitar uma reunião. Revi pessoas importante de minha infância, que me conheciam da barriga de minha mãe. Foi bom, mas ficou a sensação terrível da estupidez em que estive enredado por todos os melhores anos de minha vida.

    Foram-se os anéis, mas ficaram-se os dedos.

    P.S. Para mim, o afastamento da igreja logo seguido de cidade foi uma tremenda ajuda, fico me imaginando morando com minha família tempo integral. Não sei se este é o seu caso, mas se for, entendo o quão difícil pode ser estes momentos!

    ResponderExcluir
  2. Sinto a mesma coisa que você. Acho que os fatores e as consequências que derivam da descoberta de certas verdades são sempre parecidas. É como no Mágico de Oz: depois que você vê que é apenas um homem atrás da cortina, grande parte das ilusões vão embora.

    Sei que ainda terei que enfrentar muitas coisas, mas a sensação de ter me livrado de um fardo é muito boa.

    obrigado pelo comentário e pelo elogio!
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria melhor que você nem tivesse conhecido esse evangelho. se você se afastar totalmente não terá perdão e assim estareis negando o Espírito Santo, e tu bens sabe que esse pecado não tem perdão. Leia a Bílbia e o Livro de Mórmon, em especial ALMA CAP. 05 e Boa Sorte!

      Excluir
  3. ERNESTO CHE (EX PRESIDENTE DE ESTACA)

    FICO FELIZ POR VÊ-LO DE VOLTA A ESCRVER, PENSEI QUE TIVESSE VOLTADO PARA A IGREJA..RSSSSRSR
    MAS É ASSIM MESMO, NO COMEÇO É BEM DIFÍCIL POR CAUSA DE TODO ELE AFETIVO QUE NOS ENVOLVE, MAS DEPOIS DESCOBRIMOS QUE SER MORMON NÃO É SER FELIZ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver para Jesus é ser feliz, SER SUD É SER FELIZ. RSRSRSRS!

      Excluir
  4. Caro DB

    Eu sabia que seu momento de "libertação" (hehe) externa chegaria, pois internamente já o via livre dos dogmas e mentiras.

    Não é fácil, em alguns momentos, e creio que, por vezes, somos nossos piores juízes. Mas crescemos, não podemos mudar nossas escolhas passadas, mas agora podemos seguir em frente mais fortes e sem as ilusões.

    Há aqueles que ainda acreditam que viver com ilusões é melhor do que viver sem. Ledo engano, pois a ilusão sempre traz decepções, ao contrário da realidade.

    Parabéns pela sua coragem!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Parabêns DB! Eu tambem sou ex mórmon e a felicidade de sair do mormonismo supera qualquer obsatáculo e é superior a tudo o que o mormonismo possa nos passar!

    Depois que eu saí da igreja mórmon sud, foi que eu conhecí de fato quem são os mórmons, e percebí que os adeptos da igreja dos mórmons são muito falsos e arrogantes, porque depois que eu saí da igreja, muitos mórmons me trataram como indigna ou desonesta, e ficou claro que eu só tinha valor enquanto eu tava dentro da igreja mórmon, mas depois que eu saí os mórmons passaram a me tratar como alguém que não tem nenhum valor!

    Com o tempo fui analizar com mais paciência da doutrina mormonista, e vi que é uma doutrina muito falha e muitas vezes contrária ao proprio evangelho!!

    Muitos ex mórmons se tornam ateus ou atéias depois de sair do mormonismo. No meu caso, apenas voltei para a igreja que pertencia antes de entrar na mórmon! Caso queiram conhecer... veja site...>> www.igrejareinodosceus.com.br ¨ nessa igreja vivo como quero e exercito minha liberdade, sem ter ninguém me cobrando e nem oprimindo!


    Jéssica Tesdel

    ResponderExcluir
  6. Nao deixe ser enganado ou simplesmente, nao fuja achando que vai conseguir se livrar de uma verdade que você pode obtê-la.Jonas do velho testamento também tentou fujir achando que assim se esconderia de Deus ou se esconderia do que lhe foi imputado.Vejo milhões e milhões de pessoas querendo um caminho mas quando encontram fazem o possível(inventam desculpas) para não andar por ele.Sou uma prova viva do que a promessa do Livro de Mórmon pode fazer.Acho que fui privilegiado pelo testemunho ou realmente fui com real intenção.A minha vida não ficou mais fácil por isso,mas hoje sei a quem recorrer.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, Investigadora. Muito obrigado por tudo, você faz parte de tudo o que eu passei. Sei que isso pode soar meio meloso, mas é verdade. Mesmo não nos conhecendo você conseguiu me influenciar e me fazer crescer de uma maneira incrível.

    Relembro uma de minhas citações favoritas, de Oscar Wilde:

    "Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O indivíduo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo. Torna-se o eco de uma música alheia, o ator de um papel que não foi escrito para ele. "

    Um forte abraço e obrigado pelo seu trabalho, que com certeza já influenciou muitas pessoas. Isso é o que mais importa.

    ResponderExcluir
  8. Jéssica, obrigado pelo comentário. Realmente temos muito mais valor do que qualquer sistema de crenças.

    Por enquanto meu ateísmo é total, ou seja, percebo as coisas de uma maneira bem diferente. Mas agradeço sua sugestão!

    um abraço

    ResponderExcluir
  9. Anônimo troll, agradeço pela sua advertência e sei que no fundo você tem boas intenções. Desejo apenas que você continue pesquisando sobre a Igreja tanto nesse blog quanto em outros, nunca deixe que lhe digam o que deverá ou não aprender.

    Lembre-se, nas palavras de Joseph Smith: "O conhecimento salva o homem, e na palavra dos espíritos nenhum homem pode ser salvo sem conhecimento." Prossiga estudando a Igreja, principalmente sua história e líderes. Essa é minha sugestão.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Seu texto traduz tudo que sinto e tenho vivido ultimamente, principalmente quando diz que toda nossa liberdade vem à um alto custo. Tenho sido acusada de rebeldia e já fui até sabatinada pela família do meu marido que infelizmente são cegados por essa religião. Eu disse que não iria mais a igreja porque lá não sinto feliz. Sinto uma opressão tão grande que não consigo nem me imaginar lá, então meu sogro disse que eu deveria ser agir como Rute. Puxa, quando ele disse isso fiquei tão frustrada..minha nossa para ele importava mais eu ir triste, deprimida e infeliz para igreja do que abandona-la? também falei ao meu marido que n permitirei que nossa filha de 11 meses seja enganada lá. Quero que ela seja muito bem educada e para isso não pode frequentar essa igreja, pois lá com certeza , ela nunca aprenderá a questionar as coias deste mundo. Estou decidida a não voltar mais lá. Já não uso mais o tal garment e n pretendo voltar a usar. para mim está sendo mais difícil porque meu marido ainda está cego.

    ResponderExcluir
  12. É realmente difícil, especialmente quando tem a família envolvida. Talvez não haja outra maneira de conciliar os dois lados, é triste mas, infelizmente, quase sempre acontece de a família se afastar do questionador.

    Acho que uma boa maneira de ver a situação é tentar compreender que eles (os familiares) ainda estão presos no dogma e, por isso, por mais que tentemos, eles não irão compreender e nem aceitar. Continue firme, e com a certeza de que não está sozinha nessa luta, muitos de nós passamos exatamente pelas mesmas situações e hoje estamos contentes com o resultado de nossas escolhas.

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog, é sempre muito bom ler sobre as experiências de quem já conseguiu se libertar.
    Eu ainda não sei como vou fazer para deixar a igreja; moro em cidade pequena, muitos membros sabem onde eu moro e quase todos da estaca me conhecem, pois sempre acharam que eu era um "grande exemplo" para os outros jovens, imagem que eu contribuí para criar para poder me sentir aceito.
    Mas não tenho mais conseguido engolir as mentiras e manipulações dentro da igreja que a cada dia se mostram mais nítidas.
    Tenho me sentido horrível desde que comecei a cair na real e perceber que fui enganado todo esse tempo... É como ter caído em uma grande armadilha!

    ResponderExcluir
  14. Caros amigos,

    Considerando o que cada um postou aqui, cheguei a seguinte conclusão:

    Os desejos determinam nossas prioridades,
    As prioridades moldam nossas decisões e
    As decisões determinam nossas ações.

    São nossos desejos e ações que nos fazem tornar-nos alguma coisa, de bom ou ruim.

    e

    O que insistentemente desejamos no decorrer da vida é o que acabamos nos tornando.

    ResponderExcluir
  15. Todas essas críticas, e o que vocês apresentam a essas pessoas que vocês tentam abrir os olhos? qual a doutrina? o que seguir? em que, em quem eles devem ter fé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou aqui pregando nenhuma religião ou ideologia de salvação.

      Quanto a o que seguir, que doutrina, em que ter fé, etc, realmente deixo que cada um por si decida. Não possuo conhecimento divino para dizer o que cada um deve ou não fazer. E duvido muito daqueles que o afirmam possuir.

      Excluir
  16. Parabéns pelas suas palavras, eu professa outra doutrina e me casei com um mórmon. Um dia resolvi me batizar e fiquei 8 meses na igreja... desculpa, não aguentei. Eu não posso acreditar que uma doutrina que inflige culpa nos membros possa ser algo bom, comecei a me sentir oprimida, as outras mulheres começaram a "sugerir" que eu fosse mais submissa aos "portadores do sacerdócio", sem contar as fofocas, hipocrisias e panelinhas... eu sempre fui livre e voltei a ser livre, nunca precisei de igreja e de hierarquias para chegar em Deus e vou continuar assim. Quanto aos membros, o que vão pensar de mim, isso não me importa nenhum pouco. Parabéns Investigadora, hoje eu te entendo perfeitamente.

    ResponderExcluir
  17. me sinto como essa mulher que escreveu acima, estou há um passo de sair desta igreja, não aguento mais. Me sinto muito amargurada, infelizmente ainda vou por causa do meu esposo e dos meus filhos, mas a cada domingo se torna mais e mais difícil. Pena que DB não escreva mais, seria muito bom poder trocar algumas idéias e desabafos.

    um abraço a todos que se recusam serem oprimidos e escravizados por qualquer religião.

    ResponderExcluir
  18. Pois bem ,os dias são feitos um após o outro tudo o que não é bom
    deixamos no dia anterior e vamos procurar o bom a cada novo dia
    Jesus ama a todos .

    ResponderExcluir
  19. Que triste que tenha desistido de tudo... Também me sinto inclinado a questionamentos, o que é natural ao ser humano, e por isso se torna inimigo de Deus, mas quando me esforço para pensar e ponderar sobre meu aprendizado, é incrivel como tudo
    faz sentido... Não quero lhe julgar de forma nenhuma, somente
    tenho aqui o interesse de lhe mostrar a tristeza que sinto por mais
    um irmão que se perde na névoa espiritual que tem cegado
    tantos... É triste pensar que agora pelo que entendi voce espera
    seu fim sem praticamente nenhuma esperança de uma
    continuidade futura, que olha para o lado e vê que tudo que
    conquistou aqui nesta terra será em vão, sim, desde as coisas
    mais futeis como estatos sociais, até as mais importantes como
    filhos e esposa. Sabe, no momento que estou escrevendo este
    comentário a voce, estou ao lado de duas das pessoas mais
    importantes da minha vida, sim, minha querida esposa e meu
    querido primogenito, e com toda a certeza de meu coração que
    nada poderá nos separar, nem mesmo a morte. Vice pode ate
    pensar que isso é uma besteira, pois não acredita mais nisso, mas
    pense só, se a fé que hoje eu pratico e vc infelizmente não, estiver
    realmente certa como eu acredito, já parou oara imaginar o quão
    terrível será seu destino? Agora pensemos ao contrario, se eu
    "estou sendo enganado" por esta religião como você afirma, o que
    é que eu estarei perdendo por ser incentivado a ser um melhor
    cidadão, melhor pai, melhor filho, melhor amigo, etc?

    Além disso tudo, como posso negar os testemunhos que recebi até hoje? Como posso negar se ouvi a voz do proprio Deus me confirmando, como posso negar se vejo minha vida ser abençoada grandemente quando obedeço aos ensinamentos recebidos do Senhor? Tudo isso digo apenas comk testemunho a você de que sei serem essas coisas verdadeiras.
    Agora te pergunto, antes de ficar inativo, já faziam quantos meses que vc não se " alimentava " das escrituras? Quantos meses que não jejuava? Quantos meses que não passava pelo templo? Quanto tempo que não servia na igreja? Sim, pois não fazer essas coisas, e o mesmo que não fazer o basico para manter seu corpo fisico vivo, ou seja, deixar de comer, de beber, de pritege-lo do frio, etc.
    Mais uma coisa querido irmão, se realmente se trata de um golpe de Joseph, o que foi que ele ganhou
    com isso? Porque a historia conto que ele perdeu alguns filhos, liberdade e até a vida, e até onde se sabe, nunca chegou a ser milhonário... Então o que ele esperava conseguir com este tal "golpe". Alem disso, ja tive a oportunidade de ser secretario financeiro da igreja, e o que vemos, é que os irmãos, pelo menos aqui no Brasil, recevem muito mais ajuda financeira, do que pagam em dizimos e ofertas, e se é assim, que golpe seria esse? Pense nos templos, são gastos milhares de reais na construção de cada um, e para que, isso mesmo,voara ajudar os falecidos, que não oagam dizimos, nem ofertas, e nem seque oferecem apoio politico a alguem...
    Pense bem querido irmão, depois que abandonou a igreja, passou a fazer coisas que antes julgava ser errado? Coisas do tipi beber, fumar, falar palavrões, ter atividades sexuais fora dos laços matrimoniais, tomar café, se entreter com coisas futeis aos domingos, etc? Pois talvez seja o verdadeuro motivo que satanas usou para te convencer que viver o evangelho é ruim, pois ele gera"Restrições", que se realizadas trazem muito prazer.
    Estou disposto a conversar, se tiver o interesse pode contar comigo.

    Um grande abraço.

    Irmão Jefferson.

    ResponderExcluir