Poligamia sempre é assunto para discussão na Igreja. Sinto e vejo que, infelizmente, a maioria dos membros não compreende a extensão desta prática. A lista que publicarei a seguir é a lista das mulheres com quem Joseph se casou que pode ser comprovada através dos registros históricos.
A lista, na realidade, deve ser muito maior. Mas devido ao monopólio histórico da Igreja SUD em Utah, jamais saberemos o número exato. Há historiadores que dizem que o número facilmente ultrapassa 100 mulheres. Fawn Brodie, na sua clássica biografia do profeta, publicou uma lista de 48 esposas plurais.
Divulgar essa lista é o objetivo do site Remembering The Wives of Joseph Smith. Conhecer essas mulheres é a maneira de lembrar a dor e a humilhação que a poligamia causou. Para ter acesso às biografias e relatos detalhados sobre as mulheres (em inglês), clique em cima do nome delas na lista.
(Nome da Esposa, data do casamento e idade na data do casamento)
* Marido vivo na data do casamento com Joseph Smith
gostaria de conhecer mais sobre a igreja de jesus cristo dos ultimos dia . sou de farroupilha .rs
ResponderExcluirGislaine, aqui não é o melhor lugar para isso, esse camarada nem se identifica, é um anti-mórmon buscando desviar pessoas do caminho com material sem fundamentos e questionáveis. Se fosse alguém idôneo, postaria sua identidade. Ohe no site www.lds.org.br
ExcluirNao adianta mais esconder, agora a propria Igreja assumiu ;)
Excluirhttps://veja.abril.com.br/mundo/igreja-mormon-reconhece-que-seu-fundador-teve-ate-40-esposas/
Engraçado....Não consta nenhuma mulher com 65, 70 ou 80 anos.... Pq será?????????
ResponderExcluirVelha, já bastava emma smith, ele queria carne nova .
ExcluirNormalmente escutamos que Joseph e os outros líderes da Igreja apenas "ajudavam" essas mulheres, ou que apenas "cuidavam" das viúvas, e por aí vai. Mas a realidade é outra, eles se casavam e mantinham contato "físico" com elas, tal como um marido de verdade.
ResponderExcluirE é no minímo interessante notar a idade delas... Ou será que não havia viúvas e mulheres um pouco mais velhas precisando de auxílio?
abs
ah eu acho q se isso é verdade foi pq o senhor permitiu
ExcluirChego ficar horrorizada de pensar que o Senhor tenha permitido esta safadeza !
ExcluirFoi uma grande honra para estas mulheres se tornar esposa do Pres. Joseph Smith o profeta que depois de Jesus Cristo foi o maior.
ResponderExcluirLeandro,
ExcluirSaia deste mundo letárgico.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..., comparar José Smith com Jesus Cristo é simplesmente ridículo, Joseph Smith, adúltero, polígamo, pedófilo, trambiqueiro, caçador de tesouros do mundo, charlatão, enganador, anticristão,etc e tal.
Esse cometário, que foi uma honra, só pode ser brincadeira.
Excluirkkkkkkkkk tu fumou cheirou??
ExcluirNossa, foi uma honra mesmo: ser escrava sexual de uma sádico.
ResponderExcluirSó pode ser sádico mesmo. Realmente se vc for no New Family Search, que o site oficial da igreja que trás a genealogia, vc pode confirmar a veracidade das informações, consegui confirmar 9 nomes, entre elas meninas de 14,16 e 17 anos e mulheres que eram casadas qdo se casou com ele. Mas para entrar nesse site vc têm que ser membro da igreja e se cadastrar no site.
ExcluirVERGONHA ABSOLUTA!!
A informações no site, as quais se refere, são inclusões de uma pessoa que contribuiu informalmente em um ambiente a parte para pesquisas, tal genealogia não está no sistema oficial. Qualquer membro pode contribuir nesse contexto, mas não quer dizer que condiz com o que realmente aconteceu
ExcluirEu acredito que esse vagabundo do Joseph Smith tenha até mesmo sido pior do que foi relatado. É muito comum um religioso de destaque estar envolvido em vários tipos de ilicitudes, como tráfico de drogas, de armas, pedofilia, cheques sem fundo e etc... Toda religião é um mecanismo de idiotização em massa, criada pela elite global para facilitar a implantação da Nova Ordem Mundial.
ResponderExcluirFui membro da Igreja até me aprofundar nos estudos de sua estrutura inicial e resolvi sair por não aceitar coisas como a que foi acima relatada. Outro fato que deveriam pesquisar é o Massacre de Mountain Meadows foi um massacre em massa em Mountain Meadows, território do Utah, por um grupo mórmon e nativos indígenas da tribo dos paiutes em 11 de setembro de 1857. O incidente iniciou em um ataque, e rapidamente se transformou em um cerco, e culminou no assassinato de emigrantes, que foi sob a tutela de Brigahan Young. A liderança procurou esconder esta página negra. Já que os criminosos eram membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja fez grandes esforços para curar as feridas causadas pelo massacre. Em 1999, o então Presidente Gordon B. Hinckley uniu-se aos descendentes das vítimas para dedicar um monumento no local.
ResponderExcluirÉ natural que alguns membros da igreja se sintam chocados e até tristes com tais informações,mas infelizmente essas informações não são mentirosas e nem coisas de um "anti-mórmon".Os membros que se frustam ou que se enfurecem quando essas coisas sobre seus líderes são mostradas,o fazem apenas por não conhecerem a história da igreja (conhecem muito superficialmente e apenas o que Salt Lake quer que eles saibam, não buscam conhecimento fora do que o site oficial da igreja mostra porquê têm medo por acharem que é "tudo coisa de apóstatas". Alguns até sabem que essas informações são verdadeiras,mas defendem o "profeta" à qualquer custo.todas essas esposas de Joseph Smith aí são apenas as que temos alguma informação sobre elas(provavelmente existiram outras) e pelo que consta Brigham Young teve mais esposas do que Joseph.
ResponderExcluir