Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


domingo, 26 de dezembro de 2010

A Cerimônia Iniciatória

Fonte: Investigações sobre a Igreja Mórmon (SUD)

Investidura (Endowment)
A cerimónia de investidura, ao contrário do batismo, leva várias horas para ser concluída. Somente mórmons adultos estão autorizados a participar.

A cerimónia de investidura é uma espécie de rito de iniciação, com dramatização, instrução, senhas, juramentos, e exames. É constituída por duas partes: uma preliminar, a cerimônia de "lavagem e unção" e a segunda, a investidura propriamente dita.

A primeira vez que um mórmon passa pela cerimônia de investidura, é em seu próprio benefício, e ele participa de ambas as partes. 

Ao ser investido pelos mortos, em uma ocasião diferente da que realizou a cerimônia para si, é habitual que uma pessoa aja como representante  do falecido na lavagem e unção, mas uma outra pessoa, mesmo em um dia diferente, poderá fazer o restante da cerimónia por aquele morto. 

Além disso, a única diferença real entrea cerimónia para os vivos e a para os mortos é a inserção da frase "para e em nome do NN, que está morto" no momento adequado.

Brigham Young, na ocasião do lançamento da pedra fundamental do templo de Salt Lake, descreveu a importância da investidura como a chave para a entrada no mais alto grau de glória:

"Seu ‘endowment’ é para receber todas as ordenanças da Casa do Senhor que são necessárias para que, depois de ter deixado esta vida, você possa caminhar de volta à presença do Pai, passando pelos anjos que ficam como sentinelas, e estando aptos a dar-lhes as palavras-chave, os sinais e símbolos, pertencentes ao Santo Sacerdócio, e ganhar a sua exaltação eterna". [1]


HISTÓRICO

No início de outubro de 1835, Joseph Smith ensinou aos seus apóstolos sobre a aguardada ‘Investidura (Endowment)’, que lhes garantiria o ‘poder das alturas’ [4]

Atualmente, os mórmons falam em ‘endowments’ ao referirem-se à ordenança de ‘endowment’ realizada nos templos. 

Entretanto, parece que durante o início da igreja, os membros consideraram ter recebido seus ‘endowments’ durante a dedicação do templo de Kirtland. Este endowments eram as bençãos espirituais de Deus, manifestadas através de visões, profecias, falar em línguas e sentir o Espírito Santo. 

Todos estes dons espirituais ocorreram após ordenanças especiais associadas à dedicação do templo: lavagem, unção, bênçãos, partilhamento do sacramento, ‘selamento’ (um conjunto de cerimônias envolvendo gritos de Hosana), lavagem dos pés, entre outros. Mas nada parecido do que hoje é denominado de ‘endowment’ [5]

Este ritual ‘pré-endowment’ do templo de Kirtland era muito simples, semelhante às lavagens e unções descritas no Velho e Novo Testamento [6]

A primeira parte deste ritual foi feita em 21 de janeiro de 1836, quando a primeira presidência “realizamos a ordenança de lavar nossos corpos em água pura. Nós também perfumamos nossos corpos e cabeças, em nome do Senhor.”

Após abençoar e consagrar óleo para esta cerimônia, a presidência colocou a mão sobre a cabeça, a partir do mais velho até o mais novo, abençoando e ungindo cada um. 

Após vários dias ungindo outros sacerdotes da igreja, em 6 de fevereiro de 1836, Joseph Smith uniu todos os iniciados para receberem o selamento de suas bênçãos. Este selamento foi realizado por Sidney Rigdon, após o qual os participantes “gritaram  em um tom uníssono uma Hosana solene ao Senhor e ao Cordeiro, com Amém, Amém e Amém”

Cerca de um mês e meio após a dedicação do templo, Joseph ordenou que fosse introduzida a lavagem dos pés; dois dias depois, a presidência lavou os rostos e os pés, e então lavaram os pés dos demais. 

Em seguida, todos “partilharam o pão e o vinho”. Finalmente, após administrar estas ordenanças em cerca de 300 homens da igreja, Joseph Smith declarou que “havia agora completado a organização da igreja e todos haviam passado por todas as cerimônias necessárias”. [7]

Interessante que, cinco anos após estes rituais, já em Nauvoo, em janeiro de 1841, uma nova revelação ordenava que os Santos realizassem unções, lavagens, batismos pelos mortos e assembléias solenes [8]

Joseph “instruiu-os sobre o princípio e a ordem do Sacerdócio, realizando as lavagens, unções, endowments e a comunicação das chaves pertencentes ao Sacerdócio Aarônico, e também na ordem maior do Sacerdócio de Melquisedeque, ordens pertencentes aos dias do passado... neste conselho, foi instituida a antiga ordem das coisas pela primeira vez nestes últimos dias”. [9]


Como estas cerimônias se originaram?

Para os mórmons que acreditam que o Sacerdócio Aarônico foi restaurado por João Batista e que o Sacerdócio de Melquisedeque foi restaurado por Pedro, Tiago e João, não havia dúvidas que a inspiração havia dirigido Joseph Smith.

Porém, em nenhum lugar Joseph deixou registrado como o endowment deveria ser! Há apenas uma citação dele, dizendo:

“Todas essas coisas referentes à este conselho [endowment] são sempre governadas pelo princípio da revelação” [10]

O que chama a atenção é que há um espaço no diário de Joseph Smith entre outubro de 1839 e dezembro de 1842. Para uma ordenança tão importante e essencial, é curioso que não haja nenhum documento, anotação ou referência que descreva a revelação à Joseph ou aos seus associados*.

Devemos lembrar que as cerimônias dos templos, como Talmage explica, possuem o plano de salvação do homem – a criação, queda e o sacrifício expiatório de Cristo. Com a culminação dos ensinamentos de Smith que o homem não era apenas filho de Deus, mas que poderia tornar-se um Deus, o templo atualmente oferece rituais sagrados para que esse objetivo possa ser alcançado.

(*A falta de referências sobre o endowment mostra como o livro History of the Church foi compilado. De acordo com Dean C. Jessee, Joseph escreveu muito pouco em seu diário e sobre sua história. De fato, quando ele morreu, sua história estava completa apenas até 1838. Onze homens escreveram sua história, usando mais de 20 fontes manuscritas diferentes. O principal contribuidos, George A. Smith, lembra-se de “um imenso trabalho, que requisitou os mais profundos pensamentos e as melhores aplicações, pois haviam apenas duas ou três palavras em algumas sentenças.”) [11]

Vários SUDs apontam para rituais antigos e similares aos hoje realizados nos templos, sugerindo que estas cerimônias seriam apenas vestígios distorcidos pelo tempo e pelas mudanças culturais das ordenanças originais explicadas à Adão e Eva. 

Exemplos destes rituais sagrados são os cultos misteriosos do velho mundo, particularmente em Nag Hammadi, Qumran e Grécia, que possuem uma purificação preparatória através do banho ritual, instruções especiais de conhecimentos secretos, narração ou representação dramática de uma história sagrada, e coroação dos iniciados como membros da sociedade secreta coom promessa de vida imortal após a morte.

Porém, sabendo do profundo envolvimento de Joseph Smith e dos primeiros SUDs com a maçonaria, muitas questões surgem.

Embora introduzido por Joseph Smith Jr., fundador da religião, muitos ramos seguidores de Smith (como a Comunidade de Cristo) não acreditam na ordenança de lavagem e unção como parte essencial da religião, e deixaram de praticá-las.

Outros, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fizeram várias alterações nos rituais templários. Por exemplo, até 1912, no templo de Salt Lake, Utah, havia um total de dez grandes banheiras (figura de uma ao lado), que eram usadas para banharem os iniciados. Mudanças posteriores eliminaram a lavagem nessas banheiras e, portanto, a nudez total.

Em 18 de janeiro de 2005, a Igreja SUD mudou o ritual de lavagem e unção para eliminar o toque em partes desnudas do corpo pelo oficiante. Assim, o garment é colocado ANTES da lavagem, que passou a ser mais simbólica, deixando o corpo do candidato menos exposto. [2].




A CERIMÔNIA INICIATÓRIA
LAVAGEM E UNÇÃO APÓS 2005

Na igreja SUD, a lavagem e unção (também chamada de iniciatória) é uma ordenança praticada nos templos como um ritual de purificação pela água e uma unção com óleo, que preparam o participante para tornar-se "rei e sacerdote" ou "rainha e sacerdotisa" na vida após a morte.

Homens e mulheres se submetem à esta parte da investidura em locais separados, mas idênticos. Oficiantes Masculinos realizam o ritual para os homens, e oficiantes do sexo feminino para as mulheres. A cerimônia é a mesma para os membros de ambos os sexos, com exceção da ordenação sacerdotal, pois as mulheres não podem possuir o sacerdócio.

Cada participante vai para um vestiário, despe-se completamente e coloca, pela primeira vez, uma roupa especial chamada “garment”. Esta é uma roupa branca lisa, com pequenas marcas simbólicas bordadas no joelho direito, no umbigo e em cada mamilo. Sobre o garment, é colocado um tipo de poncho branco, aberto em ambos os lados.

O participante, então, dirige-se ao local apropriado, onde os oficiantes do templo estão esperando-o.

Os homens são primeiro ordenados ao sacerdócio mórmon. A ordenança é realizada por oficiantes, que com suas mãos sobre a cabeça do participante, pronunciam uma oração padronizada.

A lavagem e unção ocorrem em duas etapas. Na primeira, o oficiante, com a mão umidecida com água, toca a testa do participante, e declara que a lavagem é para preparar o candidato para “receber sua unção”. O oficiante recita, então, as partes do corpo que estão sendo simbolicamente lavadas. [2]

“Eu lavo sua cabeça, que o seu cérebro e seu intelecto para ser claro e ativo;


seus ouvidos, para que você possa ouvir a palavra do Senhor;
seus olhos, para que você pode ver claramente e distinguir entre a verdade e o erro;
seu nariz, para que você possa sentir cheiros;
seus lábios, para que você nunca fale dolo;
seu pescoço, que pode manter alta a sua cabeça corretamente;

seus ombros, para que possam suportar os encargos que devem ser colocadas sobre os mesmos;


suas costas, para que possa haver medula nos seus ossos e na sua espinha;
seu peito, para que possa ser o receptáculo de princípios puros e virtuosos;
suas entranhas e intestinos, para que possam ser saudáveis e desempenharem as suas funções corretamente;
seus braços e mãos, para que possam ser fortes e empunhar a espada da justiça em defesa da verdade e da virtude;
seus quadris, para que você possa ser frutífero, e multiplicar e encher a terra,que você possa ter alegria em sua posteridade;
suas pernas e pés, que você possa correr e não se cansar, e andar e não se fatigar.

Um segundo oficiante entra, ambos colocam as mãos sobre a cabeça do iniciado e o segundo oficiante sela a lavagem com uma oração:

“Irmã(o) _________, tendo autoridade, nós colocamos nossas mãos sobre sua cabeça [para e em nome de _________, que está morto], e selamos sobre você esta lavagem, que você possa tornar-se limpo do sangue e dos pecados desta geração, através de sua fidelidade, em  nome de Jesus Cristo. Amém.

Na segunda etapa, o oficiante coloca sobre a testa da pessoa um óleo ‘consagrado’, e afirma:

“Irmã(o) _________, tendo autoridade, eu verto esse óleo santificado de unção sobre a sua cabeça [para e em nome de _________, que está morto], e o unjo o preparo para se tornar um rei e um sacerdote de Deus Altíssimo, para reinar sobre a casa de Israel para todo o sempre.”

Em seguida, proclama:
“Eu unjo sua cabeça, que o seu cérebro e seu intelecto para ser claro e ativo;
seus ouvidos, para que você possa ouvir a palavra do Senhor;
seus olhos, para que você pode ver claramente e distinguir entre a verdade e o erro;
seu nariz, para que você possa sentir cheiros;
seus lábios, para que você nunca fale dolo;
seu pescoço, que pode manter alta a sua cabeça corretamente;
seus ombros, para que possam suportar os encargos que devem ser colocadas sobre os mesmos;
suas costas, para que possa haver medula nos seus ossos e na sua espinha;
seu peito, para que possa ser o receptáculo de princípios puros e virtuosos;
suas entranhas e intestinos, para que possam ser saudáveis e desempenharem as suas funções corretamente;
seus braços e mãos, para que possam ser fortes e empunhar a espada da justiça em defesa da verdade e da virtude;
seus quadris, para que você possa ser frutífero, e multiplicar e encher a terra,que você possa ter alegria em sua posteridade;
suas pernas e pés, que você possa correr e não se cansar, e andar e não se fatigar.

Um segundo oficiante entra, ambos colocam as mãos sobre a cabeça do iniciado e o segundo oficiante sela a unção com uma oração:

“Irmã(o) _________, tendo autoridade, nós colocamos nossas mãos sobre sua cabeça [para e em nome de _________, que está morto] e confirmamos sobre você esta unção, que você seja ungido no templo do nosso Deus como preparação para se tornar um rei e um sacerdote do Deus Altíssimo, para governar e reinar sobre a casa de Israel para sempre, e selamos sobre você todas as bênçãos aqui, sobre ti, através de sua fidelidade, em nome de Jesus Cristo. Amém.”

Há uma diferença na lavagem e unção realizados entre os homens e mulheres. 

Após as duas etapas da cerimônia, o oficiante coloca suas mãos sobre a cabeça do homem e "sela" a lavagem e a unção e indica que "a pessoa pode tornar-se limpo do sangue e dos pecados desta geração, através de sua fidelidade." [2 ] 

No entanto, as mulheres não passam por esta segunda etapa. Ao contrário, durante a lavagem e unção das mulheres, é informado pela oficiante que "os teus pecados estão perdoados e você está totalmente limpa" [3].

Em seguida, a pessoa recebe um "novo nome", que será utilizado como uma senha necessária para a entrada no Reino Celestial. 

Esta ‘senha’ geralmente é um nome comum de algum personagem da Bíblia ou o Livro de Mórmon. Porém, poucos mórmons sabem que no mesmo dia, todos os iniciados do mesmo sexo recebem exatamente o mesmo nome. Assim, caso ele se esqueça o seu novo nome, basta informar no interior do templo a data de sua ordenança, e este será facilmente recuperado.

Se a iniciatória é feita em favor próprio, a seguinte oração é feita:

“Com este garment, eu dou-lhe um novo nome, que você deve sempre se lembrar e que deve manter sagrado e nunca o revelar, exceto em um determinado local que será mostrado a seguir.
O nome é _________.”

No caso de uma pessoa que recebe o endowment em nome do morto, a pessoa é apresentada à uma oficiante, que pronuncia as seguintes palavras:

“Irmã (o)_________, tendo autoridade, dou-lhe um novo nome e em nome de _________, que está morto, o que você deve sempre lembrar e que você deve manter sagrado e nunca revelar, exceto em um determinado local que será mostrado a seguir.
O nome é _________.”

Estas ordenanças são assim realizadas desde a última alteração, em 2005. Antes, o candidato ficava nu sob o poncho e tinha as partes de seu corpo tocadas diretamente pelo oficiante, o que causava um óbvio e crescente constrangimento - veja as fotos acima.

Observações - as fotos são encenações do que acontecia dentro dos templos SUD, e encontra-se no filme "The God Makers".


Como já ressaltado, hoje os candidatos já vão vestidos com o garment e com o poncho sobre este, e as diversas partes de seus corpos não são mais tocados como aparecem nas fotos.




_______________
Notas

1 - Journal of Discourses, vol. 2, p.315, 6 de abril de 1853
4 - History of the Church, 2:287.
5 - History of the Church, 2:380-383, 386-388, 392, 427-428, 430-433.
6 - Lev 8; Marcos 6:13; Lucas 4:18; 7:38,44; João 13-1-16; I Tim 5:10; Tiago 5:14.
7 - History of the Church 2:410-433.
8 - DeC124:39.
9 - History of the Church 5:1-2.
10 - History of the Church 5:2
11 - Smith para Wilford Woodruff, 21 de abril de 1856, citado em Jessee, 1971, p.472.

Veja também os sites: 
1 -  http://content.lib.utah.edu/cdm4/document.php?CISOROOT=/dialogue&CISOPTR=20301&CISOSHOW=20139
2 - http://www.ldsendowment.org/initiatory.html

21 comentários:

  1. (*A falta de referências sobre o endowment mostra como o livro History of the Church foi compilado. De acordo com Dean C. Jessee, Joseph escreveu muito pouco em seu diário e sobre sua história. De fato, quando ele morreu, sua história estava completa apenas até 1838. Onze homens escreveram sua história, usando mais de 20 fontes manuscritas diferentes. O principal contribuidos, George A. Smith, lembra-se de “um imenso trabalho, que requisitou os mais profundos pensamentos e as melhores aplicações, pois haviam apenas duas ou três palavras em algumas sentenças.”)

    Por favor não estou querendo comparar, mas você já leu o evangelho segundo Jesus Cristo?

    E você mesmo já escreveu a história da sua vida? Se ainda não escreva você vai gostar.

    Ah sua vida é esse blog...hummmmm entendi...

    ResponderExcluir
  2. Gente, como que alguem perde tanto tempo de sua vida, "buscando" mostrar as pessoas o que ele diz ser verdade, voce no minimo e ridiculo! Voce nao tem nada para fazer nao, ou esta como eu perdendo meu precioso tempo, a ler essa bobagem toda. Se liga, acorda,voce nao ganha nada com isso. Se e verdade ou nao, deixe que cada um descubra por si mesmo. Muito me admire de voce ser "ativo" na igreja, so se for para buscar os defeitos dos outros. Vai procura o que fazer querido, tenho certeza que voce deve ter amigos que precisam do seu auxilio para algo util, va ler outros livos tambem, que vida inutil voce tem.

    ResponderExcluir
  3. Querida Lu,

    Não creio estar desperdiçando meu tempo, na realidade acho um trabalho recompensador escrever no blog, a quantidade de pessoas que se beneficiam dele é enorme.

    Você mesma está se beneficiando dele, mesmo negando e praguejando, soltando insultos e conselhos descabidos, uma coisa até comum quando alguém nos diz algo inconveniente, algo difícil de aceitar, ou que abale nossas crenças.

    Eu deixo que cada um descubra por si mesmo, não obrigo ninguém a visitar o blog, e já no topo da página explico o conteúdo que se encontrará aqui. Esse é um blog para pessoas que estão questionando e passando por dificuldades nessa empreitada. O blog para os iludidos tem outro endereço.

    ABS

    ResponderExcluir
  4. Com certeza a pessoa que criou este blog não faz mais parte da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Pois quem fez este blog é digno de já estar excomungado.

    Outra ponto importante é que muita coisa já mudou, o que vc está apresentando por fotos aqui já mudou muito. Vc não pode entrar lá pra ver, pois está excomungado, ainda bem!

    ResponderExcluir
  5. Se você tivesse lido o post, ao invés de apenas fazer conjecturas sobre a minha pessoa, teria visto que está escrito que a cerimônia foi modificada e que as fotos representam como ela era feita antigamente. Mais atenção da próxima vez.

    E, sinceramente, não entendi a sua lógica pra dizer que eu estou excomungado. Na realidade eu acho a excomunhão em geral algo muito anticristão. Não imagino Cristo dizendo para alguém algo como "saia de perto de mim, você é um pecador, fora da minha Igreja".

    ResponderExcluir
  6. nada e secreto. tudo e sagrado.....sou sud com muito orgulho!! e espero que vc criador do blog pague muito caro por falar do que na realidade vc nada fez so teve (CURIOSIDADE DE UM BABACA SEM TER O QUE FAZER)

    ResponderExcluir
  7. Aconselho-te a ler atentamente o conselho que Gamaliel, deu aos seus colegas fariseus. Atos 5: 34-39. Oro ao Senhor, para que tu possas buscar realmente a Deus e um dia encontrar paz para tua alma, pois duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Leia o capitulo 9 de Atos. Saiba que não podes mentir para Deus, nem para você mesmo, na verdade o orgulho destrói nossa alma e nos deixa cegos, não queremos ver, muitas vezes queremos encobrir nossos pecados e nossos erros tentando achar falta nos outros, até que um dia nos acharemos perfeitos e buscaremos faltas até mesmo em Deus. Liberte-se deste sentimento e busque a Deus de todo o teu coração, apegue-se a Jesus Cristo, Leia: Mateus 11:29-30. Aprenda com o Salvador Jesus Cristo, Busque-o enquanto ainda há tempo. Um abraço e saiba que o Senhor te ama. Abra o seu coração para Jesus Cristo, ore a Deus com toda humildade e peça a sua ajuda para você encontrar paz em sua vida.

    ResponderExcluir
  8. Liberte-se você da lavagem cerebral. Continue vindo ao blog e aprendendo sobre a Igreja. Algum dia talvez você acorde desse sono.

    ResponderExcluir
  9. http://www.4shared.com/audio/OwJztp8P/Audio_-_Brazilian_Mormon_Templ.html

    favor postar novamente esse audio pis o link espirou

    obrigado

    ResponderExcluir
  10. EU TENHO A VERSÃO ATUALIZADA DAS INCIATÓRIAS E GOSTARIA DE PARTILHAR PARA QUE FOSSE POSTADA NO SITE PARA QUE TODOS SAIBAM DE MAIS UMA MUDANÇA COMO FAÇO PARA LHE ENVIAR?

    ResponderExcluir
  11. tenho a versão mais atual da cerimonia do veu tambem, não precisa ser um email pessoal somente um para o qual eu possa enviar os dados para que seja atualizado no seu site

    ResponderExcluir
  12. Tem o áudio, isso? Pode enviar para o email que aparece na descrição do blog ali em cima.

    ResponderExcluir
  13. não, tenho o documento interno com as palavras exatas da iniciatória e na parte que fala sobre roupas do templo eu deixei a nova frase do 2 toque do sacerdócio de melquesedeque, estou entrando todo dia mas acho que ainda não postaram.vou lhe enviar uma cópia escaneada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso. Envie uma cópia ou mesmo uma mensagem de email com a transcrição para "averdadesud@hotmail.com".

      abs

      Excluir
    2. Se vocês decidiram se afastar da Igreja, por que precisam expor nossos convênios? Nós os consideramos sagrados. E vocês um dia também. Por que precisam jogar ao vento desta maneira???

      Excluir
    3. Não consideraria jogar ao vento. Quem procura um blog de estudos e questionamento aos ensinamentos SUD certamente deverá encontrar qualquer informação. Não "jogo" a informação, na realidade ela ainda está bem restrita a um grupo limitado.

      Excluir
  14. Oi!
    Eu gostaria de saber por que vocês ficam expondo nossas crenças desta maneira... Nós consideramos nossos convênios sagrados. E você certamente um dia também. Se você não quis mais seguir os ensinamentos da Igreja, por que jogar ao ventos desta maneira, o que damos tanta importância?
    Só quero compreender!
    Não quero te agredir nem nada...
    Você teve alguma descepção, ou algo do tipo?
    Atenciosamente, Anne.

    ResponderExcluir
  15. Sou um estudioso... talvez como você... Talvez com a diferença de eu ser um "Ex Mormon..." Gostei muito das explanações apresentadas.
    Bem minha visão (sou ex Sumo-Sacerdote), NÃO SOU ANTI-MORMON, ao contrário, desejo UM DIA RETORNAR! Quanto ao comentário acima... São verdades sagradas sim... eu concordo, porém, Com tantas defamações, tantas inverdades SENDO DITAS POR AÍ... É preciso que alguém COLOQUE AS COISAS DE FORMA HONESTA COMO É DE FATO.
    Abraço. Lucio Farias

    ResponderExcluir
  16. triste ver como as pessoas podem ser tão ignorantes e acreditarem em escrituras tão fantasiosas e preconceituosas.
    E o pior, conheço gente que nos bastidores, faz tudo ao contrário dos ensinamentos que consideram certo, quanta hipocrisia.

    ResponderExcluir
  17. sabe qual é o pior de tudo isso???e ver uma coisa que tu sempre jurou ser verdade cheia de falhas...de homens...hj eu não acredito mais nessa história que "tudo irá ser revelado depois" ou "vamos perguntar para o Senhor as nossas duvidas no ultimo dia"....o e problema da igreja é que sempre existiu membros ignorantes e ai paro pra pensar por mais que temos o livre arbítrio ainda sim somos marionetes...ultimamente descobri que as mulheres no templo tem o sacerdócio...mas pera ai ...o sacerdócio não é exclusivamente pelos homens(elas tem poder e tal bla bla bla) vocês sabem do que falo...foi dito isso da boca de um 70 ,numa conferencia de zona,a qual so vi um líder se vangloriando da sua vida e dos seus bens matérias, como eu to confuso, mas obrigado pelo esclarecimentos desse blog,sobre as serimonias...elas mudão e irão mudar sempre porque existem muitos que foram excomungados e levam a publico tudo isso, mas desde já agradeço novamente aos esclarecimentos, sou membro, missionário retornado vi muita besteira e coisas que não condiz com o que Jesus faria ,mas quero abrir meus olhos e se o conhecimento é o que levamos daqui dessa vida hoje tive mais ...é quem não busca permanece em ignorância a sua fé...

    ResponderExcluir