Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Problema Com Seu Problema

 
 
Durante muito, muito tempo tenho sido questionado sobre a utilidade de meu "trabalho" aqui no blog. Não gosto nem um pouco do tom em que tais comentários ou "admoestações"  vêm. Primeiro, não penso que seja da conta de qualquer pessoa o que quer que eu faça de meu tempo livre, e o que quer que eu faça com o conhecimento que adquiri ao longo de muitos anos. Segundo, sou inclinado a pensar que por mais sincera que a pessoa esteja sendo ou mais preocupada que ela pareça estar, na realidade tudo o que ela quer é apenas calar a voz da opinião contrária.

Tudo isso me leva a crer que não é zelo algum o que certos "irmãos" têm por minha alma imortal quando me acusam de estar fazendo o trabalho do inimigo - é, sim, meramente a inclinação já aprendida desde muito cedo no meio SUD de sufocar e suprimir qualquer coisa que possa de alguma maneira ferir a imagem impecável da Igreja. Nada mais que isso.

A ideia de que alguém, onde quer que esteja, possa estar lendo o que escrevo ou o que traduzo já me é suficiente. Não quero fama, não quero meu nome estampado no hall de ex-mórmons famosos no orkut ou algo do tipo. Os poucos relatos de pessoas como eu, que descobriram algo que não esperavam e estão chocadas com as verdades aprendidas já basta para que eu repense milhões de vezes o que estou fazendo, o que fiz, e o futuro das coisas que ainda virei a fazer. Quanto mais eu penso nas consequências dos meus atos, mais esperançoso me torno.


A cada comentário de agradecimento, mais força ganho. Quanto aos comentários ruins ou depreciativos, tento pensar tal qual Christopher Hitchens:


Christopher Hitchens (1949-2011)

"De certo modo, tenho pena dos racistas e dos fanáticos religiosos, porque eles perderam de tal forma a noção de serem humanos, que merecem uma espécie de compaixão. Mas então endureço o coração e decido odiá-los ainda mais por causa do sofrimento que eles infligem e por causa das desculpas desprezíveis que apresentam para fazê-lo."



Tento, mas muitas vezes não consigo simplesmente odiar e esquecer o resto. Compreendo a maneira como pensam porque já pensei assim. Um pouco de ódio, entretanto, pode funcionar como uma pitada de tempero num prato conhecido, dando um novo sabor e revitalizando o que antes já era por demais monótono. Muitos fanáticos messiânicos ensandecidos que praguejam aos quatro ventos não merecem nada além de um pouco de ódio de minha parte, já que amor, pelo jeito, não irá funcionar (e nem eu desejaria que funcionasse).


Não consigo deixar de pensar no que Marx escreveu em sua Contribuição para a crítica da filosofia do direito de Hegel, que resume de maneira magistral todo o meu sentimento com a crítica ao mormonismo:

"A abolição da religião como felicidade ilusória dos homens é uma exigência de sua felicidade real. O chamado a que abandonem as ilusões a respeito de sua condição é o chamado para abandonarem uma condição que precisa de ilusões. A crítica da religião é, portanto, o embrião da crítica do vale de lágrimas de que a religião é a auréola."


Mesmo que as pessoas estejam contentes com as suas situações, meu dever é intervir de alguma forma no que puder, e a forma que encontrei é a crítica. Marx continua:

"A crítica arrancou das correntes as flores imaginárias, não para que o homem suporte as correntes sem nenhuma fantasia ou consolo, mas para que se livre das correntes e colha a flor viva."

Não desejo nada menos do que isso, colher a "flor viva" a qual Marx se refere. Gostaria de poder garantir muito mais, entretanto meu único modo de combate é este pequeno espaço na rede, talvez até já um pouco saturada de blogs anti-SUD.


"Como você ousa intervir?!"

"Como você pode ter certeza que está ajudando alguém ao destruir seus sonhos?!"

"Você tem certeza de que sabe o que é o melhor?!"


Acredite, essas são as vozes da minha consciência, e não os argumentos desesperados de algum apologista. Minha decisão, todavia, já foi tomada. São respostas a tais perguntas que tentarei encontrar todos os dias. E não iria querer que fosse de outra forma.

13 comentários:

  1. DB

    Não se deixe abalar por essas vozes de revolta. Sempre haverá um ou outro - ou vários ao mesmo tempo - que perguntarão por que você nào usa seu tempo em coisas "uteis". Leio isso o tempo todo em meu blog.

    Eles mal sabem como essas informações são úteis, mas como não são capazes de entendê-las, tratam-nas como inutilidades. Seria como mostrar um chip à eles antes de mostrar um computador. Eles não tem a capacidade de percepção de todo o potencial humano alcançado quando livre das amarras do medo, de ser subjugado, de ter a vida ditada por outros. Eles nào sabem ser livres.

    Alguns poucos estarão prontos para ler o que expomos. E é para esses que nossos blogs são direcionados. Só para esses.

    Abs

    Investigadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigadora,

      Fico muito feliz em poder contar com o teu suporte. Sempre penso quando escrevo ou quando paro para refletir no quanto nós podemos estar ajudando. E nem sempre teremos consciência de todo o alcance que nossos blogs podem ter.

      Quanto aos admoestadores do "melhor" uso de nosso tempo, apenas vejo que não compreendem o quadro geral. É como você disse, eles não tem a percepção do potencial de liberdade de cada um. E ainda por cima acham que o seu tempo é bem empregado na Igreja ou em atividades que tenham como foco o deus mórmon e sua própria deificação.

      Os blogs são apenas uma das muitas maneiras pelas quais algumas pessoas podem vir a encontrar subsídios e argumentos para se revoltar contra a ditadura da deidade e do próprio sistema SUD. Mas como você disse: somente alguém que já tenha algo a mais estará pronto. Eu não penso que isso possa ser adquirido aqui ou em qualquer outro blog, vai de cada pessoa, é algo extremamente individual. Claro que não digo que seja inato, alguma característica crítica e contestadora a priori. Penso que seja uma tendência que se desenvolve naqueles que buscam algo além, e naqueles que não se cansam e não se sujeitam a apenas ver, ouvir, e crer no que lhes é estritamente ensinado no meio SUD.

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Olá meu caro tudo bem? assim espero, bem quanto á criticas isso é "normal" sempre venho aqui lê um pouco, e falando de critcas já ouviu falar em desvio de padrão? veja assim todas pessoas que tem á tendência, de seguir uma linha reta Vai com certeza dá de cara com os infortúnios da vida, ai vai ser bem trágico, é pra isso que serve o desvio de padrão sair da linha e cometer enganos e corrigi-los e vai estar se desviando de colidir com o trem da linha padrão. esses momentos que usa em pról de ajudar o raciocinio de outros é louvavél.
    é isso amigo vamos continuar! até mais

    ResponderExcluir
  3. "O temor à sociedade, que é a base da moral, e o temor a Deus, que é o segredo da religião, são as duas coisas que nos governam." É assim que termina uma de suas citações favoritas sabia? Me lembrei quanto li nos comentários, já que já li o livro "O Retrato de Dorian Gray" do Oscar Wilde.

    Eu conheci uma moça Mórmon que é simplesmente incrível, e por isso comecei a pesquisar sobre os SUD (sabia muito pouco antes), desde então tenho pensado a respeito de suas ultimas perguntas (as vozes da sua consciência), porém com o brinde de Saint-Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

    A minha maneira eu faço a mesma coisa que vocês (me refiro também a pessoas como a Investigadora), só que dentro do contexto cultural e religioso que nasci e, bom, ao menos os Mórmons nunca queimaram ninguém né?

    O que quero dizer é que o trabalho de vocês é louvável, e abrangente, aprendi muito lendo os artigos, e também que considero a responsabilidade muito grande, em se tratando de um contexto que não vivi. Digo isso por conta da família na moça que conheci, que parece ser muito feliz, e ela inclusive.

    Claro que não gostei da ideia de uma moça Mórmon ser "livre", só que ao mesmo tempo, como é mesmo que ela é exaltada? Que moça abriria mão de um selamento no templo? Conheci um dogma novo, quase perfeito já que é um só que não parece um.

    De todo modo, o amor não é egoísta e não busca os seus interesses. Decidi que vou ser amigo dessa menina. Não consigo compreender porque as coisas são como são, mas é assim que elas são! Paciência.

    Por fim, indico também um documentário/entrevista chamado "O Poder do Mito". Talvez dê um pouco de trabalho o download, porém caso use torrent (http://thepiratebay.se/torrent/7397175/Joseph_Campbell_O_Poder_do_Mito_-_Legendado_PTBR_-_lhdchenrique2). Espero que goste do documentário, e boa sorte pra gente. Até!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela recomendação. Tentarei ver, sim. Me parece bem interessante.

      abs

      Excluir
  4. Você escreveu: "Os poucos relatos de pessoas como eu, que descobriram algo que não esperavam e estão chocadas com as verdades aprendidas já basta para que eu repense milhões de vezes o que estou fazendo, o que fiz, e o futuro das coisas que ainda virei a fazer. Quanto mais eu penso nas consequências dos meus atos, mais esperançoso me torno."

    Irmão e amigo peço a autorização de fazer minhas suas palavras, você resumiu em um parágrafo aquilo que eu pensei e senti quando aceitei me batizar nessa igreja e hoje já não faço mais parte dela e está bem difícil aguentas as fofocas, as pressões, as "orações" para que eu volte pois estou sendo atacada pelo inimigo.. foi exatamente isso que passei, me "venderam" uma igreja que na vida real eu não encontrei! Parabéns pelo seu trabalho, continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico bem feliz que o material aqui vinculado seja de alguma ajuda!

      abraço

      Excluir
  5. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir, seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

    ResponderExcluir
  6. Talvez você já tenha ouvido falar de Amoramon (o nome é Francisco, mas ele gostava de ser chamado assim), eis a seguir lhe ofereço algumas palavras deste sábio homem:

    "Há um movimento presentemente na Igreja, entre os pesquisadores da História, que acabam por balançar a fé dos mais fracos, e age exatamente ao contrário do que fomos insruídos a fazer "Aquele que é forte (em Espírito) fortaleça seu próximo, para que ele também se torne forte (em Espírito)"Não nos foi ensinado que - Aquele que é forte em História, fortaleça seu próximo em História, para que ele também se torne forte!

    Para minha observação, aqueles que se tornam fortes em abrangências históticas, acabam por se tornar fracos em testemunho do Espírito. Porque uma manifestação é perfeita,
    pura e única para cada pessoa. Enquanto a outra é imperfeita, divagante, incerta e, em decorrência é impura.

    Na última reunião de domingo, ao deixar a capela, fiquei conversando com um irmão, muito instruído em História da Igreja. Ele me apresentou verbalmente uma montanha desses artigos históricos. Eu disse que acreditava na existência dos artigos citados, mas colocaria a seguinte pergunta:
    À despeito de tudo isso, o que faremos?
    Se decidirmos sair da Igreja, para qual outra iremos?
    Haverá alguma outra que tenha teologia tão grandiosa como a nossa?
    Haverá alguma outra que nos ilumine com o testemunho de fogo do Espírito Santo e nos declare a veracidade da Restauração do Evangelho e, em decorrência do Livro de Mórmon e todos os profetas modernos?

    Então fiquemos onde estamos e o que for negativo na História "QUE SE DANE"
    Amoramon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À despeito de tudo isso, o que faremos?

      Isso cabe aos verdadeiros , mudar o coração de forma humanadivina que nenhum livro ou historia nos tire a vontade de melhorar e que nenhuma duvida, texto ou lugar nos diga o que podemos ser. O mundo espiritual é muito forte exige que se saiba a direção.

      Excluir
  7. Obrigada por todo seu maravilhoso trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Seu blog e´ fantastico. Abraço!

    ResponderExcluir