Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


terça-feira, 22 de março de 2011

Sobre a Doutrinação Infantil



"Nascido" e criado como mórmon, pude aprender desde criança, ou desde quando consigo me lembrar, a crer no "evangelho verdadeiro" e na única "igreja verdadeira". Superar a visão limitada de mundo que a maioria dos "nascidos" na igreja acaba adquirinto não é um tarefa fácil.

Há tempos que penso em escrever algo mais "pessoal", que conte um pouco da minha vida, e da luta que tive que travar para conseguir me livrar dos dogmas impostos durante a minha infância e adolescência. 

Permaneço no anonimato por razões óbvias. Na língua inglesa existe uma expressão que resume, quase que completamente, a minha situação: "closet doubter". Traduzindo significa "questionador no armário", ou seja, ninguém sabe da minha real posição sobre a igreja, tirando alguns poucos com quem já tive a liberdade de falar abertamente sobre meus questionamentos.

Voltando ao tema central: a doutrinação infantil - seus males podem ser vistos e sentidos em minha vida. Apesar de ter certeza da minha posição atual - que a igreja não é o que eu sempre acreditei que fosse - ainda consigo ficar abalado no que tange a certos aspectos da cultura SUD.

Quando, por exemplo, escuto hinos como "Vinde, Ó Santos" ou "Tal Como um Facho", me emociono profundamente, é como se lá dentro, no fundo da minha mente, eu ainda desejasse que a igreja fosse o que ela afirma ser. 

Algum crente mais ávido poderia declarar: "Aí está o seu testemunho" ou " Essa é a confirmação do Espírito Santo". Mas não sou mais tão ingênuo. Isso já funcionou durante muito tempo, e ainda funciona com certas pessoas. Esse "truque" já é amplamente utilizado pelos missionários SUD. Apenas se emocione, "sinta" o espírito, ore até sentir algo, e quando você sentir, será o Espírito Santo testificando da verdade.

Como um bom estudante de psicologia, eu poderia aqui listar razões e mais razões de isso ser completamente irracional, chegando quase ao ponto patológico. Não é de se estranhar que quase não existam psicólogos no meio SUD. Posso ter sentimentos sobre a veracidade da cadeira em que eu estou sentado, se eu assim desejar. Sentimentos não são de maneira alguma confiáveis.


Sim, eu ainda me emociono com alguns aspectos da cultura SUD, mas o que mais poderia se esperar? De onde vem essa emoção? Certamente dos anos de doutrinação infantil. 

Escuto esses hinos desde quando consigo lembrar, eles eram cantados pela minha mãe antes de dormir, eram cantados em nossas reuniões familiares, é um tanto óbvio que me causem emoções. Ou talvez eu pudesse me enganar dizendo que é o Espírito. Mas qual a lógica nisso? 

Todos precisamos da realidade, os contos de fadas eram bonitos apenas na nossa infância. Um adulto que ainda acredite nesse tipo de intervenção divina está fadado a permanecer em um estado infantil.

Falando sobre esse assunto, gosto muito de um texto em que o Professor Richard Dawkins, professor de biologia evolutiva na universidade de Oxford, explica a razão da doutrinação infantil ser tão eficaz, não só no meio mórmon, mas em qualquer religião. Segue-se uma parte desse texto:


"A seleção natural constrói o cérebro das crianças com a tendência de acreditar em tudo que seus pais ou líderes tribais lhes disserem. Tais confiança e obediência são valiosas para a sobrevivência. Mas o lado ruim da obediência insuspeita é a credulidade escrava. O subproduto inevitável é a vulnerabilidade à infecção por vírus mentais. 

Por ótimos motivos ligados à sobrevivência darwiniana, o cérebro das crianças precisa confiar nos pais, e nos sábios em quem os pais as orientam a confiar. Uma conseqüência automática é que aquele que confia não tem como distinguir os bons conselhos dos maus. 

A criança não tem como saber que "Não nade no rio infestado de crocodilos" é um bom conselho, mas que "Você deve sacrificar um cabrito na época da lua cheia, senão as chuvas não virão" é no mínimo um desperdício de tempo e de cabritos. 

As duas advertências soam igualmente confiáveis. As duas vêm de uma fonte respeitável e são feitas com uma honestidade solene que pede respeito e exige obediência. O mesmo acontece com proposições sobre o mundo, sobre o cosmos, sobre moralidade e sobre a natureza humana. E, muito provavelmente, quando a criança crescer e tiver seus próprios filhos, ela vai naturalmente transmitir boa parte para os filhos — absurdos ou não-absurdos — usando a mesma gravidade contagiosa.

Líderes religiosos conhecem bem a vulnerabilidade do cérebro infantil e a importância de começar cedo com o doutrinamento. O lema jesuíta "Dê-me uma criança pelos seus primeiros sete anos de vida e eu devolverei um homem" não é menos preciso (ou sinistro) por ser batido."

Dawkins explica, de uma maneira simples, o motivo da doutrinação infantil ser tão eficaz. É óbvio que a criança acreditará o que seus pais ou líderes disserem. E é justamente por isso que a maioria dos "nascidos" na igreja jamais irá se questionar sobre a veracidade da mesma. 

Nós vimos nossos pais, avós, amigos, professores e líderes testificando da veracidade do Livro de Mórmon, do chamado profético de Joseph Smith, etc. Por que duvidaríamos das pessoas em que mais confiamos?

Além do mais, pesquisar, criticar, duvidar e questionar não são comportamentos incentivados no meio SUD. Apenas siga o profeta. Ele já pensou por você. 
E não é de se admirar que as pessoas sigam mesmo o profeta cegamente, muitas passaram o seu tempo de primária cantando: Segue o profeta, segue o profeta, sem hesitar... Segue o profeta, segue o profeta, não vais errar".

Por mais emoções que eu sinta, minha mente jamais deixará de pensar criticamente, de pensar livremente. E é por sufocar o pensamento crítico, ensinando desde a infância que a fé cega na igreja e nos líderes é algo bom e desejável, que o fundamentalismo ainda vigora no meio SUD.

31 comentários:

  1. Olá, tenho acompanhado o seu blog, fui sud por 30 anos, fui missionário, bispo e presidente de estaca. Fui excomungado por discordar das bárbaries ensinadas pelo mormonismo. Entendo perfeiramente vc. Hoje me sinto feliz de verdade, mas como falar isto aos mórmons????rsrsrs
    meu email é ernestoche2011@hotmail.com e gostaria de entrar em contato com vc. gostaria de compartilhar algumas experiencias frustrantes quando líder na igreja.rsrsrs
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ERNESTRO, VC FOI EXCOMUNGADO TALVEZ POR QUEBRAR A LEI DA CASTIDADE, TER OUTRAS MULHERES E NÃO PORQUE DISCORDOU DA DOUTRINA. POIS É A UNICA COISA QUE FAZ COM QUE UM MEMBRO SEJA EXCOMUNGADO! NÃO TENHA RAIVA OU CRITIQUE ALGO POR UM ERRO QUE É SÓ SEU. A IGREJA É RIGIDA ASSIM COMO O SENHOR EM COBRARMOS RETIDÃO.

      Excluir
    2. Pelo jeito você não conhece e não está familiarizado (a) com o Manual Geral de Instruções.

      Discordar da doutrina é sim caso de excomunhão. Procure seu bispo e pergunte pelo manual, se ele não estiver resguardado e escondido você poderia até dar uma olhada na seção sobre processos disciplinares.

      Excluir
    3. Mais um mórmon dono da verdade, cheio de arrogância, e sem conhecimento nenhum , o que é o normal de 99% deles.

      Excluir
  2. Sim, claro... o email do blog é averdadesud@hotmail.com

    Vc pode mandar emails, falar dos tempos na igreja, que eu respondo. (às vezes demoro um pouco, mas tento ser rápido)

    ResponderExcluir
  3. Ola DB

    Otimo post novamente, parabens!

    Gostaria de publica-lo em meu blog, pois em muito seus textos agregam ao conteudo abordado.

    Abs

    (desculpe, perdi a formatacao dos acentos)

    ResponderExcluir
  4. Investigadora, é uma honra ter meus textos publicados no seu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho lido atentamente vários assuntos em seu blog, acho legal em saber da posição de vcs, como vcs, também nasci em um teto mórmom, fiz missão, fui bispo, conselheiro de de estaca, sou DAP hj, mais nunca vi uma "bárbaria" mais lendo me lembrei de meu pres. de missão, Elder as vezes o problema está em vc, as vezes o problema está com vc, e as vezes o problema é vc. Vejo outras igrejas escondendo suas falhas, nós não deixando tudo em aberto para que todos vejam, hj trabalho com O programa de melhoria contínua PMC, a igreja só melhora. Mais sinceramnete cada pai da ao seu filho o melhor de sí, é isso que meus pais fizeram e é isso que eu faço. Sucesso eterno em suas vidas. Cleber Santos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  6. ¨ ¨ Juliana
    .......................................................
    a igreja dos mormons aos poucos vai escondendo suas falhas'podres contrárias ao evangelho e as leis universais, com a desculpa mentirosa de qui ta fazendo melhoramentos e qui ta deixando tudo em aberto pra receber sugestões, mas de fato a igreja'mormon ta a cada dia modificando o exercicio do evangelho'mormon errado e fazendo a falsa doutrina'mormon ficar de acordo com o evangelho de Jesus, pra quando alguem ou os futuros membros perceberem os erros, os mormons falsamente dirão qui o problema ta em voce ou com voce ou dizer qui as falhas foram retiradas. porqui o mormonismo é pura falsidade, diz ser a unica religiao verdadeira, mas fica modificando suas falsas'doutrinas pra enganar mais gentes no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  7. O mundo esta perdido e sofre por isso, seu pensamento é de uma maioria doente, obviamente se existe um Deus, lógicamente deixará um representante aqui na terra (o Profeta vidente e revelador), você pelo que parece é um homem inteligente e convincente só que com um raciocínio errado, você não abandonou a Igreja pelos dógmas e sim por não conseguir suportar as leis de Deus, por isso você faz a própria lei e engana a sí mesmo. Minha família é Mormon e somos muito felizes e unidos, cremos na veracidade do evangelho de Jesus Cristo que é uma luz para o mundo. Pare de se enganar a sí mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI A SUA COLOCAÇÃO!!! SOU MORMON A 30 ANOS E NUNCA VI TANTAS MENTIRAS E RACIOCINIO ERRADO DESSE RAPAZ DO BLOG.
      PORQUE SERÁ QUE TODAS AS RELIGIOES SÓ ATACAM OS MORMONS E OS MORMONS NÃO FALAM DE RELIGIOES NENHUMA? PELO CONTRARIO!!! SOMOS ENSINADOS A RESPEITAR A RELIGIÃO DE CADA UM. AMO SER MORMON E SOU EXTREMAMENTE FELIZ!!!

      Excluir
    2. Mórmons não falam de religião nenhuma? Na sua ala então é bem diferente, acho que podem até já ser transladados pelo "respeito" demonstrado.

      Veja se você desconhece essas frases típicas e características que do meio SUD:

      "A nossa igreja é a ÚNICA verdadeira." (existe em inúmeras variações, implica que as outras não são verdadeiras, ou seja, falsas).

      "Todas suas crenças são uma abominação a minha vista, seus mestres e pregadores se aproximam de mim apenas com a boca." (Joseph Smith História, PGV)

      Sobre fazer crítica, é óbvio que eu só poderia atacar o mormonismo porque foi a religião em que fui criado, a religião que tive o desprazer de experienciar.

      Excluir
  8. Ha! Ha! Ha!, então o comentário devera ser aprovado? Que canalhice, quem fala o que quer,ouve o que não quer! Participante das hostes de satanás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure satanás dentro da Igreja mórmon, com certeza você achará. Já vem mais um morminho com pressão psicológica, doutrina do medo, ameaças e maldições. É isto que vc tem somente no coração, ódio e rancor. O verdadeiro apostólo de Cristo , Paulo, ensinou:

      Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

      E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

      E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

      O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

      Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

      Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

      Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

      "O universo é muito maior que este mundinho mórmon em que você vive."

      Excluir
  9. Legal seu comentário: mostra que quem não tem argumentos recorre à falácias ridículas.

    Supere esse nível de raciocínio infantil e seja feliz, irmãozinho.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. olá,pessoal,sou Marcos Tavares,sou muito grato à Deus,por ter encontrado pessoas como voçes que usam do tempo que vida que nosso pai celestial os tem dado duma maneira tão util e eficas,para ajudarem as pessosa,a libertarem-se desta seita mormon.Como tenho me apresentado,sou Marcos Tavares,fui membro desta seita por 14 anos,sempre fiel em cumprir aos mandamentos,e aos meus varios chamados que recebi,digo isto não para vangloriamar-me,mas para que os membros que ainda são ativos ao visitarem este blog,não pensem que somos pessoas apostatas,adúlteras,etc.Pois assim a liderança da igreja assim dizem sobre as pessoas que dizem a verdade.Tenho um golias a vencer;minha esposa ha 22 anos como menbro desta seita ,ainda reluta em deixala,juntamente com minhas filhinhas que tem as idades de 7,e 11 anos.apesar do meu esforço em provalas a verdade sud .mais confio em deus q vou conseguir resgatalas em nome de jesus cristo amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MARCOS, NOTA-SE QUE VC REALMENTE SE LIBERTOU DO MORMISMO. TERMINANDO COM AS NOSSAS ORAÇÕES(em nome de jesus cristo amém).KKKKKKK. QUE DEUS TENHA COMPAIXÃO DE VC QUE CONHECEU A VERDADEIRA RELIGIÃO E HOJE VIRA AS COSTAS PRA DEUS!!!

      Excluir
    2. Acha que "em nome de Jesus Cristo, amém" é marca registrada SUD? Se informe melhor. Várias e várias seitas utilizam essa expressão.

      Excluir
    3. O mórmon cego é assim, não tem argumento acha que tudo é deles, igreja metodista a qual JS aprendeu a orar também utiliza em nome de Jesus Cristo,amém, Batista e centenas de outras. A falta de humildade mórmon vem desde o tempo de seu primeiro " falso profeta". Gostaria de ver um mórmon provar o contrário de tudo escrito neste blog , em vez de somente espernear.

      Excluir
  11. Esposa de Marcos Tavares10 de maio de 2012 às 22:20

    Ola, tudo bem ?
    Sou esposa desse senhor que se chama Marcos Tavares.
    realmente estou na igreja vao fazer 23 anos fiz missao Brasilia. Estou casada com ele a 12 anos fomos selados no templo de Sao Paulo.
    Eu acredito no poder do sacerdocio, eu acredito que muitas coisas que tem na igreja sao verdadeiras.
    Pretendo continuar na igreja mesmo contra a vontade dele. Pois sei que DEUS vive e me ama sei que JESUS CRISTO é meu Salvador e sofreu numa cruz por mim e por toda humanidade.
    O Marcos ele nao foi pra igreja por que um missionario bateu na porta dele e sim por que ele e o pai dele sonharam com a igreja.
    Se isto nao foi de DEUS, de quem sera?????
    Eu e minhas filhas continuaremos ir pra igreja SIM.
    Ele infelismente nao vai mais.
    Mas aqui fica tambem o meu testemunho que eu sei que CRISTO vive, eu sei que as coisas que aprendemos na igreja sao verdadeiras. Deixo essas coisas em nome de JESUS CRISTO amem.
    Senhora Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BEM IRMANZINHA TAVARES, CONTINUA FIRME NO EVANGELHO VERDADEIRO DE JESUS CRISTO. POIS, SEI TAMBÉM QUE ELA É O UNICO MEIO DE NOS LEVAR A PRESENÇA DE JESUS CRISTO E NOSSO PAI CELESTIAL UM DIA. SEI QUE AS FAMÍLIAS PODEM SER ETERNAS E FELIZES. VOU ORAR PELA SUA FAMILIA. JA TIVE VARIAS REVELAÇÕES SOBRE A VERACIDADE DA IGREJA. SEI QUE CRISTO VIVE. ASSIM COMO SEU MARIDO, JESUS TAMBÉM FOI TENTADO POR SATANAS. PEÇA FORÇAS AO SENHOR NAS SUAS ORAÇÕES POIS ELE NOS OUVE E NOS RESPONDE. Estamos cercados de pessoas que necessitam de nossa atenção, nosso incentivo, nosso apoio, nosso consolo e nossa bondade. (…) Somos as mãos do Senhor aqui na Terra, com o encargo de servir e edificar Seus filhos. Ele precisa de cada um de nós. Thomas S. Monson

      Excluir
    2. Irmanzinha Tavares,

      Felizmente, seu marido se libertou da farsa mórmon. infelizmente a Sra continua com escamas nos olhos, vive de sentimento criado pela mente humana, e poder de auto-indução(ardor no peito e sonhos). O mormonismo é falso, cheio de erros,o livro de mórmon , tem tantos absurdos, que fica difícil aceitá-lo. Ficar adorando o deus americano chamado Joseph Smith,adúltero, polígamo,pedófilo e trambiqueiro, e seus sucessores , que somente querem seu dinheiro é perda de tempo. Estude todas as informações sobre o mormon, estamos no século XXI, faça como Tiago, se tem falta de sabedoria peça a Deus, e ele nos deu a internet, os livros e informações para que conhecesse a verdadeira verdade, não se iluda com o mormonismo é totalmente falso.

      Excluir
    3. Vc esposa do Tavares abre seus olhos a igreja ainda pode te separar do seu esposo.

      Excluir
  12. Religião não é time de futebol. Não é uma questão de gosto. É uma questão de fé.

    ResponderExcluir
  13. Sabe, eu não posso deixar de comentar esses seus posts.

    Não quero, nem vou defender ou criticar pessoas e as escolhas que fazem. Mas a Igreja é perfeita, as pessoas é quem não o são.

    Fui católica, catequista, defendia minha doutrina e a questionava também, frequentei dezenas de culturas religiosas, a diferença é que sempre soube o que procurava. Eu não tive o prazer de nascer membro de A Igreja de Jesus Cristo e levei anos estudando a doutrina, para só então aceitar vivê-lo. Aqui também questionei muitas coisas, mas eu sempre busquei as respostas sabendo EXATAMENTE o que eu buscava. Duvidei de quase tudo do começo ao fim, mas hoje, depois de anos, posso me encher de alegria ao dizer que sou sim, um membro de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não vejo necessidade em rebater ou defender a Igreja hoje, porque Ela se auto-sustenta. Falo com conhecimento de causa, conhecendo outras doutrinas, em nenhuma outra eu me senti tão em paz e pude ser tão franca ao aprender a ensinar. Não uso subterfúgios para isso ou aquilo. Crença é uma questão pessoal, é questão de Fé e o testemunho é a chave desse conhecimento. Eu tenho o meu, e posso Testificar da veracidade dos ensinamentos e das boas obras que praticamos.

    Antes de sairmos apontando falhas e defeitos, a melhor coisa é fazermos um exame de consciência, se não estamos contentes onde estamos, nada nos prende. Sigamos em frente, cada um com o que acredita e compreende.

    ResponderExcluir
  14. Já conheci varias pessoas indignada com decisões de lideres irresponsáveis que penalizam e excomungam pessoas sem o direito de defesa e muitos membros que estão agora lendo esse e-mail vão dizer que isso é impossível. Pois acreditem, existem mais lideres (bispos, presidentes de estacas) cometendo erros graves contra os próprios membros do que muitos possam imaginar. A igreja mórmon é uma instituição boa para se criar uma família mas infelizmente é regida por homens e sembre que a o dedo de pessoas acabam havendo injustiças. Grande partes dos comentários são a favor da igreja mas sempre existe o outro lado da moeda e esses ex-mórmon deve sim ser ouvidos pois cada um deles tem uma historia para contar que vocês concordem ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A igreja SUD é verdadeira, as pessoas é que são falhas, o único ser humano perfeito que veio nessa terra foi Jesus Cristo, o filho de Deus.Sou membro da igreja com minha família a muitos anos, e testifico que viver o evangelho nos aproxima de Deus, não nos torna perfeito, a perfeição é algo profundo, se conseguir compreender o amor de deus por seres imperfeitos como nós, entenderemos a perfeição.E ainda que por algum motivo eu viesse a me afastar da igreja, seria por minhas escolhas serem contrárias as doutrinas ensinadas na igreja. E por não aceitar o peso de aceitar a vontade de Deus na minha vida, e com certeza eu estaria errada. É interessante as questões colocadas nesse blog sobre a veracidade da igreja, é bom ponderar, e se é para ponderar sobre religião, porque não ponderar sobre todas as religiões? Ou se achar que é absurdo estudar profundamente tantas religiões,então seria bom ponderar somente sobre Fé. Assim, quem sabe em vez de tentar descamar os olhos das pessoas acreditando que a verdade dos outros é mentira para você, através das evidencias científicas, simplesmente o que você acredita saber é o que está faltando na sua vida, que é simplesmente Crer em Deus.

      Excluir
  15. As pessoas que ão contra a Igreja, simplesmente são pessoas incapazes de viver e guardar os mandamentos que CRISTO ensinou, por isso, criam suas próprias doutrinas e por não quererem viver triste na escuridão procuram levar outras pessoas com argumentos tolos e ignorantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me acho tola fui membro por 9 anos.inumeras vezes quando tinha alguma divuda procurava meu Bispo e ele nunca conseguia me esclarecer,me criticando em minhas pesquisas chegando ao extremo de proibir.sem contar a tortura psicológica sobre o dizímo. e mais regras que impõe. hoje livre dessa seita

      Excluir
  16. Ao contrário do amigo DB e alguns outrso, não vou falar de coisas ruins. Vou dizer que fui membro da igreja desde os 14 anos. SErvi missão e ocupei diversos cargos. Sou um produto do Mormonismo. Tudo o que tenho de bom vêm da honestidade, do respeito e da dedicação ao trabalho que aprendi ali. Eu não me emociono com os hinos eu os sinto. Muitas vezes já discordei com liderança, já levantei a mão em sinal contrário ao apoio de autoridades e já fui sim visto como um rebelde... mas nunca deixei de ir a Igreja por isso e com o passar dos anos, as pessoas passaram a respeitar meu jeito que é exatamente aquele que lideres melhores que eu, me ensinaram a ser. Como produto desta Igreja também aprendi a dizer que esta é a única Igreja verdadeira sobre a terra e isso não faço no intúito de diminuir a fé de ninguém... bem pelo contrário. Quero que todos saibam que suas religiões até onde se sabe, também são boas e possuem parte da verdade eterna do Evangelho. Quero que saibam que são bem vindos entre nós se quizerem obter as verdades que ainda lhes faltam. Eu não sei o que levou cada um de você a se afastar mas não deixem que a raiva e a mágoa fale tão alto a ponto de cegar-lhes para as coisas simples, boas, e verdadeiras da vida. Digo isso humildemente porque já estive aí onde vocês, sim, cada um de vocês está ou esteve! Já tive muita raiva, mágoa e angustia... raiva de mim mesmo no dia em que fui desassociado, no dia em que me vi sozinho e perdido, no dia em que percebi que sou apenas humano. É uma dor enorme eu sei! Um dia você é um lider de sucesso, no outro... você é ninguém! Como vc, suportei esta dor por 15 longos anos e passar em frente ao templo e a capela era lembrar todo dia da minha fraqueza e da vergonha que eu sentia por aquilo em que havia me tornado. Amigo, longe da Igreja eu tinha tudo, tinha mais dinheiro, mulheres, festas... só não tinha a mim mesmo! Eu me solidarizo com vc e lamento imensamente pelo que a liderança local fez com vc... todos precisamos de apio, de ajuda, a final, somos todos apenas humanos. carlosinlondon@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Prefiro criar meus filhos nesses ensinamentos a deixa-los livres escolher quando crescerem... Vejo que muitas crianças e adolescentes estão sendo criados e se tornando desrespeitosos aos pais a sociedade e tudo que existe .Não quero ver eles e nem ninguém sem doutrina deixando que o vento leve a onde bem desejar. Portanto, Criticar a religião SUD é facial quero ver trabalhar como muitos trabalham nesta obra com pessoas que realmente necessita.
    Esta pessoa que escreve este blog deve ter boa intenção, satanás também tem! Eu imagino que ele deve ter vindo de uma família pioneira, neto ou bisneto, então deve não ter feito nada apenas pegado tudo pronto desde ensinamentos até bens materiais em sua vida. Entretanto, imagino como o Senhor o abençoou. Portanto, agora deve passar o dia todo em frente ao computador buscando coisas para abalar a fé de alguém. Aí vem a ociosidade e mente vazia... Já viu né!! Ajudar aos pobres, necessitados nada né! Fazer visitas nem pensar, orar jamais, saiba que isso purifica a alma e a mente. Você é muito inteligente use isto para melhorar não destruir, já existo muito coisa ruim no mundo.

    ResponderExcluir