Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Violência do Profeta

Fonte: Investigações sobre a Igreja Mórmon (SUD)


Enquanto muitos aceitam como verdade única apenas o que a igreja SUD decide publicar, muitos pesquisadores, com acesso à documentos exclusivos, tem descoberto facetas interessantes da história e dos personagens envolvidos.

Um deles, e sem dúvida, o mais contundente, é Joseph Smith. Atualmente, pode-se afirmar que o profeta Mórmon era claramente propenso à violência.

Enquanto o escritor mórmon John J. Stewart afirmou que Joseph Smith foi "talvez o mais homem mais cristão que viveu na Terra desde o próprio Jesus",  esta conclusão não é apoiada pela História de Joseph Smith:

"Eu não sou 'tão cristão' como muitos supõem que eu seja. Quando um homem tenta me subjugar como se eu fosse um cavalo, sinto-me disposto a chutá-lo e jogá-lo ao chão, e então subjugá-lo." (History of the Church, vol. 5, página 335)

Ao contrário do homem gentil e de fala mansa mostrado na Legacy, Joseph Smith foi sem dúvida um profeta briguento. Ele não gostava de lutar e provar sua força, mas às vezes ele chutava pessoas e feria a muitos.  


D. Michael Quinn observou-se que Smith foi um 
 
"presidente da igreja que agredia fisicamente os mórmons e não-Mórmons para insultá-los ..." (The Mormon Hierarchy: Origins of Power, 1994, pages 261-262)

Na data de 11 de março de 1843, encontramos esta passagem na História de Joseph Smith

Esporte de "puxar varas"

 "À noite, quando puxávamos varas, eu venci Justus A. Morse, o homem mais forte no ramo, com uma mão." (History of the Church, vol. 5, página 302).  







Dois dias depois foi registrado o seguinte: 

"Segunda-feira, 13 - Lutei com William Wall, o lutador mais experiente no ramo e eu o venci". (Ibid., 302)
 
Na data de 30 junho de 1843, encontramos o seguinte:

"Sinto-me forte como um gigante. Eu puxei varas com outros homens ao mesmo tempo, e eu derrubei com uma mão o homem mais forte que poderia existir. Então, dois homens tentaram, mas não conseguiram me vencer..." (Ibid., p. 466)


Sra. Mary Ettie V. Smith afirmou que:

"o Profeta Joseph Smith, um dia, quebrou a perna do meu irmão Howard, enquanto lutavam..." (Mormonism: Its Rise, Progress, And Present Condition, page 52)



John D. Lee relatou que um dia Joseph Smith e alguns de seus homens estavam lutando. Como era "o dia do sábado", Sidney Rigdon tentou interrompê-los. Joseph Smith, no entanto, 

"arrastou-o para dentro do círculo [da luta], sem chapéu, rasgou o elegante casaco de púlpito de Rigdon  do colarinho até a cintura. Então ele se virou para os rapazes e disse:

" 'Entrem [no círculo] meninos, e se divirtam'." (Confessions of John D. Lee, pages 76-78)

Jedediah M. Grant, um membro da Primeira Presidência de Brigham Young, falou sobre isso:
 
"O pastor Batista, que veio ver Joseph Smith .... o Batista estava diante dele, de braços cruzados e disse: 

" 'É possível que agora eu dê meu ponto de vista sobre o homem que tem conversado com o meu Salvador?'

" 'Sim', disse o profeta: 'Eu não sei, mas você decide. Você gostaria de lutar comigo?'

"Isso, veja, fez o sacerdote levar uma sova e cair direito no chão, e ele se tornou um perdedor na hora. Depois que ele rodopiou algumas vezes, como um pato com um tiro na cabeça, ele concluiu que a sua religiosidade tinha sido violentamente afetada... " (Journal of Discourses, vol. 3, pp. 66-67)

Embora isso possa ter parecido engraçado para o Presidente Grant, Joseph Smith tinha um temperamento violento que podia levar à violência física. Seu amigo Benjamin F. Johnson fez essa observação após a morte de Smith:
 
 
"Ainda, embora tão sociável e até amigável às vezes, ele não permitiria qualquer arrogância ou liberdade indevida. Críticas, até mesmo por seus associados, raramente eram aceitáveis. Oposições despertavam o leão que existia nele de uma vez. Ele não seria suplantado por nenhum de seus amigos....  

"Um ou outro dos seus companheiros, por mais de uma vez, e por imprudência deles, tinha sido protegido dos seus pés pela congregação.... 

"Ele violentamente golpeou seu irmão William...  

"Enquanto estávamos com ele em um humor fraternal, social e humor, por vezes, festivo, não podíamos então perceber plenamente a grandeza e a majestade de seu chamado." (Letter by Benjamin F. Johnson to Elder George S. Gibbs, 1903, as printed in The Testimony of Joseph Smith's Best Friend, pages 4-5).

Max Parkin, um escritor mórmon, referiu-se a um processo judicial contra Joseph Smith, em que Calvin Stoddard, cunhado de Joseph, declarou: 
"Smith, em seguida, aproximou-se e bateu na testa dele com a mão reta - o golpe o derrubou, e então Smith repetiu o golpe quatro ou cinco vezes, com muita força - isso o deixou cego - que Smith, mais tarde foi a ele e pediu o seu perdão ... " (Conflict at Kirtland, citing from the Painesville Telegraph, June 26, 1835)



Parkin também cita Luke S. Johnson, que serviu como apóstolo no início da Igreja mórmon, dizendo que, quando um ministro insultou Joseph Smith em Kirtland, Ohio, Smith:
" 'bateu nos [dois] ouvidos dele [ao mesmo tempo] com ambas as mãos, e virando seu rosto para a porta, chutou-o para a rua", pois faltava caridade naquele homem." (Ibid., p. 268)

Na História da Igreja, no ano de 1843, sabe-se de duas lutas que Joseph Smith tivera em Nauvoo:

"Josias Butterfield veio à minha casa e me insultou de forma tão ultrajante que eu o chutei para fora da casa, pelo quintal, até a rua." (History of the Church, vol. 5, página 316)

"Bagby me chamou de mentiroso, e pegou uma pedra para atirar em mim, isso enfureceu-me tanto que eu o segui e bati nele duas ou três vezes. Esquire Daniel H. Wells entrou  entre nós e conseguiu separar-nos .... Eu fui até o vereador Whitney ... ele aplicou uma multa, que eu paguei, e depois voltei para a reunião política". (Ibid., p. 524)

Em 13 de agosto de 1843, Joseph Smith admitiu que ele havia tentado sufocar Walter Bagby: 
"Eu encontrei-o, e ele usou de linguagem abusiva, pegando uma pedra para atirar em mim: eu o agarrei pelo pescoço para sufocá-lo". (Ibid., p. 531)

Depois que ele se tornou presidente da Igreja Mórmon, Brigham Young, comentou:

"Se vocês tivessem que lidar com o Profeta Joseph, vocês achariam que eu sou muito calmo.... Ele não suportaria o que eu tenho suportado e agiria como se fosse demolir todas as casas da cidade, e arrancar as árvores pelas suas raízes, se os homens se dirigissem à ele da mesma maneira que eles têm se dirigido à mim." (Journal of Discourses, vol. 8, p. 317-318) - figura abaixo.


Journal of Discourses, vol. 8, p. 317-318


Além de asfixiar, chutar as pessoas para fora das casas e da igreja, batendo-lhes na testa, nas duas orelhas, as evidências indicam que ele ameaçou a vida de algumas pessoas. Veja The Mormon Hierarchy, páginas 91-92.

Dr. Quinn relatou o seguinte acontecimento em 9 de junho de 1837, que terminou na corte de Chardon:

"Em um incidente sobre o qual o diário pessoal de Smith e história oficial são completamente omissos, ele foi absolvido em junho de 1837 de conspirar para o assassinato do 'anti-Mórmon' Newell Grandison. O silêncio pode ser devido ao fato de que as duas testemunhas de apoio do caso de Smith, ambos  apóstolos, reconheceram que o profeta discutiu com eles a possibilidade de matar Newell.

"O apóstolo Orson Hyde testemunhou que:

" 'Smith parecia muito animado e declarou que Newell deveria ser tirado do caminho, ou onde os corvos não poderia encontrá-lo. Ele disse que destruir Newell seria justificável aos olhos de Deus, e que essa era a vontade de Deus, etc'.  

"Hyde tentou ser útil, acrescentando que nunca tinha 'ouvido Smith usar uma linguagem similar antes'... 

"... O apóstolo S. Lucas Johnson reconheceu no tribunal que Smith havia dito:

" 'Se Newell ou qualquer outro homem dirigisse uma multidão contra ele, deveriam ser tirados do caminho, e seria o nosso dever fazê-lo.'

"No entanto, Johnson também afirmou

" 'Eu acredito que Smith é um homem de bom coração, humano'. 

"Quirendo ou não o Juiz concordar com a avaliação, o júri absolveu Smith porque não havia provas suficientes para sustentar a acusação de conspiração para cometer assassinato." (The Mormon Hierarchy, pages 91-92) 
 
Tensões em Kirtland levaram a um extraordinário esforço de intimidação dos líderes SUD para a justiça não-mórmon, em novembro de 1836. Setenta e um mórmons, liderados por Joseph Smith e outras autoridades em geral, assinaram um alerta de paz

"Saiam imediatamente de Kirtland." 

Uma dúzia dos que apoiavam Smith nessa causa, mais tarde uniram-se aos Danitas, em Missouri. John Whitmer era da opinião de que este evento foi o início das "combinações secretas" em Kirtland. (Ibid., p. 91)


Muitos podem arguir sobre estas situações, defendendo o comportamento de Joseph como sendo apenas"uma defesa". Mas perseguir alguém por fazer ameaça, bater em um pregador por não concordar com as mesmas coisas ou chutar pessoas para fora da congregação são atitudes de um homem que foi tocado e inspirado por Deus?

Interessante que estas atitudes são totalmente diferentes da forma como os como os atuais líderes mórmons agem.  

Por exemplo, desde outubro de 1993, a igreja excomunga estudiosos proeminentes e feministas que escreveram qualquer coisa que possa constranger a igreja. Os líderes, de fato, ter tomado uma posição inflexível contra aqueles que querem dizer a verdade nua e crua sobre a história da igreja e outras questões.  

Muitos estudiosos foram interrogados, e alguns foram excomungados ou desassociados da igreja. O expurgo continuou, e em dezembro de 1994, Brent Metcalfe, editor de novas abordagens para o Livro de Mórmon, foi excomungado por questionar a autenticidade do livro de Joseph Smith.

54 comentários:

  1. Vão procurar o que fazer! bando de desocupado!

    ResponderExcluir
  2. Mais um exemplo de educação...

    ResponderExcluir
  3. Otimo!
    Deveria haver mais como voce, ajudando o povo brasileiro nao cair neste conto do vigario que e a igreja dos SUD. (Muto tarde para mim, infelizmente.)
    Voce ja sabia que esta seita arrecada mais de
    5 BILHOES de dolares por ano dos coitados ignorantes?
    Eles tiram TUDO e so oferecem promessas para depois da MORTE! (E se as promessas nao acontecerem, a culpa e sempre do MORTO!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você senta todo domingo num banco confortável, bebe agua, faz xixi no banheiro que provavelmente nunca ajudou limpar, tem acesso a ótimos cursos e empréstimo educacional melhor do que de pai para filho, é fortalecido por discursos motivadores, manuais gratuitos, vídeos, atividades patrocinadas pela igreja, e dezenas de coisas mais. Agora a pergunta, acredita mesmo que seu dízimo é maior que o benefício que recebe? Olha só falei de coisas materiais!

      Excluir
  4. sinto profunda tristeza em ver tais comentários...
    como pode pessoas perderem seu tempo postando essas coisas? respeitem as crenças das pessoas, se não acreditam é seu livre arbítrio mas não ofendam dessa maneira falando coisas que nem sabem ... não obrigamos ninguém a acreditar no que acreditamos mas convidamos a todos a orarem e saberem por si mesmo... meu pedido é só que parem de tentar provar que joseph não foi um profeta e o livro de mórmon não é verdadeiro... nós não precisamos de provas para saber que ´e verdade pois ele mesmo é a sua prova e se lerem com o espirito de mansidão e desejo de saber ... saberão !! de uma maneira que lingua nenhuma pode expressar por que vem de Deus ...

    ResponderExcluir
  5. Sinto uma profunda tristeza em ver que, em pleno século XXI, há ainda pessoas que acreditam que o seu sentimento e a sua subjetividade são a verdade absoluta. E pior ainda: quando confrontados sobre isso, tentam se esconder da realidade.

    Eu também gostaria de lhe fazer um convite: pesquise. Busque o conhecimento sobre a história da igreja, sobre os líderes do passado, sobre as contradições que existem no Livro de Mórmon, continue visitando este blog, assim como outros, veja os dois lados, e então decida.

    E lamento dizer, mas, para mim, esse sentimento que você alega ter recebido de Deus, não passa de um sentimento que você próprio criou. Eu falo por experiência, porque sempre neguei a verdade por causa do meu testemunho. Hoje percebo que eu posso ter sentimentos sobre qualquer coisa, isso não significa um sinal de Deus.

    Creio que sim, nós devemos continuar mostrando (e não tentando provar, porque já está provado)quem Joseph realmente foi, e como a Igreja encobre isso. Você irá ver por si mesmo, se continuar pesquisando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um ótimo especulador e um péssimo religioso! Lembre-se que terá sua recompensa, assim como julga será julgado!

      Excluir
  6. Sinto profunda tristeza quando pessoas tentam racionalizar as coisas de Deus. Se prefirir acreditar que o macaco de fato é seu legítimo descendente não tenho nada contra, se prefirir acreditar que estamos aqui na terra atoa é um ponto de vista seu, não tem como eu te dizer que seu ponto de vista é errado até porque seu ponto de vista já foi o mesmo meu, mas você querer explicar meus sentimentos ao ler o livro de Mórmom e orar a Deus e pergunta-lo se é verdadeiro... Infelizmente você não pode explicar, e concerteza esse sentimento não estava dentro de mim antes, simplesmente tive a certeza assim como 2+2=4 e explicar o que senti infelizmente você não vai poder, acho que nem eu posso descrever pra você. A única coisa que eu SEI com certeza é que Deus vive e Joseph Smith foi chamado como um profeta por Ele e não foi minha mãe que me disse isso e também não aprendi isso quando criança na igreja... Se eu fosse você eu me arrependeria enquanto você pode e reconheceria que Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. A decisão de acreditar ou não é sua, mas lembre-se que sua oportunidade foi dada.

    ResponderExcluir
  7. O macaco não é meu descendente, ele é um parente muito próximo na árvore filogenética. Ou você acha que é o quê? Um peixe? Obvio que somos parentes próximos dos macacos, nós somos símios.

    Por mais sentimentos que você tenha, e eu nunca disse que as pessoas não o possuem, não há como explicar tudo através dele. A igreja faz isso com as pessoas, elas passam a ter de volta certezas infantis. E passam a ter uma arrogância e prepotência características de todas as religiões.

    Quanta pretenção em dizer que eu devo me "arrepender", parece que quando faltam argumentos as pessoas partem para as ofensas pessoais.

    Você não consegue perceber que está sendo iludido? Acha mesmo que o universo todo conspira a teu favor, que só você possui o evangelho "verdadeiro"? Essa mesma certeza que você expressou, qualquer outra pessoa pode expressar, inclusive muitas ramificações da igreja, da época em que Joseph morreu, afirmam ter exatamente o mesmo testemunho. Existem FATOS comprovando que Joseph mentiu, que ele não traduziu nada, apenas enganou, PROVAS de verdade. Apenas continue pesquisando, e com o tempo você irá descobrir que o seu amado "testemunho" nunca passou de um sentimento, e como eu já disse em outro lugar, eu posso ter sentimentos sobre a cadeira em que eu estou sentado, se assim desejar.

    E é melhor não acreditar, do que acreditar por medo de uma punição, crer por puro interesse e egoísmo. Crer não é algo que possamos decidir, após saber que o sol nasce no leste, é difícil crer que ele nasca no oeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um pode se iludir e desejar descender de quem quiser, se acha que veio do macaco, parabéns!! Prefiro acreditar que vim de humanos!

      Excluir
    2. Parabéns pelo excelente comentário. Infelizmente existem pessoas que nunca enxergarao o que está um palmo a frente de seus narizes.
      A verdade liberta!!!

      Excluir
  8. Quem acha q Joseph foi um santo, homem perfeito é tão idiota e realmente merecem que blogs como esse os incomodem. Esses blogs são ótimos para pesquisar-mos sobre a igreja. Peguem algumas verdades entre as mentiras. Organizem as idéias e verás que eles estão nos fazendo um grande favor. Mas o negócio é que esses posts estão tão repetitivos, em todos esses blogs eu sempre os visito e vejo a mesma coisa. Perguntem aos blogueiros o que eles sugerem que vocês façam. A resposta vai ser se afaste da Igreja, Queime o livro de Mórmon, Mije na foto de Joseph Smith, Caguem e se limpem com D&C e sejam felizes, vivendo livres e soltos como passarinhos, ou mariposas que sempre se queimam na lâmpada. Eu adoro esses blogs. Mas quero novidades, não as mesmas velharias de sempre. Joseph Smith descia a madeira geral hahahaha. Será parente de Davi que deu uma pedrada em Golias, ou de Moiséis que picou a porrada geral quando estavam fazendo um carnaval aos pés do Sinai, Ah não era primo de Pedro que lascou a orelha do carinha lá no jardim. Ah não era parente de Sansão que derrubou um templo na cabeça da galera matando geral. Ah deve ser do profeta que orou e um urso devorou geral as criancinhas travessas...Poxa Joseph era mal, se estivesse vivo hoje Estava disputando UFC, tamanha força desse cara. O que vocês tem melhor pra oferecer? Sem ser a vida maravilhosa que vocês possuem...E a felicidade que sentem após se livrar do mormonismo. Um abração e bom blog pra vocês....Ah não se esqueçam eu sou fanático, iludido, acredito mais no coração...e lá que estão os meus neurônios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, esse blog é só especulação! Não existe verdade literária, apenas pesquisas de sites sem fundamentos.

      Excluir
  9. Ló panhou as filhas em alta quando estava bêbado, Davi bolou um esquema pra matar o carinha porque estava a fim de dar uns pegas na mulher dele (E olha que Jesus descende de Davi), Salomão então, barbarizou geral na safadeza (O livro dos cânticos que o diga), quantos profetas no passado tiveram problemas, vixe perdi a conta. Mas, quem somos nós para julga-los. Joseph não foi diferente, a própria escritura cita as vezes que ele foi indiciplinado para com o Senhor, todavia não são os seus erros que o condenam, assim como os de Davi, Salomão, Noé, Moiséis, Ló, Jonas, Pedro, Paulo (esse era barra pesada!!!). Não deixo o meu testemunho para vocês, mas digo sinceramente deixe cada um fazer o que acha certo, desde que não façam mal a ninguém. Até vocês mesmos faça o que bem entender com as suas vidas, vocês são os anjos da verdade, trazendo luz de tochas para iluminar o sol. Você refutam os testemunhos, pois todos são frutos de lavagem cerebral, deveriam ouvir mais testemunhos, não aqueles mecânicos de sempre. Mas nem isso adiantariam, eu não posso provar nada e vocês tem tanta prova. Que posso fazer pra argumentar? Se o evangelho não foi restaurado então não houve apostasia e está tudo bem, vou cada dia em uma igreja diferente e vou pegar um bocadinho de coisas boas nelas, ou então vou virar as costas pra tudo, Deus, homens, ciência, mundo e vou ser um viajante na imensidão do mar chamado viver por viver como diz Martinho da Vila rsrsrs. Aliás não prefiro a "cegueira" do meu testemunho a visibilidade dos seus conhecimentos. Vamos apostar nossas almas!!! É claro se vocês acreditam que existe uma. Eu aposto minhas fichas em Jesus Cristo e no seu evangelho e vocÊs apostam no que quiserem. Um dia veremos o resultado. Boa tarde, como estou com tempo livre no trabalho venho aqui passar tempo...Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer comparar Ló, Moisés , Davi, Jonas, Pedro e Paulo com Joseph Smith??? Tá delirando, é? Deixa para postar seu comentário quando você estiver SÓBRIO!

      Excluir
  10. Deverias ler antes de sair falando bobagens. Eu não quero queimar a Igreja ou destruir o LdM. Sou membro ativo, cresci dentro da Igreja, e simplemente quero que as pessoas possam ver a verdade, seja ela inconveniente ou não.

    Mas, se você quiser acreditar no Papai Noel mesmo depois de ter arrancado sua fantasia, a escolha é toda sua. Minha missão é poder proporcionar essa escolha.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é membro ativo? você deveria ser escomungado já que não acredita na sua própria religião. Leia Alma Cap.: 05 e reflita sobre as palavras DO LIVRO DE MÓRMON.

      Excluir
    2. Ser excomungado era a melhor coisa que poderia acontecer com o DB. Ler alma cap. 5 para que? se fosse um capítulo da bíblia aí estava certo. Jesus falou: Eu sou o caminho e a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim. Isso era o que todo fariseu hipócrita deveria entender. Se Jesus disse que e Ele é o caminho para se chegar até Deus isto prova que religiões, dízimos, templos, ordenanças, dogmas, bater cartão na igreja todo domingo, missão, patriarca, falso profeta, e batismo pelos mortos (que é uma falácia) não te levarão a Deus. É questão de discernimento! Perante Cristo toda sua religiosidade não passa de um lixo. Não serve para nada. SÓ CRISTO SALVA!

      Excluir
  11. Rapaz, desculpe mas eu não entendo mesmo esse seu trabalho. Aliás essa sua missão. O que faz na igreja? Se vive refutando todas as crenças? Se colabora com pessoas que se dizem pesquisadores da verdade e muitos odeiam a igreja? Você é singular, claro que eu sei que muitas coisas são ocultas e que muitos membros ainda se guiam cegamente, mas qual o principal propósito desse site? Abrir os olhos ou destruir a fé? Ou o seu problema é todo com Joseph? O que é a Igreja de Jesus Cristo SUD pra você? Uma mera instituição como as outras?

    ResponderExcluir
  12. Olá, vou responder por partes para melhorar a compreensão.


    "O que faz na igreja? Se vive refutando todas as crenças? Se colabora com pessoas que se dizem pesquisadores da verdade e muitos odeiam a igreja?"

    Eu gosto da Igreja como instituição, gosto como um local bom e feliz para as famílias, acho que grande parte das coisas ensinadas são válidas, porém certos aspectos me incomodam, e tento mudá-los.

    Creio que a Igreja já mudou tanto, mas TANTO, que o dia chegará em que ela abandonará os dogmas e o fundamentalismo que ainda fazem dela uma organização limitada. No momento eu sirvo no bispado da minha ala.

    Sobre refutar crenças, acho que eu colaboro com as pessoas que já fazem isso por si mesmas, aquelas que não se deixam prender pelo pensamento dos outros. Não iria querer sair pela Igreja falando para todos os membros que o LdM é uma invenção, que Joseph foi um homem comum porque, mesmo que elas acreditassem, eu seria uma pessoa no mínimo insensível.

    Muitas pessoas precisam dessas crenças e não estão dispostas a abrir mão delas. Seria como pegar várias crianças pequenas e estragar o Natal dizendo que o Papai Noel não existe(comparação meio boba, mas acho que passa a ideia).

    Minha intenção não é colaborar com os ditos "adversários" da Igreja, se é que eles realmente existem, mas sim ajudar as pessoas que passam pelo doloroso processo de desmitificação da Igreja. Eu passei por isso, e sei o quanto é terrível perder seu chão. Aqui é o lugar onde as pessoas que passam por isso podem econtrar um alívio, podem ver um novo jeito de encarar as coisas.


    "Você é singular, claro que eu sei que muitas coisas são ocultas e que muitos membros ainda se guiam cegamente, mas qual o principal propósito desse site? Abrir os olhos ou destruir a fé?"

    Aí está a questão central: abrir os olhos também não destroi ao mesmo tempo a fé? Não seria melhor então fecharmos os olhos para a realidade? Viver em um conto de fadas?

    Já vi pessoalmente pessoas que preferem se esconder a encarar os fatos. E não desconsidero de forma alguma seus motivos, acho até sensatos de alguma forma, já que tentam proteger o que sabem que irá ruir caso começem a pensar e questionar.

    Mas o fato é que, ao menos pra mim, essa proteção não funcionou, eu continuei pesquisando e buscando. Estudei muito a história da Igreja, pesando e medindo cada citação, cada ação dos líderes do passado, não querendo destruir minha fé, mas fortalecê-la. O resultado, como todos aqui podem ver, foi o inverso.

    Aí também entra outra questão que considero central: Se uma fé ou convicção pode ser destruída com informações, será que ela realmente existe? Ou talvez não passe de algo abstrato que tomamos como certeza para poder continuar fazendo o que nos parece o melhor? Nesse sentido, destruir a fé e abrir os olhos, ao menos para mim, tem conotações idênticas.


    "Ou o seu problema é todo com Joseph? O que é a Igreja de Jesus Cristo SUD pra você? Uma mera instituição como as outras?"

    O meu problema é com Joseph, assim como é com Brigham, e até com Gordon B. Hinckley ou Thomas S. Monson (se bem que o Pres. Monson ainda não fez nada de errado, pelo que eu sei).

    Joseph, assim como todos os líderes do passado, acertou em muitas coisas, errou em outras. No blog eu publico e exponho as coisas que me parecem ser escondidas pela Igreja, já que ela tenta fazer com que nós tenhamos uma falsa concepção da história da Igreja como um todo, incluindo a vida de Joseph, Brigham, e outros.

    A Igreja é para mim uma instituição como todas as outras igrejas, nada especial, nenhuma força divina diferente age na Igreja. É um ótimo lugar, talvez até a melhor igreja que exista, mas não é mais divina do que qualquer outra. Justamente isso que procuro mostrar, esse lado que a igreja tenta encobrir. Essa é a missão ou objetivo do blog: ajudar aqueles que questionam e procuram a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que é meio velho esse post, mas gostaria de tentar entender algo aqui...

      Você diz que ainda frequenta a igreja, e que pertence ao bispado, e também diz que: "Não iria querer sair pela Igreja falando para todos os membros que o LdM é uma invenção, que Joseph foi um homem comum porque, mesmo que elas acreditassem, eu seria uma pessoa no mínimo insensível".

      Cara, embora eu tenha lido alguns posts seus e gostado muito, acho que você é tão enganador quanto todos os que escolhem posições de liderança para controlar as massas!

      Conhecí varias pessoas assim na igreja, que não tinham mais testemunho, mas que decidiram ficar na igreja. Essas pessoas, bastava ver a opulência e soberba que já dava para compreender porque nunca sairam: estão confortaveis como 'slave-holders' em posições de liderança.

      Como você pode ser tão hipócrita? Sou ex-mormon, ateu e não consigo compreender como uma pessoa que chega ao nivel de entendimento que você chegou, ainda consegue se manter assim?

      Excluir
    2. Não frequento mais. Claro que na época em que escrevi isso, sofria pensando em quando chegaria a hora de sair, não é tão simples assim.

      Também posso dizer que sou ex-mormon e ateu, e consigo compreender por ter estado na situação. Sei que de fora parece bem ruim e hipócrita, mas foi um tempo necessário.

      Excluir
    3. Caro Daniel Boone, rsrsrs. Você não se intriga em pensar nos momentos em que a cada domingo recebia forças e motivação para melhorar o caráter? Quando sentiu no intimo uma paz durante um discurso, hino, oração? Olha, não cansou de ler exemplos de apóstatas que ao sairem da igreja começam a persegui-la como se quisessem suprir seu vazio. Veja Thomas B Marsh que fez o mesmo que você, mas voltou 19 anos depois pedindo o perdão por ter sido orgulhoso. Você vai querer perder bençãos por causa da descrença e orgulho? Acha que o que está fazendo não terá consequências? Olha, a única coisa que você vai conseguir é unir comentários de pessoas igualmente amargas e descrentes em um post que não terá qualquer influência sobre o reino de Deus, que sob ataque vem crescendo e crescendo. Você é o único que perderá com isso! Pessoas de boa fé, não darão ouvidos a isso, não porque são cegos, pelo contrario porque conseguem ver o que você decidiu ou não se colocou em posição de ver. Não arrisque passar uma vergonha danada no julgamento, tendo feito algo tão agressivo contra o Senhor que morreu por você e te ama.

      Excluir
  13. VC DISS''ajudar aqueles que questionam e procuram a verdade''..COMO VC FAZ ISSO? ENTAO CADE A VERDADE? AONDE ELA STAH? AONDE ESTAH A IGREJA Q CRISTO DEIXOU NA TERRA? ELA SEGUIU ATE HJE? A CATOLICA, TESTEMUNHAS DE JEOVA E ADVENTISTAS CLAMAM SEREM AS VERDADEIRAS ASSIM COMO A NOSSA...MAS QUAL A MAIS PROXIMA DA VERDADE? SE ELA FOR MAIS UMA FALSA, PELO MENOS É A QUE MAIS SE APROXIMA DO MODELO DEIXADO POR CRISTO....
    WILL

    ResponderExcluir
  14. DB meu brother, eu concordo com você no seguinte: o cara acredita no que ele quiser, e deve mesmo haver espaço pra todos os tipos de questionamentos, se não jamais haveria ciência. Quem tiver achando ruim, que vá pra outro site. Existe um mundo fora do seu Blog que estar ao alcance de um click. Eu gostei de você ter me chamado de primata, vingou-se por te chamado de burro, provando assim que é tão humano quanto eu. Sou Mórmon com muito orgulho, assim como você. Também não gosto das fábulas tão comumente contadas pelas experiências pessoais de nossos irmãos, como: -estava desmaiando no templo e, de repente, vi um anjo-.Não é assim que a banda toca, mas também são livres pra crer nisso. Na minha opinião, 80% de nossos irmãos são loucos e doentes emocionais, assim como eu a alguns anos atrás, mas eu os amo assim mesmo, pois quem sabe se o doido não sou eu. Também me sinto confortável no seu blog por causa de algumas pesquisas feitas pela igreja, como aquela que diz que as pessoas não se interessam por religião, e que quando alguém fala contra os princípios da igreja, faz com que outras se interessem pelo que esta sendo dito. Então no final das contas, você esta nos ajudando a divulgar o nome da igreja aqui. Que bom. Agora fica difícil pessoalmente para mim que tive experiências transcendentais assumir alguma posição contra aquilo que me nutre, que nos nutre. Mas pensando por sua ótica, quem sabe não sou só um esquizofrênico? Mas meu post sobre homem absoluto, se possível, publica aí mano!

    ResponderExcluir
  15. Sério que você ficou ofendido por eu dizer que todos somos primatas? Aí vai outra ofensa: somos todos mamíferos também!

    Eu publiquei seu comentário, no outro post sobre o templo.

    Não é que você seja esquizofrênico, mas o fato de todos religiosos terem experiências místicas prova que isso não é um questão da inspiração divina de uma das religiões/seitas. Sugiro os posts sobre a psicologia da crença, que explicam um pouco sobre isso.

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo e, irmão (como voce mesmo gosta de referir-se aos outros aqui no blog), como podes estar com um pé dentro e outro fora da verdade. Se por um lado voce é cristão e entremea-se nas filosofias e ideologias mundanas, por outro voce é um ser extremamente intelectualóide que deixa-se enganar, as vezes, por conveniencia (talvez), como voce mesmo "acusa" outros de o fazerem.
    Resumindo, um ser que não sabe nem os porques mais simplórios da vida que tenta incutir nas mentes de outras pessoas teorias da conspiração e blá, blá, blá sem nexo e coerencia.
    Por que um ser tão esperto e inteligente, como voce mesmo deixa transparecer usaria: "não há como questionar".
    Posso até parecer um fanático ou radical religioso, mas no entanto não sou eu quem procura desculpas e argumentos em documentos se lá de onde para justificar meus erros e/ou acertos e argumentos deveras infundados que precisam SEMPRE ser seguidos de "não há como questionar", "provas irrefutáveis", e mais blá, blá, blá.
    Cuidado. Tudo o que voce disser, fizer ou pensar poderá e será usado contra voce no tribunal. (Só uma piadinha pra descontrair).
    Questionaste outros post supracitado indagando: "quem era o cidadão para dizer que tu precisavas de ARREPENDIMENTO?"
    Devolvo a pergunta com a réplica: Quem és tu para achar que teus delírios oníricos e entorpecentes são mais importantes e/ou relevantes que nossas crenças para achares que precisamos das tuas verdades para sermos menos tapados?
    Parabéns e minhas condolencias para tuas verdades fantasiosas e "inquestionáveis".

    ResponderExcluir
  17. Novamente, caro anônimo, diga aonde está o erro e aonde está a fonte enganadora. Acha que são teorias de conspiração? Você já olhou e visitou o próprio site da FARMS, ou da FAIR, que admitem que estas coisas existiram? Não me faça rir. Dizer que é teoria de conspiração é muito fácil, quero ver embasar seu pensamento nas evidências e na lógica.

    "Quem és tu para achar que teus delírios oníricos e entorpecentes são mais importantes e/ou relevantes que nossas crenças para achares que precisamos das tuas verdades para sermos menos tapados?" Sinceramente, apenas um anônimo preocupado com a verdade. Como digo no primeiro post do blog: ninguém deve acreditar em nada do que eu digo, e sim ver meu ponto de vista e procurar por si mesmo. O que, comprovadamente, é o que muitas vezes acontece com pessoas prontas para ouvir e questionar e que possuem algum respeito pela razão. Nunca disse que qualquer um seja "tapado", ou qualquer outro termo pejorativo, não preciso desse tipo de argumentação, diferente, pelo visto, do seu caso.

    Na maioria das vezes, por experiência no meio, quem muito pragueja e quem muito se revolta com as coisas escritas neste e em outros blogs e sites normalmente está severamente afetado pelas coisas que leu, e torna sua raiva contra quem trouxe a informação. Acontece o tempo inteiro.

    um abraço

    ResponderExcluir
  18. Não é o meu caso, meu caro.
    Não estou afetado nem ao menos com raiva pela pouca "informação" que dizes proporcionar no teu blog.
    Estou muito bem e em paz com minha Fé e minhas Convicções, que pelo visto não tens nenhuma. Posto que teus pensamentos entremeam-se nos meandros da razão/lógica/ciencia em conflito com fé/religião/divindade.
    Na verdade, visito blog's "interessantes" como o teu pra me descontrair e rir nos momentos de ócio pela internet.
    Se achas que tens o poder de influenciar ou ao menos mexer uma lasquinha em minhas convicções, princípios e testemunho, perdes teu tempo!
    Somente se comove ou se "encontra" nessa controversa e desencontrada "narração" dos fatos são pessoas afetadas iguais ao próprio amigo, doravante chamado de blogueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noto que não respondestes a nenhum dos meus questionamentos. Não falei que esse era seu caso, falei que normalmente acontece.

      Podes ficar em paz com tua fé e convicções, não tenho nada a ver com elas. Quer acreditar no conto do vigário, boa sorte, seja feliz. Só não venha dizer que a história publicada no blog é mentira ou tem fontes enganadoras, porque isso não se sustenta, lamento.

      Excluir
  19. Vi um comentário dizendo que a igreja SUD tira TUDO dos seus membros, não consegui entender isso, o dizimo que é pago é para construção de igreja, financiar as atividades onde tanto membros quanto não membros participam, compra-se até material para todos, ajudar os mais necessitados, e até financiamento de faculdade temos. Quando vou para igreja não estou preocupada se alguem fez algo errado ou se alguem é melhor do que outro, vou para igreja porque preciso estar perto do Senhor, conviver com outras pessoas que querem o melhor para todos, passar um tempo afastado das maldades que vimos no mundo de hoje, não APENAS os membros suds quem são perfeitos, existem muitas pessoas de outras religiões ou até mesmo aquele que não vão a igreja nenhuma que são melhores do que muitos que se intitula como ESCOLHIDO, se aproveitássemos mais nosso tempo ajudar o próximo e cuidando de nossa salvação, não teríamos tempo de criticar religião nenhuma ou pessoa qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca concordei que a igreja tire tudo de seus membros. Talvez eu tenha dito que toda a renda da igreja provém dos membros, que é algo distinto.

      Agora, o negócio do dízimo é bem complicado. O que eu sei é que, sim, a igreja não usa o dízimo dos membros como outras igrejas quaisquer. Mas talvez nós devêssemos pensar o luxo em que vivem os Pres. de Missão e as autoridades acima dele. Outra coisa, a obra de caridade nem é tão grande quanto se pensa que ela seja, dado a riqueza da igreja.

      Excluir
  20. Portanto, se,depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tomou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois, melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça,do que, após conhecê-lo,volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.

    (II Pedro 2:20-21.)

    andreljsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deuses arrogantes mórmons, doutrinação antiga iniciou-se com JS , um adúltero , polígamo, pedófilo, que vivia mandando todo mundo para o inferno

      Excluir
  21. VOCÊS PODEM CRITICAR, CITAR RELATOS, EXPERIÊNCIAS, ACUSAR, DIFAMAR, INVENTAR, CALUNIAR, CRIAR BLOGS PARA LUTAR CONTRA A IGREJA, SITES, FAZER CAMPANHAS, LEVANTAR PERSEGUIÇÕES, ENTRE OUTRAS COISAS... PORÉM A IGREJA IRÁ AVANTE SEMPRE, NADA IMPEDIRÁ O PROGRESSO DESTA IGREJA!!!ELA SEMPRE CRESCERÁ, EXPANDIRÁ, SE FORTALECERÁ ISSO TUDO SÓ IRÁ AUMENTAR, FORTALECER E COMPROVAR A VERACIDADE DAS PROFECIAS; ASSIM TAMBÉM COMO MEU TESTEMUNHO, MEUS SENTIMENTOS E CONVICÇÕES SOBRE O EVANGELHO DE CRISTO RESTAURADO!!! SOBRE O PROFETA JOSEPH E SOBRE "A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS"!!! EU SEI QUE ESTA É "A IGREJA DE CRISTO"!!! SEI QUE O LIVRO DE MÓRMON É VERDADEIRO... UM MILAGRE TANGÍVEL!!! NEM TODOS OS SÁBIOS E INSTRUÍDOS DA TERRA JUNTOS PODERIAM PRODUZIR UM LIVRO TÃO GRANDIOSO E MARAVILHOSO COMO ESTE, NEM TODO PODER DAS TREVAS O FARIA!!!ESTA É A IGREJA DE CRISTO!!! EU SEI!!! NADA PODE MUDAR ISSO!!! NADA PODE TIRAR OU APAGAR ISSO DE MINHA ALMA!!! NADA!!! O ESPÍRITO TESTIFICOU EM MEU ESPÍRITO, E EU REALMENTE SEI, PROFUNDAMENTE COM TODA A CERTEZA DE MINHA ALMA, E SEMPRE SABEREI ETERNAMENTE... EU POSSO ATÉ SUCUMBIR NO PECADO, MAS... SEMPRE SABEREI QUE ESTA É A ÚNICA IGREJA VIVA E VERDADEIRA NESTE PLANETA!!! EM TODA A TERRA!!!CHEGARÁ UM DIA, E NÃO ESTÁ DISTANTE, QUE TODA A HUMANIDADE SABERÁ ASSIM COMO BRILHA O SOL, QUE ESTAS COISAS SÃO VERDADEIRAS, POIS ESTAREMOS PERANTE O PRÓPRIO FUNDADOR DA VERDADE E LUZ, E NÃO HAVERÁ A ESPAÇO PARA DÚVIDAS, MENTIRAS, FALSIDADES E TREVAS!!! ESTA COM TODA CERTEZA É A IGREJA DE CRISTO!!!COM A MESMA ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA DE CRISTO, QUE TEM O PODER E AUTORIDADE DO SACERDÓCIO - PODER O QUAL SEI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS OS EFEITOS, EFEITOS REAIS!!! SEI DO QUE ESTE PODER É CAPAZ!!! REALMENTE É O PODER DE DEUS!!! PRESENCIEI MILAGRES COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS!!! NÃO TENHO DÚVIDAS!!! E DEIXO ESTAS PALAVRAS E TESTIFICO EM NOME DO PRÓPRIO JESUS CRISTO. AMÉM.



    A VOCÊS QUE LUTAM CONTRA A IGREJA... PAREM AGORA! ARREPENDAM-SE! NÃO LUTEM CONTRA A IGREJA DE CRISTO! DO CONTRÁRIO PAGARÃO MAIS CARO DO QUE PODEM IMAGINAR. A IGREJA DE CRISTO SEMPRE PROGREDIRÁ. PORÉM, AQUELES QUE LUTAM CONTRA ELA SEGUIRÃO SENTIDO OPOSTO, RUMO AO INFERNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas ameaças. Argumentos, nada.

      Excluir
    2. Normal de todo o mórmon, muitas ameaças, nenhum argumento. “A fé vai além dos fatos, mas nunca contra eles" Contra fatos na há argumentos. Pena que os MÓRMONS, não gostam de estudar e não entende o significado dessa frase.

      Excluir
    3. Me mostra o fato na teoria da evolução? Desculpe pedir o impossível, é só uma teoria, e não um FATO.

      Excluir
    4. Existe também uma teoria em voga atualmente, que é a de que a Terra gira ao redor do Sol...

      Excluir
  22. Não sou Mórmom, mas se essas são as refutações a Smith como pretenso profeta de Deus, o que dizer de Cristo que pegou o chicote e lascou "pau" nos vendedores do Templo? Ou alguém aí ainda acredita no "JESUS" caricata da Igreja Católica e das Aleléias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma ideia em nossa cultura que para que um homem seja espiritualizado ele deve ser como um "cordeirinho", ou seja, aceitar passivamente tudo o quanto lhe disserem e tudo o quanto lhe fizerem. Discordo dessa visão. Medidas enérgicas podem vir a ser necessárias, sim, para a defesa da justiça, e não veria nenhum problema nisso.

      Entendo o que Jesus fez, se realmente aconteceu e se realmente ele fez, ele tinha alguma razão, por estar, em sua visão, fazendo algo que considerava justo. No caso de Smith, porém, a violência se dava gratuita e sem nenhuma justificação. Diferente de tudo o quanto a igreja ensina.

      Excluir
    2. Edson,

      Você é mentiroso, você é mórmom sim.

      Excluir
  23. ah, em relaçao a 'argumentos'... muitas coisas podem ser inventadas e distorcidas por membros apostatas; e eu nao vou gastar meu precioso tempo debatendo essas coisas! PQ O Q O DEBATE CONSTROI... O DEBATE DESTROI; E O Q DEUS EDIFICA... NINGUEM JAMAIS JAMAIS DESTRUIRA!!! ate os proprios inimigos da igreja tentaram frustrar a traduçao do Livro de Mormon! mas cm vc sabe nao coseguiram! amigao... argumentos quem utiliza inutilmente é a ciencia, p provar, e encontrar as respostas q o proprio Deus ja Revelou! argumentos... um caem apos outro AO ser mais plausivel a atraves da essencia de convencimento... e O MÉTODO DE DEUS NAO É ESTE!! ENTAO... EU NAO BUSCO UTILIZAR OUTRO METODO. A IGREJA DE CRISTO ESTÁ ESTABELECIDA SOBRE O FUNDAMENTO DE APOSTOLOS E PROFETAS E DEMAIS OFICIOS, PODER DO SACERDOCIO, REVELAÇAO E AS ECRITURAS, E ACIMA DE TUDO SOB A DIREÇAO DO CABEÇA Q É CRISTO JESUS!!! AS DOUTRINAS DESTA IGREJA SAO AS DOUTRINAS DE CRISTO E ELAS SATISFAZEM MINHA ALMA COMPLETAMENTE!!! EU ME SINTO PLENO E FELIZ!!! SOU MUITO GRATO A JOSEPH PELA RESTAURAÇAO!!!SEI Q ELE FOI UM PROETA DE DEUS!!!E FOI CHAMADO P SER SEU REPRESENTANTE OFICIAL P O MUNDO!!! EU SEI Q A IGREJA DE CRISTO FOI RESTAURADA NA FACE DESTA TERRA!!! EU SEI DISTO!!! argumentos... é p aqueles q nao tem DEUS CM seu REVELADOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vá embora e pare de tentar conversar e dialogar. Você já rendeu sua capacidade crítica e sua mente. Não tente fazer com que mais ninguém também o faça, porque não irá conseguir. Fundamentalismo mata.

      Excluir
    2. André St.

      A cegueira da maioria dos mórmons chega ser delirante, com certeza você acredita em sací-pererê, mula sem cabeça, curupira, papai noel. O mormonismo estraga o ser-humano, é a pior droga que existe, pois contamina o espirito, que grande mal fez JS para a humanidade, sua arrogância e cobiça , criou esta seita de manipulação e lavagem cerebral, através auto-sugestão e fé cega. Criando seres arrogante que ofendem , insulta em nome de um profeta adúltero, polígamo e mal intencionado.

      Excluir
    3. André "St",
      ("S"sem "T" testemunho , apenas convecido e manipulado.)

      Mesmo pensamento de Bin Laden, fundamentalista louco, a mente já foi tomada, tá tudo dominado , vc é capaz de ficar um dia inteiro tentando provar as loucuras de JS. Saia deste estado letárgico, e de bloqueio mental,que você vive. O Universo é muito maior que este mundinho mórmon que você vive. A igreja mormon, ela somente representa 0,00002% da população mundial, muito, muito insignificante.

      Excluir
    4. Não é isso que vocês demonstram. É tão significante que tem até blog dedicado a ela.

      Excluir
    5. Devem existir blogs que tratam sobre os anões albinos do norte do Suriname, não tenha dúvida. Mas isso não prova nada, não diz nada.

      Excluir
  24. SABE "DB"... VC É UM MEDROSO!!! UM MEDROSO Q VIVE SE ESCONDENDO ATRAS DE INICIAIS!!! ATRAS DO ANONIMATO Q A INTERNET PROPORCIONA! VC É TAO HONRADO E TEM TANTO DE CREDIBILIDADE QTO A POSIÇAO DE SUAS OPINIOES!!!

    É NITIDO Q VC NAO TEM CM REFUTAR A VERDADE! É CLARAMENTE VISIVEL! É MELHOR EU IR... "P SUA ALEGRIAAA!!!" rsrsrs

    CM EU TE DISSE " ARGUMENTOS NUNCA VAI TE LEVAR AO CONHECIMENTO DA VERDADE, O HOMEM NUNCA IRA CONHECER TODAS AS VERDADES POR SI MESMO!!!" TENHA A CERTEZA DISSO!!! DISTO EU SEI!!! É UMA VERDADE ETERNA!!!

    JA RENDI MINHA CAPACIDADE... ENGANO SEU!!!
    A QUESTAO É... NAO VOU PERDER MAIS MEU TEMPO AQUI... PQ NAO VALE A PENA! O TINHA Q DIZER JA DISSE! E ISSO BASTA!
    ESTOU SATISFEITO! DISSE O Q TINHA Q DIZER.
    TUDO Q DECLAREI, FOI DE ACORDO C O Q EU SEI, C A MAIS PROFUNDA CERTEZA DE MEU SER!!! SINTO Q CUMPRI MEU DEVER P C MINHA CONSCIENCIA E P C DEUS! NAO OBSTANTE, Q ISTO SIRVA DE TESTEMUNHO CONTRA TI, PERANTE DEUS NO ULTIMO DIA. E ESTAS SAO AS ULTIMAS PALAVRAS Q DEIXO A TI, PERANTE TODOS!


    QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE SUA ALMA


    André santos
    Salvador Bahia Brasil
    andreljsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe qual é o seu problema André? Fanatismo! Você é daqueles caras que tem muito tempo de igreja e o falso ensinamento do mormonismo já impregnou sua mente. Essa igreja sud não restaurou nada da Igreja de Jesus Cristo primitiva! Como posso provar? Leia o Novo testamento e comprove se a Igreja Primitiva tinha templos, dízimos, batismos pelos mortos, casamento celestial, garments, capelas, sacerdócio, altar, cleros e leigos etc. Isso tudo a igreja sud importou do judaísmo. Fui membro da igreja sud por 11 longos anos. Por 11 anos satanás riu da minha cara. Caí fora e hoje sou convertido somente a Cristo. Lembra quando o Apóstolo Paulo avisou que o lobo iria se infiltrar no meio dos cristãos para confundir com vãs filosofias e sutilezas de homens? (Colossenses 2:8)? O lobo está infiltrado no mormonismo! Não só o lobo como uma alcateia inteira. Meus familiares são mórmons e quando eu falo para eles que só Jesus pode salva-los, eles respondem que eu estou com demônio. Você acha André, que minhas palavras são de um endemoniado?

      Excluir
  25. Muitos comentários...
    Pessoal, Joseph era um homem passivel de erros como qualquer outro... Era outra época... Realmente eram todos brutos.

    E Jesus, não bateu em várias pessoas e expulsou do templo?
    E mesmo, quem garante que tudo isso que foi relatado não é mentira? Pode ter sido feito por pessoas que detestam o mormonismo....

    Apresentem provas, não essa ladainha....

    ResponderExcluir
  26. Adorei este site aumentou meu testemunho sobre Joseph Smith e a Restauração. Sei com certeza que Joseph é um profeta verídico. A parte do racismo me trouxe muita luz.

    ResponderExcluir
  27. É mesmo muito engraçado como mudando a história temos duas medidas, olha que interessante, o salvador com um relho bateu em várias pessoas no templo, Paulo bateu no rosto de Pedro quando este descriminou os Gentios após a revelação, Pedro com uma espada (o que um apóstolo fazia com uma espada? era para se defender de ladrões, coisa muito comum na época)e se eu for pro velho testamento não saio daqui hoje. Joseph era desde sempre lutador renomado (estou falando de esporte como na maioria das citações acima) e por favor, alguém na casa dele o desmoralizando e o homem não tem o direito de se defender. Vai ler a bíblia e me responde se os antigos profetas não fariam isso. Apóstolos contemporâneos processando ele? Você deve estar brincando, eles apostataram, fariam de tudo pata prejudicá-lo. Tenho pena de você por tentar ensinar doutrina sendo tão ignorante na mesma.

    ResponderExcluir
  28. Pena que ele não esta aqui para chutar a bunda do Silas Malafaia e Edir Macedo, e a sua também.

    ResponderExcluir