Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


domingo, 9 de janeiro de 2011

Não Aprenda - Ou Aprenda, Mas Não Pense

 
 
 
Dallin H. Oaks, um apóstolo da igreja SUD, ensinou:


"Outra ilustração de como os nossos pontos fortes podem causar nossa queda está relacionada à atividade de aprendizagem.

 
"Um desejo de conhecer é certamente uma grande força. A fome de aprender é louvável, mas os frutos do aprendizado tornam uma pessoa particularmente suscetível ao pecado do orgulho.

"Assim o fazem os frutos de outros talentos e realizações, tais como nas áreas de atletismo e das artes. É fácil para os sábios e os realizados esquecerem-se as suas próprias limitações e sua total dependência de Deus.

"Realizações no ensino superior trazem às pessoas muito reconhecimento e verdadeiros sentimentos de auto-suficiência. Mas devemos lembrar-nos das frequentes advertências do Livro de Mórmon, para não nos orgulharmos de nossa própria força e sabedoria, para que não sejamos abandonados à nossa própria força ou sabedoria." (ver Alma 38:11; Alma 39:2; Hel 4:13; Hel 16:15).


"Da mesma forma, ao referir-se "àquele plano de astúcia do maligno", o profeta Jacó observou que quando as pessoas são "estudadas", o que significa que eles têm conhecimentom "elas pensam que são sábias", o que significa que elas pensam que têm a capacidade de aplicar sábiamente seu conhecimento. 

"Pessoas que pensam que são sábias, desta forma "não ouvem o conselho de Deus, pois o colocam de lado, supondo que sabem tudo por si mesmos." Nessa circunstância, o profeta disse:

"sua sabedoria é insensatez e não lhes traz proveito. E eles perecerão. Mas ser instruído é bom se ouvires os conselhos de Deus."(2 . 9:28-29).

(Dallin H. Oaks, Our Strengths Can Become Our Downfall,” Ensign, Oct 1994, 11)

Note que sempre após o estímulo ao estudo há um "mas",  "porém", além da afirmação que quem consegue qualquer vitória, facilmente se esquece de Deus! (grifos nosso) 

Além disso, se uma pessoa instruída não consegue aplicar sabiamente seus conhecimentos, certamente houve algo muito errado em seu aprendizado!
Adendo: veja como Joseph Smith seguiu perfeitamente estes exemplos (mesmo sem estudar) AQUI.
 
Em uma Conferência em 2004, Joseph B. Wirthlin também afirmou:
"Algumas pessoas se exaltam acima de Deus e Seus servos ungidos devido à experiência e conhecimento secular que acumularam. Jamais devemos permitir que nosso intelecto seja colocado à frente de nosso espírito.

"Nosso intelecto pode alimentar nosso espírito, e nosso espírito pode alimentar nosso intelecto, mas se permitirmos que nosso intelecto tenha precedência sobre nosso espírito, tropeçaremos, seremos críticos e até talvez perderemos o testemunho.

"O conhecimento é muito importante e é uma das poucas coisas que nos acompanharão em nossa vida futura (DeC 130:18-19). Devemos aprender sempre. Entretanto, precisamos ter o cuidado de não pôr de lado nossa fé nesse processo, pois a fé na verdade aumenta nossa capacidade de aprender". 2 Néfi 9:28-29,42. (Joseph B. Wirthlin, Conferência de Outubro de 2004, p. 102).

Vemos que os "porém"  e "entretanto" continuam...

Esses ensinamentos, muito mais radicais, vem desde o início da igreja. Wilford Woodruff, o quarto presidente da igreja, afirmou:
"Agora, o que quer que eu tenha obtido em conhecimento, buscando e estudando com respeito às artes e ciência dos homens - sejam quais forem os princípios nos quais eu esteja absorvido em minhas buscas científicas, ainda, se o profeta de Deus me disser que um certo princípio ou teoria que eu aprendi não é verdadeiro, eu não me importo quais foram as minhas idéias, devo considerar minha obrigação, como sugestão do meu lider, abandonar aquele princípio ou teoria." (Wilford Woodruff, in Journal of Discourses, Vol. I., page 83. April 9, 1857)

Outros discursos conhecidos e já citados neste blog:
“Quando nossos líderes falam, todo o pensamento já foi feito” (Improvement Era, June 1945, p. 354).

“Quando os profetas, que são inspirados pelo Espírito Santo, falam, suas palavras são preferíveis a qualquer outra afirmação” (Teachings of the Living Prophets, p. 18). 

Conclusões:

Vários membros dizem que a Igreja SUD estimula a buscar conhecimento.  

Isto é parcialmente verdade. Pelos discursos acima, vimos que há um certo uso do medo:

"se você usar seu conhecimento, perderá sua fé... será tolo...use a fé antes do conhecimento..."

Há também um outro ponto: os homens, quando completam 18 anos, são instruídos (na realidade, estimulados e pressionados pela família e pelos membros da igreja) a perderem a chance de obter conhecimento secular em troca de uma missão de 2 anos. 

Quando alguns poucos optam pela universidade ao invés da missão, exatamente como o Presidente atual da igreja, Thomas S. Monson o fez, são condenados e julgados por seus parceiros de fé como errados e fracos de espírito, enquanto os ignorantes estão certos, já que são maioria.

O maior problema é quando uma igreja é aparentemente  intelectualizada, mas impede que se leia e aprenda coisas sobre sua própria história, distorcendo-a e muitas vezes apagando-a dos livros oficiais.

 Portanto, a realidade, dentro da igreja SUD é a seguite:

Não aprenda.

Aprenda, mas não pense.

Pense, mas pense apenas de uma forma limitada...
Pense, mas se dissermos algo, desista de tudo o que já pensou e acate totalmente o que dissemos.

4 comentários:

  1. MUITO BOM O BLOG, SOU UM EX MEMBRO DA IGREJA E SOFRO COM O PRECONCEITO. PARABENS PELA CORAGEM. A VERDADE ACIMA DE TUDO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! e muito obrigado pelo seu esforço em abrir os olhos das pessoas
    que ficam cegas quando conhecem os missionarios e se deixam levar pelo tal testemunho deles e a conversa bonita;eles falam o que todos querem ouvir.
    Na realidade os meninos pensam que estão fazendo a obra de Deus,são ensinados quando ainda crianças a prepararen-se para isto,ou quando jovens assim que conhecem a igreja.
    Os líderes dizem que é um mandamento divino fazer a tal missão,mesmo que custe seu emprego ou faculdade!
    .
    Durante as aulas se alguém faz uma pergunta polêmica,o(a) instrutor(a)diz ao irmão (a) depois conversaremos separadamente após a aula.
    Mas a duvida pode ser geral,a verdade é que não podemos discordadr dos pensanentos e decisões dos líderes;isso mesmo aja sem pensar.
    Os líderes ensinam que não devemos ler nada,nem livros nem blogs,sites,que esclarecem estas duvidas referntes sobre a igreja,pois dizem ser mentiras e que enfraquecem o testemunho dos membros!
    Ora quem não deve não teme!
    Fui membro da igreja por 14 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo...fui membro por 13 anos, qualquer discordância sobre alguma doutrina dos mórmons lá dentro você é ou é olhando de canto de olho. Dei aulas no princípios do evangelho e tinha um líder junto quando vc dizia algo que saísse um pouco fora pronto já era um carnaval. N averdade eles fazem uma lavagem cerebral na pessoas príncipalmente naquelas que usam anta olho ou seja vc pesquisa investiga descobre as farsa vc é apóstata.....

      Excluir
    2. És Tó Tó, por isso volta.

      Excluir