Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Regras das Roupas do Templo e Garments

As regras a seguir dizem respeito às roupas do templo e garments, que os membros com investidura devem usar. TODAS as regras foram extraídas do Manual Geral de Instruções (Vol. 1, pp 69-70).

---------------------------------------------------------------------

Roupas para Serem Usadas Quando se Vai ao Templo

Os membros devem ir ao templo vestidos de modo adequado para entrar na casa do Senhor. Não devem usar roupa esporte ou ostentar jóias ostensivas.


Aquisição de Roupas do Templo e Garments

Os membros devem trocar-se no templo e vestir roupas brancas para participar das ordenanças. As roupas do templo podem ser compradas nos centros de distribuição localizados nas proximidades de muitos dos templos. Muitos templos também dispõem de roupas do templo para alugar. Se o templo não tiver um serviço de aluguel de roupas, os membros precisam levar suas próprias roupas.

Os templos que têm roupas para alugar fornecem-nas de graça para missionários de tempo integral que estiverem recebendo sua própria investidura e durante sua permanência no centro de treinamento missionário.

É preciso uma autorização da Primeira Presidência para a distribuição e venda de garments. Existem garments de diversos modelos e tecidos. Eles podem ser comprados nos centros de distribuição ou, em alguns lugares, por entrega postal. Os membros com necesidades especiais podem entrar em contato com o centro de distribuição para fazerem seu pedido.

Quando necessário, o bispo e o presidente da estaca devem instruir os membros sobre como comprar roupas do templo e garments. Os secretários adjuntos da estaca e das alas podem ajudar a dar essas instruções e auxiliar os membros a fazerem o pedido de roupas.


Confecção de Roupas do Templo

Os membros podem confeccionar suas próprias roupas do templo ou as roupas de um membro da família desde que tenham recebido sua investidura ou possuam uma recomendacão para o templo a fim de receberem sua própria investidura. As instruções encontram-se no livreto Instruções para Confecção das Vestes do Templo, que pode ser adquirido pela presidente da Sociedade de Socorro da estaca por meio do Departamento do Templo ou do escritório de área. Os membros que confeccionarem suas próprias roupas do templo devem fazê-lo sob a direção da presidente da Sociedade de Socorro da estaca.

Os membros não podem confeccionar seus próprios garments.


Uso e Cuidado com os Garments

Os membros da Igreja que foram vestidos com o garment no templo têm a obrigação de usá-lo de acordo com as instruções recebidas na investidura. Ao emitir uma recomendação para o templo, os líderes do sacerdócio devem ensinar a importância de se usar o garment de modo adequado. Os líderes também devem enfatizar as bênçãos relacionadas a esse sagrado privilégio. Essas bênçãos estão condicionadas à dignidade e a fidelidade no cumprimento dos convênios do templo.

O garment é um lembrete constante dos convênios feitos no templo. Se for usado de maneira adequada, ele proporciona proteção contra a tentação e o mal. O uso do garment também é uma manifestação externa de um compromisso pessoal de seguir o Salvador.

Os membros com investidura devem usar o garment do templo dia e noite. Não devem removê-lo, completa ou parcialmente, para trabalhar no quintal ou em outras atividades que possam ser adequadamente realizadas com o garment por baixo da roupa. Também não devem retirá-lo para ficarem à vontade em casa, vestindo apenas um traje de banho ou roupas indecorosas. Sempre que tiverem de retirar o garment, como quando forem nadar, devem vesti-lo novamente assim que possível.

Os membros não devem ajustar o garment ou vesti-lo de modo contrário às instruções recebidas, no intuito de adaptá-lo a diferentes estilos de moda. Quando forem usados garments de duas peças, os membros devem sempre vestir ambas as peças.

O garment é sagrado e deve sempre ser manuseado com respeito. Os membros devem manter seus garments limpos e em ordem. Não devem alterar o modelo autorizado do garment. Também não devem exibi-lo nem deixá-lo à vista de pessoas que não compreendam seu significado.

Os membros devem basear-se nesses princípios e na inspiração do Espírito Santo para responderem suas próprias perguntas a respeito de como cuidar do garment e de como usá-lo.


Garments e Roupas do Templo para Membros com Deficiências

Para os membros restritos ao leito ou com graves deficiências físicas, podem ser feitas as adaptações necessárias no uso do garment. Se seu uso for recomendado pelo bispo do membro, existe um garment confeccionado no templo no formato de uma camisola de hospital, para ser usado por pessoas restritas ao leito, que pode ser adquirido por meio de um pedido especial.

Existem mantos do templo mais curtos para atender às necessidades dos membros que usam cadeira de rodas.


Como Desfazer-se do Garment e das Roupas do Templo

Para jogar fora os garments do templo gastos, os membros devem recortar e destruir as marcas. Em seguida, devem cortar o tecido restante, de modo que ele não possa ser identificado como um garment. Uma vez removida as marcas, o tecido deixa de ser considerado sagrado.

Para jogar fora as roupas do templo gastas, os membros devem queimá-las ou alterá-las de forma que seu uso ou formato original não possa ser reconhecido.

Os membros podem doar os garments e as roupas do templo que estejam em boas condições para outros membros dignos com investidura. O bispo pode ajudá-los a identificar as pessoas que precisem dessas roupas. Os membros não podem, em hipótese alguma, doar os garments ou as roupas do templo para a Deseret Industries, o armazém do bispo ou para instituições de caridade.

58 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu vim aqui saber pq minha prima missionária retornada vai casar e vamos fzr um chá de lingerie, eu me batizei a um tempo atrás, me arrependi entrei sem saber de muita coisa da igreja, sabia o básico, hoje eu n sei se acridito no Deus da bíblia, existem diversas religiões pelo mundo, pq o cristianismo é a correta? Pq A igreja dos santos dos últimos dias é a única verdadeira, mórmon é um modo de vida, vc compra coisas do templo paga dízimo e têm funcionários q ganham mt bem nos escritórios da igreja... Sla não gosto mt de religião, é um motivo pra humanidade criar conflito, por mim faço minha parte, não crucifico ninguém, respeito a opinião alheia e as crenças individuais, apenas quero paz entre diferentes grupos de pessoas e quero q todas possam ser do jeito que são em paz

      Excluir
  2. Você diz: "Sou membro ativo de A Igreja de Jesus Santos dos Últimos Dias."

    Ainda continua????????????
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sim, ainda continuo.

    Continuo porque ainda existem muitas coisas na Igreja pelas quais eu me interesso. A minha família e amigos, por exemplo. Quero que algum dia todos possam conhecer a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que você ainda continua na igrja???? Nossaaaaa!!!!! Pode a luz ser cumplice das tervas?? Estou estudando e admirando seu blog até agora pois sou um ex mormon, para depois eu você afirma que continua??? Misericordia, saia dessa meu irmão, aproveite seus conhecimento e ponha-os em pratica e tire seus familiares e amigos dessa seita... Não continue fazendo isso, pode me dizer algo? "E NÃO SEJAIS CÚMPLICES NAS OBRAS INFRUTÍFERAS DAS TREVAS; ANTES, PORÉM, REPROVAI-AS." Efésios 5:11

      Excluir
  4. SERÁ Q VALE APENA ACOMPACTUAR COM UMA MENTIRA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é VC para dizer se é mentira ou verdade. Pode esclarecer.

      Excluir
  5. A Igreja faz com que as pessoas que passem por ela vejam o mundo de uma forma binária: ou tudo é FALSO, ou tudo é VERDADEIRO.

    Talvez não exista nada realmente verdadeiro, e nada completamente falso. Não compactuo com a mentira, e é por isso que criei este blog. Sempre quando posso sou franco em relação à doutrina SUD.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não entendi...ou não consegui entender qual sua posição!?
    De que lado você está...de Deus ou contra Deus?
    Teu blog está combatendo a igreja Dele...a igreja de Deus...e você ainda diz que é membro ativo!

    ResponderExcluir
  7. Meu blog não está combatendo nada além da ignorância.

    Existem milhares de membros como eu, eu não acredito que a Igreja seja a "única verdadeira", e tenho ótimos motivos para isso.

    Na realidade, todos pensam que a sua visão é a correta, é a que Deus aprova. A maioria das pessoas precisa dessa ilusão.

    Você acha que sua religião é a única que Deus aprova? Adivinhe só: quase todas as religiões são assim, nada de novo.

    O Blog tem por objetivo ajudar as pessoas que estão descobrindo a verdade, descobrindo coisas que não são ensinadas nem no Seminário, nem no Instituto. Realmente duvido que alguém que conheça os problemas doutrinários e históricos da Igreja continue tendo um "testemunho".

    Aproveite o blog, só por você ter se interessado em pesquisar sobre a Igreja na internet, já há grandes chances de você mudar de opinião. Nunca deixe que pensem por você.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com você,sou membro ativo e tenho essa mesma convicção,ou tudo está certo ou tudo está errado.eu nunca consegui acreditar em joseph smith,nunca consegui acreditar que a igreja é única verdadeira,eu gosto de ir na igreja,é a única que tem o livro de mórmom,e a única que tem outras escrituras fora a biblia,mais não é a única verdadeira não,eu também não acredito no livro de mórmom não,e usar essas roupas me deixava até mal,não uso mais,e continuo indo na igreja,eu tenho um filho que está na missão e isso me deixa feliz,por ele está testemunhando de cristo,mais sei que fala de joseph smith,mais ele não tem culpa foi isso que ensinaram pra ele,sei que um dia ele vai ter a mesma compreenssão que eu,obrigado pois me sinto como você,enganada,mais não é só eu não tem milhres de pessoas assim só não tem coragem de falar.,.,um abraço.,.,

      Excluir
    2. Se não suportam a verdade aqui na terra, não estão preparador para uma gloria celestial, então morram e vivam felizes para sempre nas trevas exteriores, pois provaram da verdade e ainda sim a negam.

      Excluir
    3. Quem não suporta a verdade aqui na Terra é você, meu caro: precisa ficar inventando contos de fadas para encontrar alguma segurança. Sem mais.

      Excluir
    4. a verdade é uma só irmão wesley a palavra de DEUS,cuidado irmão por que os que mais conhecia a lei foi criticado por cristo(os fariseus)sem mais.,.,

      Excluir
    5. Neste blog só tem falsos profetas, e daqui não sairá nada de bom visto que nada enaltece a Cristo e a Deus, a única coisa que sobressai é o vosso eco e palavras ocas sem qualquer sentido práctico de progresso da fé.

      Excluir
    6. Eu concordo com vc! Eu acredito que a Igreja seja a Igreja de Jesus Cristo, mas eu não acredito que é a unica e verdadeira e que a unica que os membros serao salvos, pois o Pai Celestial nos julgará pelas nossas obras e pelo o que sabemos.. Há pessoas maravilhosas de outras Igrejas e que seguem mais os mandamentos do que as pessoas sud isso é relativo de cada um, mas uma coisa que eu sempre tenho comigo, DEUS NÃO NOS JULGARA E NEM SALVARÁ POR PLACA DE IGREJA!!!!

      Excluir
  8. Apenas acho que algumas coisas são sagradas demais para serem reveladas, não são segredos, são sagradas.
    Pessoas são curiosas demais e acabam defamando de modo errado uma coisa que não sabe realmente o que é.
    Muitas pessoas entram na igreja apenas para bisbilhotar, fingem ser uma coisa que não é...apenas para acabar com a moral e a doutrina da igreja. Acho que vc é uma dessas pessoas, diz que é membro digno e ativo mais passa informações sagradas pela internet, um meio de comunicação arrado.
    Não acredito que seja fiel, e nem que honre a verdade, se vc mesmo diz que não acredita em tudo e só parte do que é encinado...
    O Senhor disse: SIM SIM, NÃO NÃO, O QUE PASSAR DISSO É MALIGNO...
    Ou vc é uma coisa ou é outra, não da pra ficar no meio, defamando a crença das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.
      O dono desse site vai sentir a força de deus pelos maus atos que ele fez.
      Não dá pra ficar em cima do muro, um lado deus e a verdade, do outro o diabo, vc está em cima, mas o muro é de satanás e vc vai com ele.

      Excluir
  9. Eu não consigo conceber Jesus Cristo dizendo algo do tipo: "Olhe, isso eu vou mostrar só pra você, isso é sagrado demais para ser revelado pra pessoa ali do lado". Nenhum de seus atos foi feito às escuras, e duvido muito que ele aprovaria esse tipo de comportamento.

    PS: Eu não "entrei" na igreja, eu não sou converso, sou membro nascido e criado na igreja.

    Eu não fingo ser nada, não boto aqui a máscara de mórmon perfeito, nunca disse que sou digno de algo, porque sei que tenho defeitos. Mas realmente detesto quando pessoas que nem me conhecem vem me dizer se sou digno ou não.

    Jesus Cristo, esse que você deveria ter aprendido na igreja a respeitar e louvar como nosso salvador e redentor, jamais julgaria uma pessoa, jamais segregaria alguém por sua "dignidade".

    E sobre a escritura em que ele diz: "Sim, sim, não, não, o que passar disso é maligno", no contexto, ela é utilizada pra ensinar que nós não precisamos sair jurando e prometendo, mas que nossa palavra deve bastar, quando dissermos "sim" é sim, e devemos cumprir, o mesmo com o "não". Não entendi porque utilizou essa escritura, talvez porque não compreendeu a aplicação dela.

    Não estou difamando a crença de ninguém, estou expondo meu ponto de vista. Ninguém é obrigado a vir aqui olhar meu blog, nunca tratei com desrespeito ou descortesia ninguém aqui. Ao contrário da maioria dos meus "irmãos" SUD, que vem aqui e só sabem julgar, ofender e praguejar. Infelizmente nenhum jamais pode me apontar algum erro, ou ao menos esclarecer seu ponto de vista. Todos agem da mesma forma, simplesmente porque foram doutrinados para agir dessa maneira, agem como crianças teimosas insistindo que o Papai Noel existe e é verdadeiro. Mas não tem argumentos sustentáveis para isso.

    E o que você faz olhando coisas "sagradas" do templo na internet? Você diz que eu estou errado em expor aqui, mas acaba sendo quem vem olhar e bisbilhotar. Acho isso no mínimo hipocrisia.

    ResponderExcluir
  10. pq vc perde tanto tempo contra os mormons?!?!? pq simplismente não escolheu outra religião e/ou seita?!?!?

    ResponderExcluir
  11. e pq meu comentario deve ser aprovado, afinal?!?! só a sua opinião "contem toda a verdade"?!?!?

    ResponderExcluir
  12. Pra começar, eu não "perco" meu tempo com os "mórmons". Eu sou mórmon, de uma das primeiras famílias que se converteram no Brasil. E é justamente por isso que acho que posso contribuir em alguma coisa, ajudar aquelas pessoas que estão descobrindo a verdade.

    O objetivo do blog, é ao mesmo tempo fornecer informações, e ajudar as pessoas que estão finalmente se libertando de anos de doutrinação. Assim como eu passei por isso, muitas pessoas ainda irão passar, e eu, com este blog, tento ajudá-las nesse processo.

    ResponderExcluir
  13. Não, minha opinião não contém toda a verdade. E estou certo que talvez não exista aquilo que nós chamamos de "verdade". Acho válido que todos possam se expressar, e é por isso que publico os comentários.

    ResponderExcluir
  14. Se O Senhor não segrega ou seleciona pessoas para dar informações mais elevadas, por que é que ele só chamou Pedro, Tiago e João pra acompanharem ao Getsêmani? Por que ele seleciona. Existe a nossa maneira, existe a maneira do Senhor. O evangelho de Cristo fere costumes e culturas milenares e atuais. Quente ou frio, no morno só se for em outro credo.

    ResponderExcluir
  15. A filosofia acredita que não existe verdade absoluta. É o mesmo que dizer que não existe homem absoluto, como se todos fossem meio gays. Sem verdade absoluta, sem onisciência. Sem onisciência, sem onipotência. Sem onipotência, sem onipresença. Sem tudo isso, sem o Deus dos Cristãos. -Essa é pra todos aqueles que se sentem melhor vindos dos macacos.-

    ResponderExcluir
  16. Não entendi a primeira parte do comentário. Aprender a fazer um silogismo deveria ser prioridade para alguém que diz saber o que a Filosofia "acredita".

    Mais uma vez, evolução das espécies... o pessoal não muda o disco nunca. Apenas te digo que negar a evolução é negar a história. E os homens não vieram dos macacos, eles tiveram um ancestral comum.

    Aí vai um experimento legal: se olhe no espelho e me diga que animal você parece. Não parecerá um passarinho nem um cachorro, e sim, adivinhe: um primata! Porque é isso que nós somos.

    Compartilhamos 98% do nosso DNA com chimpanzés. Se um alienígena chegasse na Terra ele não conseguiria distinguir a Angelina Jolie da Macaca Chita.

    A questão não é se eu me sinto melhor ou não, e sim qual é a verdade. Posso me sentir melhor achando que tenho uma mina de diamantes no meu quintal, mas isso não se tornaria verdade por fazer eu me sentir melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então diz que deus era/é um macaco?
      O pior é que nasceu numa "das primeiras familias a se batizar no brasil" e continua com burrice, esse cara deve ter depressão ou é uma criança fazendo o primeiro blog, moss vai trabalhar, cuidar de sua vida que deus te poupará mais do que ficar difamando a imagem da igreja aqui.

      Excluir
    2. Quem diz que Deus é um primata não sou eu, e sim Joseph Smith. Joseph disse que deus tem um corpo de carne e ossos como o nosso. Veja bem, COMO O NOSSO. O que por implicação significa 98% chimpanzé, que nem o nosso. Deus é sim um primata segundo a doutrina SUD.

      Excluir
  17. Amados irmãos.
    O Senhor é um Deus Universal e não apenas de algumas pessoas.
    A Verdade, está espalhada um pouco em cada lugar, entretanto a totalidade dela só pode estar em um lugar, onde as coisas de Deus são colocadas por inteira e e pedido a quem deseja participar, que realmente siga.
    A Igreja de Jesus Cristo é a única que o mesmo Sacerdócio do profetas antigos atua hoje. É a única, onde o pecador, tem a chance de se arrepender realmente e não ter a sua cabeça alisada.
    É a única onde não cultuamos as leis dos homens ou homens ou imagens ou costumes.
    Pensem bem antes de falar sobre Cristo....Não existe 3 opção...apenas 2....ou está com Cristo ou com Lucifer (ou será que ouve uma terceira divisão no céu e não sabemos ????).

    ResponderExcluir
  18. "Eu não consigo conceber Jesus Cristo dizendo algo do tipo: "Olhe, isso eu vou mostrar só pra você, isso é sagrado demais para ser revelado pra pessoa ali do lado". Nenhum de seus atos foi feito às escuras, e duvido muito que ele aprovaria esse tipo de comportamento"
    Obviamente que não e dizer que panos, sejam eles quais forem, são sagrados é idolatria das grandes!
    Quando se diz que algo é sagrado e reservado somente para alguns saberem é acepção de pessoas e Jesus não o fez e não o faz!
    Um comentarista citou a Bíblia, quando disse sobre as palavras de Deus "sim sim e não não", mas porque ela não cita a Bíblia quando esta claramente desmente o que um homem um dia resolveu escrever e dizer que são revelações de Deus????
    Afff, citando a verdadeira palavra de Deus "quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas".

    ResponderExcluir
  19. olha eu sei que é dificil sair da igreja,pois ela exerce uma pressão psicologica em vc,creio em DEUS JESUS CRISTO E NO ESPIRITO SANTO ISSO BASTA vc ainda vai na igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Já estou inativo faz alguns meses. Não irei mentir e dizer que tudo é um mar de rosas, que foi maravilhoso minha saída, porque não o foi. A pior parte é, com certeza, a perda dos amigos.

      Excluir
  20. Li varias matérias do seu blog, pra ser sincera eu estou ha 2 dias lendo, e lendo e lendo, algumas coisas fiquei pensando, mais sabe de uma coisa, se a gente acreditar em tudo que lê por ai, realmente a gente enlouquece, uma pergunta faco a dona do blog, vc diz que foi umas das 1 familias no rio e ase converter, entao deve ter uma super base da religiao mesmo, e pelo visto vc tem nao duvido disso. Mais ai pensei o Senhor disse que a verdade iria ser confundida da maneira mais inteligente,iriamos duvidar mesmo, ser testados, entao minha duvida meio que vai embora, quando lembro disso.
    Nao sei o que fez vc nao querer mais participar das coisas que aprendeu desde crianca, se um dua quiser conversar de forma mais particular so me falar..

    abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu acho que é importante para você: continuar lendo. É claro que não podemos dar crédito a tudo o quanto lemos por aí, mas você deve prestar atenção nas fontes utilizadas. Aqui no blog, por exemplo, grande parte é da própria igreja. Nunca deixe suas dúvidas apagarem, elas é que poderão te libertar. Sim, é complicado, principalmente no começo, e tendemos a achar que tudo não passa de mentiras ou apenas uma espécie de "teste". Siga em frente, continue na busca.

      O que me fez não querer mais participar da igreja como um todo? Bem, tantas e tantas coisas, uma lista enorme. Mas o principal é isto: a igreja não é, nunca foi, e nunca será o que afirma ser; simples assim. Essa ilusão sendo destruída, o resto cai naturalmente.

      abs

      Excluir
  21. olá db como vai?vc disse que foi dificil vc sair da igreja,lhe pergunto valeu apena?eu estou nessa transição,mais não tenho certeza ainda se deixo de ir a igreja,tem mais de 10 anos que sou membro,e as duvidas quanto a veracidade da igreja só aumenta,estou estudando teologia para aprender mais sobre a biblia,será que vou encontrar um caminho?bjoss.,.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá atenta sobre tudo!

      Olha, posso dizer que sim, valeu a pena. O problema é tomar a decisão de parar, e quando tiver forças pra tomar, suportar a pressão que os amigos/parentes fazem. O melhor é deixar bem claro o porquê, já desde o começo. Por exemplo, eu avisei exatamente o meu bispo sobre os motivos da minha saída, que eu não estava saindo por ser fraco, pecador, ou qualquer outro termo pejorativo, e sim por estudar franca e cuidadosamene a história da igreja e descobrir que ela não é verdadeira. Isso pode poupar muitas dores de cabeça, e com certeza faz com que as pessoas não insistam demais para você voltar, já que sabem que é uma decisão, e não simplesmente "ficar" inativo.

      Outra coisa que eu queria dizer, mas que pode ser meio complicado de compreender, principalmente agora, numa situação difícil, é que eu não vejo nada, nada de especial na Bíblia. É claro que Jesus foi um grande homem, um grande líder espiritual, mas olhe quanta carnificina existe nos livros da Bíblia, quanto preconceito, racismo, xenofobia, misoginia, etc. A lista poderia continuar. Acho que o caminho normal para quem começa a investigar é eventualmente perder a fé também na Bíblia, e com bons motivos.

      um abraço

      Excluir
    2. Só Cristo te poderá julgar, mas negar o teu Irmão mais velho não traz nada de bom.

      Excluir
  22. quais os motivos de perder a fé na biblia?gostaria de saber por que a dúvida das coisas é muito grande,um abraço.,.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, são muitos motivos. Como já citei no outro comentário, a moralidade (ou a falta dela) na Bíblia é duvidosa. Sem contar nos absurdos como Adão e Eva, Arca de Noé, idade da Terra, o Sol parando para Josué vencer uma batalha, Torre de Babel, etc. Tudo isso não passa de mitos. Todos os povos tem os seus, não há nada de especial nos mitos judaicos, do qual o cristianismo se vale.

      O mesmo eu poderia dizer do Novo Testamento. Tudo o que nós veneramos em Jesus foi escrito post mortem por pessoas que nem sequer o conheceram. Os evangelhos se contradizem, são inconsistentes e têm erros históricos e geográficos. E a própria ideia de redenção vicária por sacrifício humano me parece imoral. Eu não colocaria meus pecados num bode expiatório, e acharia imoral se alguém o fizesse. É complicado quando começamos a ver todos os problemas, mas, ao menos para mim, não há caminho de "volta".

      Se nós olharmos quantos deuses nasceram de virgens, quantos mitos foram criados com um deus que vem para a Terra, morre, e ressuscita no terceiro dia, ficaríamos impressionados que nossa sociedade ainda cultue uma história tão primitiva e recorrente.

      Com essas críticas eu não estou dizendo que é tudo mentira, que Jesus foi uma farsa ou algo do gênero. Só estou dizendo que parte da história e a divinização do Jesus humano fizeram e fazem parte de um sistema de controle e meio de propagação de poder de uma instituição, nomeadamente a Igreja Católica.

      É um mero detalhe histórico que nós estejamos falando do cristianismo e não de qualquer outra seita da época. O cristianismo foi a escolhida, a "bola da vez". Foi adotado como religião oficial do Império Romano e transformado em instrumento de opressão. Não há nada de divino nisso.

      Excluir
  23. olá db acho que vc perdeu a sua fé em DEUS e em JESUS CRISTO ,por que uma coisa é acreditar no homem,e outra é acreditar em DEUS,vc se decpcionou demais com a igreja e agora acha que tudo é errado,eu não estou assim,estou decepcionada com a história da igreja sud,mais a minha fé em DEUS e JESUS CRISTO continua,e só através da biblia que vou conhecer DEUS e JESUS CRISTO,isso é uma questão de FÉ,sei que vc tem razão em alguns de seus relatos que eu li(digo alguns por que não li todos)mais tenha fé em DEUS,por que deve ser muito triste viver assim,DEUS ama vc,fique em paz irmão,pois todos nós somos filhos de DEUS,a onde os evangelhos se contradizem?e tem erros geográficos,um abraço.,.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me coloco na sua situação. É exatamente como eu me sentia. Quando eu comecei a compreender tudo o que havia de errado na igreja eu tentava ainda me agarrar a uma ideia de Deus ou mesmo em Jesus.

      Nós não conseguimos simplesmente abrir mão de toda nossa fé de uma vez só. Freud disse no seu famoso livro O Futuro de Uma Ilusão, que o sentimento religioso é quase impossível de ser extirpado por completo, porque quem tomou soníferos durante anos nunca os conseguirá largar de uma só vez.

      No início eu não aceitava a ideia de não crer, de não ver um sentido maior ou algo assim. Mas o que eu preciso e devo buscar é a verdade, ou pelo menos tentar, e, bem, às vezes as coisas não são como nós esperamos que elas sejam, e temos que aceitar. Pelo menos é o que eu penso. Respeito todas as outras opiniões, mas é difícil para mim ver algo além. A questão não é o que me fará mais feliz ou o que seria melhor e me deixaria mais alegre, e sim a realidade.

      Os evangelhos se contradizem no relato da natividade, nos relatos da ressurreição, em certos relatos de milagres, que aparecem com variações. Os erros geográficos são, por exemplo, a ideia de a Terra ser plana. A ideia de o Sol parar porque gira em torno da Terra.

      abraços

      Excluir
    2. vou te fazer uma pergunta simples,vocÊ acredita em DEUS e em JESUS CRISTO?

      Excluir
    3. Resposta simples: não. Não do jeito como eu pensava antes.

      Excluir
    4. GENTE, NÃO ACREDITEM NO DONO DO BLOG, ELE É ATEU, E APENAS QUER QUE NOS TORNEMOS COMO ELE, ELE MESMO DISSE QUE NÃO ACREDITA MAIS EM DEUS, PELO AMOR DE SUA ALMA SAIAM DESSE BLOG AGORA!!
      DEUS PREFERE VOCÊ COM ELE.

      Excluir
    5. "Ele é ateu". Sim, e com muito orgulho, e mais, disposto a qualquer discussão e qualquer embate contra meu ponto de vista.

      Confesso que tive que rir com o pavor que você demonstrou. Isso apenas comprova o quão mente fechada e preconceituoso você é. Só publico seus comentários para que as pessoas vejam o nível em que os membros doutrinados podem chegar em seus absurdos.

      Excluir
  24. meu caro irmão a biblia diz sim sim,não não por que o que passa disso é do maligno,ou você acredita ou não acredita.,.,livre arbitrio obrigada pelas respostas até hoje,você tem me ajudado muito.,.,

    ResponderExcluir
  25. GutoMachado

    Olha a todos aqui, sou membro ativo da igreja, e muitas vezes não compreendo as razões de "ambos os lados" de todos os que comentam aqui(se é que lado seria um nome ideal) Mas para mim que creio no evangelho como ensinado na igreja Sud,(mas também tenho duvidas sobre muitas coisas), a vida é bela pelo fato de existir e poder exercer meu pensamento e sentimentos. O Fato para os que acreditam em Deus e na igreja, estes vivem pela fé que tanto na blíblia sagrada ou no Livro de Mormon ou qualquer outro ensimento religiso ou espiritual vai contra a razão, que é oque tem sido exposto pelo Blog. Não acredito que em sentido objetivo razão e fé não podem coexistir, mas que a razão é uma escolha de cada um( ou seja escolhemos aquilo que para nós e razão) e assim se creio em ter fé e seguir a razão que escolhi, sei que para mim individualmente a prova de minha fé não virá até que todo o processo da vida esteja terminado e venha o julgamento etal (conforme o plano de salvação). Para aqueles que duvidam da igreja Sud ou mesmo de Deus ele vivem sem a fé que os outros tem e ambos não se comprrendem pois conforme as escrituras fé é acreditar, confiar e esperar, já o conecimento geralmente visa uma conclusão satisfatória que tende a ser no fim absoluta. Portanto fé de um lado e razão de outra. Concordo com o blog quando nos incita a observar, estudar ler e livrar-nos do preconceito e mesmo tendo feito isso por anos continuo acreditando no evangelho. Tenho amigos que seguiram este caminho e se afastaram como de igual modo conheco ex ateus ou de outras religiões que hoje são membros. Minha conclusão é que seja qual for nossa escolha entre fé( dixando claro que não creio na fé cega e sem embasameto qualquer que seja) e aqueles que buscam provas ou fatos substanciais, não podemos combater-nos ou subjugar-nos a guerras. Lembremos que o mundo desde de seu começo tenta provar algo, mas até hoje sempre temos varias soluções, varias teorias e religiões. Nunca o homem prova nada, mas cada um escolhe as provas que quer. A vida deve seguir bela em um mundo pácifico que é a vontade de Deus( tanto o que sigo quanto muitos outros deuses... Questionar, inspirar ou libertar os outros de quaisquer que sejam pensamentos pode e deve ser pacífico e seja na fé ou na razão provada. Temos que entender que a verdade realmente existe, mas para encontra-la devemos pagar um preco que seja esforço, estudo, paciencia e tal, além de que a verdade pode ser limitada por nossos desejos, aspirações e fatores e fatos que vivemos...

    Desculpem se não fui claro, pq não sou bom escrevendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você quando fala de compreensão e aceitação do outro, Guto Machado. Se todos os membros SUD tivessem essa visão estaríamos evitando muitos problemas relacionados e fanatismo, racismo e misoginia.

      Mas não consigo deixar de ver uma contradição nisso, pois você, como SUD, precisa crer que tem acesso direto às doutrinas do criador, que tem a sua igreja, seu profeta, seu evangelho, etc. E que todo o resto das igrejas são, como supostamente Jesus teria dito a Joseph, "uma abominação" e que "seus pregadores se aproximam de mim com o lábio e não com o coração". Deve acreditar também que é o escolhido e que a igreja é a única verdadeira. Não me parece algo muito compreensivo de se dizer.

      Excluir
  26. EU NUM SEI NAUM VIU, EU KERO É VER NO ULTIMO DIA ESSAS PESSOAS KI NAUM CREEM EM DEUS, VAO LAMENTAR CHORAR VAO TENTAR SE ARREPENDER MAS NAUM TERAO MAIS TEMPO POIS O TEMPO DE AGENTE SE PREPARAR PRA HABITAR COM DEUS NOVAMENTE É AGORA

    ResponderExcluir
  27. Bem, não entendi muito bem...
    Mas realmente não há o que julgar, o que dizer.
    Temos nossa liberdade e só o Senhor conhece nosso coração. Para mim, não há como negar o Evangelho Restaurado. É algo pessoal mesmo, cada hino, cada Conferência Geral me faz sentir que realmente faz sentido, pois não há doutrina na terra que faça mais sentido pra mim, que me complete e que faça tudo valer a pena.
    Conheço bem a história da Igreja, sei que não existe história perfeita de nenhum povo da humanidade.
    Sei que os membros cometem erros, mas tem sido assim desde o início dos tempos.
    Tenho consciência de muitas coisas mas esse sentimento que tenho no fundo da minha alma não me abandona.
    Sei que esse é o evangelho real, sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus, que temos apóstolos hoje, enfim, sou convertida em tudo, e isso eu mesma busquei e sei pelo Espírito de Deus.
    Entrei nesse site para tirar uma dúvida que tinha em relação ao garmet, sobre doação, e consegui a resposta.
    Isso que importa.
    O resto não é comigo.
    Tenho aprendido a ser mais como Cristo, pois estou na Igreja verdadeira e não quero ficar na mesmisse.
    Abraço!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem a convicção na Igreja, outros tem a convicção fortíssima de que Maóme é o único profeta e o Corão é a palavra de Alá. As convicções pessoas, mesmo fortíssimas, não provam nada pois todos os membros de todas as igrejas/seitas também as possuem. Tem mais a ver com a maneira que os seres humanos pensam e sentem o que vivem do que com a realidade da doutrina em si.

      abs

      Excluir
    2. Silvia , esta mesma convicção sua , a tive por quase 40 anos, deixei me levar por sentimento e palavras , e a "certeza" do verdadeiro evangelho. Mas tive a coragem de abrir meus olhos para que eu realmente estava seguindo, felizmente consegui me libertar da caverna do mormonismo, e de tudo que é na verdade, uma lavagem cerebral. Infelizmente seu nível de lucidez chegou a quase zero, não consegue aceitar nada que não seja a favor do mormonismo e não consegue visualizar tantos erros e sujeiras . Acreditar em um livro com mais de 4000 alterações, um homem que casou com 33 esposas, entre elas menores de 14 anos e algumas casadas, todas as falcatruas relacionadas a essas pessoa, todas as mentiras que a igreja mórmon escondeu em baixo do tapete, o massacre de 122 pessoas a mando de Brigham Young, o racismo e várias outras histórias. Cada vez que leio comentários do tipo o seu , eu vejo como o mormonismo é perverso, é destruidor, a que ponto de falta de luz chega o ser humano. Abras seus olhos, quando falei quase zero de nível de lucidez , é que ainda acho que você pode abrir seus olhos, é somente tirar este orgulho e arrogância que seus lideres cultivaram em sua mente, seja humilde, o mormonismo é uma farsa.

      Excluir
    3. Caro irmao ou irmã. Quando uma verdade é absoluta? Para mim quando ela é inquestionável para mim, por causa de experiências que me deram um testemunho legítimo. Assim como para um cego curado, Jesus se tornou um Enviado de Deus para sua cura. Foi a igreja na minha, foi o Livro de Mórmon na minha, foi minha missão de 2 anos na minha, foi o meu casamento na minha vida, foram meus chamados em minha vida. A igreja de modo geral influenciou tanto minha vida para uma vida boa que tenho com os meus, que não me importa o que se descobre sobre o profeta vivo e nem os mortos. Cada um pague por sua vida. Minha fé está imutável, por não basear no que os outros lideres fizeram, fazem, nem farão, mas no que sei, provei e testificarei. Eu vi milagres irmao ou irmã em minha vida e na vida de outros, eu mesmo fui instrumento para alguns deles. Eu vi, soube e senti irmão, ninguém possui poder para o que vi sem ser de Deus. Eu não acredito por doutrinação. Eu acredito por fé e convencimento irmão. O que quero dizer é que ninguém humano participou desse meu testemunho. Agora o que os outros fizeram é problema deles com o Nosso Pai, assim como será meu problema e você também. Somos todos mendigos precisando da misericordia. Nao deixe a sabedoria dos homens mescladas com as escrituras turvar o que só voce passou na vida sozinho e sabe por si mesmo. Nao tinha ninguém irmao naquele dia, só você soube que foi interferencia divina. E só adquiriu por merecimento por ter guardado os mandamentos ensinados na "única e verdadeira" Igreja. Eu o amo pela oportunidade e sou grato por me permitir escrever o que sinto. Em nome de Jesus Cristo, amém .

      Excluir
  28. Ok, respeito seu ponto de vista.
    Como o amigo falou lá em cima, muitos têm convicções fortíssimas em outras doutrinas e tudo.
    Até mesmo aqueles que não acreditam na Igreja,também têm fortes convicções.
    A vida é assim. Com certeza Deus guiará a todos nós!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Verdade seja dita, a Luz incomoda muito as trevas.
    Quando estamos pulando a cerca, bebendo, maltratando familiares, passando as noitadas na gandaia ou qualquer coisa do gênero que a IGREJA DE CRISTO diz não ser correto, estas pessoas criticam a Igreja, porque querem continuar em suas vidas mesquinhas e de prazeres momentaneas. Se a Igreja liberasse a bebida, a pornografia, o adultério, etcc........com certesa os comentários aqui contra a Igreja não existiria.

    ResponderExcluir
  30. Não entendo tantas divergências, realmente está correto, essas coisas são sagradas, tudo exatamente como é, temos que ser dignos para entrar no Templo, todos podemos ter revelações pessoais, podemos pedir a Deus para nos dar sabedoria e entendimento para tudo...Devemos respeitar as escolhas, credos, raças...Vamos orar uns pelos outros, cada um tem seu testemunho de maneira diferente é inquestionável, não precisam divergirem a respeito de doutrinas, apenas peçam e terão as respostas.Que o pai celestial tenha misericórdia de todos nós para hoje e todo o sempre.Aos que tem falta de sabedoria eu simplesmente desafio a fazer como em Tiago 1:5-6 diz.

    ResponderExcluir
  31. Namorei um mórmom por 18 meses, com todas as intimidades. Ele dizia estar separado da esposa, mas não era divorciado. Tinha a impressão que cada vez que nos aproximávamos mais, arrumavam compromisso p ele na igreja SUD. Nos amávamos, e ele se dizia chateado por me deixar esperando, esperando, pelo tempo disponível que conseguiria conciliar com a igreja. Me afastei, mesmo amando, quero que ele seja feliz um dia e consiga decidir que esta igreja está fazendo mal p ele, privando-o de sentir o que sentimos e comentamos várias vezes que nunca vamos conseguir ter tanta afinidade com outra pessoa.
    Essa é a pior mentira, enganar a si mesmo!

    ResponderExcluir
  32. Meu filho é membro ativo da igreja,do nada ele disse que não podia mais usar o garment, não disse o motivo,pq será?

    ResponderExcluir