Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Os Vinte Passos Para a Doutrinação em Seitas – Aplicados ao Mormonismo


Aqui serão discutidos alguns passos da doutrinação utilizada em seitas. Os 20 passos baseiam-se no livro Coercion: Why We Listen to What 'They' Say", de Douglas Rushkoff. Em itálico estarão os tópicos do livro, e logo abaixo alguns breves comentários. Esta é uma adaptação para o português, o original em inglês pode ser visto AQUI.

1- O Grande Objetivo

Toda seita tem um objetivo, mesmo que vago ou metafórico. Esse objetivo deve servir como um "olho iluminado" na escala da pirâmide, não podendo ser atingido. Ele pode ser a "salvação" ou então qualquer coisa que o membro da seita irá desfrutar quando chegar ao topo da pirâmide.”


Então, qual é o objetivo final para os Mórmons? Nada menos do que divindade, e não a salvação. Os mórmons não falam sobre a salvação como a meta final. Eles falam de "exaltação" e "ter tudo o que Deus tem", tornando-se "os sacerdotes e reis" e com "os reinos, tronos, principados, potestades, domínios e exaltações".

A parte superior do Reino Celestial é o objetivo para os mórmons. No entanto, muito pouco se sabe sobre ela. E é certamente impossível atingir esse objetivo nesta vida. Você deve dar tudo o que tem, seu tempo, dinheiro e trabalho para a igreja a fim de que possa ser digno do mais alto Grau de Glória mórmon.


2- Um líder carismático

Todos as seitas - sejam elas espirituais ou mundanas - tem uma figura carismática. O líder deve ser alguém cujo discurso e forma exerçam uma influência inexplicável. Nos cultos religiosos, o líder alcança seu status divino em uma de duas maneiras. A primeira é a pretensão de ser o sucessor escolhido a dedo pelo líder do passado. A segunda é com a pretensão de encarnar uma força espiritual inteiramente nova - ou ter nascido sagrado ou ter sofrido um "despertar", trauma ou ter uma fonte divina de inspiração.”

A maioria dos mórmons acha que as Autoridades Gerais são muito carismáticas. Eles são quase como celebridades, sendo adorados pelos membros onde quer que passem.

Para os mórmons o líder antes do mormonismo foi Jesus Cristo. Smith afirmou ser escolhido por Jesus Cristo e Deus para restaurar a única igreja verdadeira. Ele afirmou que Eles vieram pessoalmente a ele em um bosque, e que ele assim começou seu ministério profético.

Cada presidente da igreja, desde então, alegou ainda que Joseph Smith foi o sucessor escolhido por Jesus Cristo para restaurar o Seu evangelho nesta "dispensação". Só Joseph Smith teve o mandato divino de traduzir e restaurar o evangelho, devido à sua vocação pessoal pelo próprio Deus. Você não pode reclamar mais autoridade do que isso.


3- Doutrina Sagrada

A maioria das seitas têm um texto sagrado ou doutrina. Muitas vezes a seita vai adotar um texto estabelecido, como a Bíblia ou o Corão. Outras usam uma doutrina revelada de forma espontânea...”

Exemplos disso são o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor, Ensign, Palestras Conferência Geral, etc.


4- Coincidência Divina

Os membros do culto devem achar que vieram ao culto por uma espécie de privilégio divino, ou a escolha de Deus. Se os membros acreditarem que eles vieram para o culto através de um processo consciente ou racional, então eles estarão em posição de assumir a responsabilidade e crédito por sua participação. Cultos tentam evitar essa percepção, porque os membros devem ser separados do seu senso de força de vontade, a fim de ser totalmente doutrinados.”

A maioria dos conversos veem sua descoberta da igreja como uma coincidência divina de algum tipo. Missionários prosperam contando histórias de intervenções divinas a todos que querem converter.

Mas eu acho que isso é ainda mais profundo do que isso. Em vez de seguir um processo racional, siga as instruções irracionais da "Promessa de Morôni" no Livro de Mórmon. Missionários dizem às pessoas para se juntarem à igreja por causa de como elas se sentem quando oram sobre o Livro de Mórmon. Isso simplesmente não faz sentido.

Os conversos mórmons normalmente reconhecem uma intervenção divina, tanto na descoberta dos missionários, quanto na promessa de Morôni.


5- Resultados Positivos Através do Compromisso

Enquanto a descoberta e introdução são quase sempre gratuitos, ao recém-chegado será dito que ele vai experimentar a satisfação somente quando assumir um compromisso financeiro ou equivalente. Em reuniões de vendas de um dos cultos que eu investiguei, um cheque foi igualado com o primeiro passo para uma mudança de vida, e os novos membros relataram sentir resultados no momento em que fizeram esse compromisso.”

Para os Mórmons, este compromisso se exprime sobretudo no dízimo. O dízimo é carinhosamente conhecido como "seguro contra incêndio" na Igreja Mórmon, e o bispo não vê você como um membro em boa posição, se você não for um dizimista integral.

Aqueles que não pagam o dízimo são membros de segunda classe que não recebem chamados de liderança, não podem realizar as ordenanças da igreja ou freqüentar o templo. A maioria dos mórmons acredita que algo de ruim irá acontecer com eles, caso parem de pagar o dízimo e supersticiosamente atribuem as experiências de boa sorte para o seu pagamento de dízimo. O que se segue são os cartões de recomendação para o templo, que para muitos mórmons, é um símbolo de sua dignidade e auto-estima.


 6- Medidas Extraordinárias
    Uma vez que os novos membros tenham feito a sua entrega inicial ou contribuição para o culto, eles são convidados a fazer algo que contradiz o seu julgamento. O importante é que o ato seja contra o sentido dos novos membros da adequação interna. Os membros devem se acostumar a agir contra seus próprios valores.”
     
    Os maiores exemplos disso são encontrados no templo. Tudo, desde roupas a apertos de mão secretos, vai contra o que a maioria das pessoas consideraria comum. A experiência de missionário de tempo integral também é cheia de comportamentos exigidos que vão contra o sentido de adequação interna de muitas pessoas. 
     
    Uma das características de todas as seitas destrutivas são seus bizarra ritos de passagem, que o Mormonismo tem de sobra.


7- Cumplicidade Entre os Membros

Uma vez que uma medida extraordinária é tomada, os membros são recompensados com a cumplicidade. Para sair do culto, após este ato de cumplicidade, um membro confundirá a totalidade das práticas do culto, como se fossem seus próprios.”

Isso remonta ao que acontece com as pessoas no templo. Depois de aceitar o vestuário para a vida, fazer juramentos de lealdade e de aprendizagem dos apertos de mão secretos, os membros são, então, recompensados com a inclusão no clube do templo e os privilégios que os inclui. Ser um membro de carteirinha do templo é um grande sinal de cumplicidade.

Além do templo, as posições de liderança da igreja também funcionam desta forma.


8- O Ciclo de Quebra do “Eu”

Depois de extrair medidas extraordinárias de cumplicidade, as façanhas de culto e a disciplina espiritual comumente demandam atos mais difíceis de fé dos seus seguidores. Às vezes, estes pedidos parecem ser em beneficio do culto - os membros são instruídos a doar grandes somas de dinheiro ou contribuir muito tempo e trabalho para o culto. Assim como, muitas vezes, no entanto, essas solicitações serão completamente arbitrárias. Por intercalar solicitações reais com estas instruções de forma aleatória e bizarra, o culto pode evitar o aparecimento da auto-estima. Ele também pode paralisar a capacidade dos seguidores de pensar e questionar por si mesmos.

Olhe para isso de uma perspectiva de converso. A maioria deles não sabe sobre a totalidade das responsabilidades e deveres dos membros antes de se juntar à igreja. Para muitos é um choque saber quanto tempo a igreja exige deles. As de reuniões da igreja, o ensino do lar, o trabalho de genealogia e o serviço missionário exigem muito dos membros.

Para as pessoas que não nasceram na igreja, o mormonismo é muito exigente no que diz respeito ao tempo e restrições sobre o comportamento. E isso fica ainda pior quanto mais você se esforça para ser um "mórmon".

Comparado aos mórmons do século XIX, a Igreja exige menos. Mas, comparando a uma vida normal, a Igreja exige mais das pessoas e isso só piora à medida que se sobe na hierarquia da igreja, tal como em outras seitas destrutivas.


9- Confusão e Transferência

Ao alternar demandas de interesse próprio e aleatório, o culto traz seus seguidores a um estado de grande confusão - que não tem certeza de como agradar ao culto. Às vezes os líderes irão premiar os membros que não cumprirem as ordens, e punir aqueles que completá-las com sucesso. A CIA sugere o uso de recompensas e castigos de forma aleatória, para regredir os sujeitos a uma dependência infantil. Da mesma forma, o membro da seita confundido acabará por regredir a um estado infantil e as transferências de autoridade parental irão para os líderes do culto.”

Confusão e Transferência é toda a redução da pessoa à dependência infantil na igreja através da confusão. Em nenhum lugar isso é mais óbvio do que na obsessão Mórmon com "a sintonia do espírito" que leva a todos os tipos de confusões pessoais. Olhe para as pessoas na igreja, você sabe que, ao seguir o espírito, eles serão adultos com uma mentalidade infantil.

Títulos como "Presidente", "Bispo", e "Apóstolo" implicam que essas pessoas são as figuras de autoridade que devem ser obedecidas. Os que realmente creem no mormonismo aceitam que as pessoas com esses títulos estão em mais "em sintonia com o espír
ito", e quando em um estado de confusão pessoal, irão agarrar-se a sua liderança.

Para os crentes, o Bispo é o "pai" da ala e merece o mesmo respeito e obediência, como se ele fosse seu pai - apesar do fato de que o Bispo é realmente apenas um membro leigo, sem qualquer instrução real ou sabedoria extra. O sistema de igreja inteira é humilhante para os adultos e reduz os fiéis a dependência e não a independência.


10- Comportamento Pré-Estabelecido

Como qualquer vítima de regressão induzida e transferência, uma vez que sua capacidade de tomar decisões forem suspensas, os membros da seita olharão para os seus dirigentes por orientação sobre como se comportar. Ansiarão por direção sobre o que pensar, fazer e acreditar.”

Por que a igreja tem a Escola Dominical, o Sacerdócio, a Conferência Geral, Conferência da Estaca, Liderança, Benção Patriarcal, Seminário, Instituto, Escrituras, revistas, etc. se não para tornar públicas as instruções sobre como os membros devem pensar, fazer e acreditar?

O mormonismo é cerca de 90% de instruções sobre o comportamento e crenças. Os outros 10% estão no testemunho, que é a modelagem do pensamento e das ações do adepto.
Em que lição a igreja não diz abertamente como pensar, agir e / ou acreditar? Isso é o que o mormonismo é! Não se trata de "encontrar seu próprio caminho" ou "descobrir o seu verdadeiro eu." É sobre a obediência. Todos os mórmons bem sabem que a obediência é a primeira lei dos céus.


11- A Meta da Inclusão

Uma vez que a transferência tenha sido alcançada se torna muito mais tangível estabelecer uma relação com os líderes do culto e a aceitação no culto. Os membros da seita tornam-se, com efeito, os irmãos que competem para a aprovação dos pais. O resultado é um psicodra
ma prolongado que capitaliza sobre as questões pendentes de origens dos membros da própria família. Os líderes do culto orquestram batalhas emocionais, colocando os membros uns contra os outros querendo uma "relação especial" com os líderes.”

Porque os Mórmons são reduzidos a um estado infantil, tornam-se obcecados com a aceitação, trazendo alguns de seus efeitos colaterias: julgamento e fofocas. Os mórmons são obcecados com a aceitação e o que está sendo definido pelo grupo. Uma maneira de ganhar a aceitação do grupo é por lealdade e obediência inquestionável. Outras formas incluem a colocação de uma elaborada fachada de perfeição - a imagem de Mórmon. Outra é a fofoca para derrubar os outros, porque isso faz você se sentir melhor (temporariamente).

Qualquer um que passou algum tempo com os mórmons reconhece que este é um problema real no mormonismo. Mas os membros não são realmente os culpados, porque é o sistema mórmon que faz isso com as pessoas. O culto foi projetado para tornar as pessoas assim.


12- Nunca Demonstre Incerteza Para Aqueles Abaixo de Você na Hierarquia da Seita

...no momento em que a pessoa pertence a seita, ela é obrigada a manter a ilusão de coesão e perfeição.”

Desde que o status e a proximidade com os líderes da seita estão direcionados com quantos membros existem abaixo de você na hierarquia, você deve fazer um grande esforço para recrutar novos membros. Quando os membros da seita recrutam novos membros, eles podem até mesmo subir hierarquicamente.

Para recrutar novas pessoas é necessário que você passe segurança aos pesquisadores, nunca expressando qualquer dúvida ou descontentamento com a seita. Ainda mais, expressar dúvidas para um recém-converso é considerado um ato de heresia. Na verdade, a posição do membro na hierarquia da seita é definida por sua capacidade de dirimir as dúvidas daqueles abaixo dele, sem que ele mesmo venha a questionar qualquer coisa.

A dúvida aqui é definida como incerteza no que afirma a seita e/ou seus líderes. De um líder é esperado a certeza completa sobre todos os pontos-chave da doutrina. Quando foi que um líder expressou alguma dúvida a respeito de Joseph Smith ou sobre o Livro de Abraão? Líderes nunca expressam suas dúvidas sobre o que a igreja clama ser verdade.

E, na realidade, mesmo que um membro chegue a questionar alguma “verdade” da seita, ele não representará nenhuma ameaça, pois os líderes rapidamente dizem que o que o membro está cheio de orgulho, ou está quebrando os mandamentos, ou talvez esteja possesso pelo demônio. Na verdade, declarações de dúvida por membros, quando rebatidas por líderes, apenas reforçam a autoridade da seita e de seus líderes.


13- Nunca Demonstre Incerteza Para Aqueles Acima de Você na Hierarquia da Seita

Qualquer expressão de dúvida é, sobretudo, considerada um crime contra a seita. Os líderes estarão a espera dos questionadores para lhes dizer que o problema não é com a seita, mas com eles mesmos. O problema vem do questionador, jamais haverá outra alternativa. Você deve guardar suas dúvidas e jamais tentar difundi-las.”

Se você informar o seu Bispo ou o Presidente da Estaca que você não acredita em Joseph Smith ou no Livro de Mórmon, você pode dar adeus a sua recomendação para o templo. Como uma instituição - e não apenas uma cultura - o mormonismo pune a dúvida e a descrença na sua verdade e afirma sua autoridade com represálias aos questionadores

Sinceramente, questionar e pensar não trará nenhum benefício dentro do mormonismo. Nenhum Bispo ou membro da família irá levar a sério qualquer um de seus questionamentos. Isso é sistêmico, não cultural, e reafirma o mormonismo como uma seita destrutiva, lado a lado com as Testemunhas de Jeová e a Cientologia.


14- A Seita Precede Todos os Outros Compromissos

Uma por uma, cada conexão com o mundo real deve ser reinterpretada como "anexas" que precisam ser reduzidas ou canceladas. A religião original membro, trabalho, amigos, cônjuge e filhos são menos importantes que a sua relação com a seita e seus líderes. Os membros não devem ganhar o reforço positivo de qualquer coisa ou qualquer um fora do culto. Vínculos familiares e sociais são reinterpretados como distrações dos valores mais elevados que o membro está adotando. Toda a associação com o mundo real entra em conflito com o próprio compromisso com a meta mais elevada...”

Isto é verdade para muitos membros da igreja, especialmente aqueles que servem em tempo integral em missões e líderes locais que sentem que não podem recusar um chamado.

Uma das grandes mentiras do mormonismo é a de que ele é extraordinariamente "familiar". A maioria dos mórmons compra esse mito porque a Igreja salienta muito essa imagem. Mas há pouca substância por trás disso.

Um dos principais propósitos do Mormonismo é fazer com que as famílias virem mini-seitas que reforçam os objetivos da seita maior. Mas são as famílias Mórmons realmente muito mais saudáveis do que as famílias fora da igreja?

A igreja realmente sustenta a família nas suas necessidades, ou ela simplesmente impõe sua vontade sobre as famílias?

As respostas a estas perguntas podem ser encontradas na prática do mundo real do mormonismo, não na retórica.

Veja o que a Igreja faz quando um membro da família se recusa a seguir os dogmas da igreja. A igreja ajuda a família ou adiciona sofrimento?

As famílias têm mais ou menos tempo juntos depois de se filiarem a ela?

As famílias têm mais ou menos dinheiro para si depois de se unir à igreja?

As famílias verdadeiramente aceitam uns aos outros mais ou menos depois de se unirem à igreja?

As famílias demonstram mais ou menos tolerância para com os membros da família não-membros após a adesão da igreja?

As crianças aceitam pais não-membros, mais ou menos depois de entrar na igreja?

Há mais ou menos respeito e apreciação por membros do sexo feminino de uma família depois que eles se unem à igreja?

A família se torna mais ou menos preocupada com o que os vizinhos pensam dela depois de terem se unido à igreja?

Um olhar honesto sobre o mormonismo, na prática, revela que as famílias estão melhor sem o mormonismo.
Isso é claro, a menos que você tenha comprado a ilusão do "Reino Celestial". Então você está disposto a sacrificar a família, tempo, dinheiro e amor, a fim de alcançar a meta inatingível da seita.


15- Nunca Recuse Um Pedido

Um membro não pode recusar um pedido feito por um líder da seita, ou em nome da seita. Fazer isso é colocar algum valor secundário a frente dos objetivos do grupo...”

Os membros até podem recusar um chamado na igreja, mas isso acarreta em sua estatização na hierarquia, e ainda são mal vistos pelos líderes que o convidaram a realizar a tarefa.

Em igrejas não-seita todos reconhecem que a igreja é uma organização voluntária, não havendo qualquer consequência séria se você recusar um pedido ou convite.

Mas na seita mórmon, isso não se resume a trabalho voluntário, pois é um “chamado do Senhor”. Existe uma pressão enorme para que as pessoas aceitem seus chamados como divinamente inspirados, seja eles quais forem.

Se você não acredita nisso pergunte a um jovem de 19 anos se ele sofre alguma pressão. Ou talvez pergunte a um jovem de 20 anos como ele se sente, e se não está sendo tratado como um membro de segunda classe por ainda não ter saído em missão.

No mormonismo os julgamentos pessoais não contam, pois você deve fazer exatamente o que seus líderes dizem, ou então enfrentar as consequências de sua desobediência.


16- Alguns Pedidos Não Podem Ser Contestados

Um membro da seita que tenha feito um pedido de forma inadequada ou egoísta será desafiado. Por outro lado, os membros que estão na posição favorável de liderança podem conseguir quase tudo daqueles que estão abaixo dele.”

Igrejas de verdade tem uma obrigação moral e ética com seus membros. Mas se você estiver numa igreja que afirma não dever nada a seus membros, então você está em um culto destrutivo.

A igreja e os líderes obtém tudo de seus membros, desde dinheiro até trabalho voluntário. E, mesmo assim, não divulga seus dados financeiros ou sua história verdadeira. No mormonismo a igreja não deve nada aos membros, pois os membros é que teoricamente se “beneficiam” com a igreja. Com certeza todos já ouviram dizer que quando um membro saí da igreja quem “perde” alguma coisa é somente o membro.

Pedidos vindos da igreja ou da liderança nunca poderão ser contestados. A obediência é a primeira lei dos céus.


17- Nunca Culpar os Líderes Por Seus Atos

Os líderes da seita são isentos de qualquer responsabilidade. Para reivindicar, por exemplo, que "Eu me divorciei de minha esposa, porque o líder me disse" é recusar-se a tomar a responsabilidade por suas próprias ações. Embora um líder de seita possa ter "mostrado o caminho", para o membro se divorciar de sua esposa, porque é a "coisa certa a fazer." Usar seu líder como desculpa é só mais uma maneira de fugir das suas responsabilidades.”

Quando foi que algum líder da igreja levantou e tomou a responsabilidade por seus erros?

Na igreja é comum ouvirmos que “a igreja é perfeita, mas os membros não”, ou seja, se alguma coisa deu errado ou está errada, a culpa é total e completamente sua. O sistema é perfeito.


18- Agir Automaticamente

Os membros da seita devem agir automaticamente em consonância com a vontade de seus líderes, não é preciso pensar, seus líderes chamados por Deus já fizeram isso por você. O condicionamento, confusão e medo que os membros estão sujeitos resultam em um conjunto de novos comportamentos que tomam o lugar do que normalmente poderia ser chamado de intuição ou instinto. Uma vez alcançado, esse comportamento automático é um alívio bem-vindo ao constante questionamento de suas próprias ações.”

“Escolha o Certo!”, “Siga o Profeta!”, “Guarde os Mandamentos!”, “A Primeira Lei dos Céus é a Obediência!”. Os ensinamentos mórmon não se baseiam nisso? Como alguém pode escutar essas coisas e não pensar na morte do pensamento crítico? Apenas faça, questionar é errado!


19- Testemunhar e Aceitar as Falhas dos Líderes

Uma vez que sobem na hierarquia da seita, os membros tem acesso às ações mais obscuras de seus líderes. Mas os membros devem chegar a um acordo sobre qual imagem passarão adiante de seus líderes e de seu comportamento abusivo...”

Missionários mórmons experimentam isso de uma forma muito intensa. Quando chegam no campo missionário, os que realmente creem, esperam nada menos do que um profeta os guiando na presidência da missão.

Mas aqueles que acabam por trabalhar no escritório da missão acabam conhecendo o outro lado do presidente, e, mesmo assim, passam a imagem de um homem perfeito a caminho da deificação! Isso é comum também nas Alas e Estacas.


20- Os Líderes São Perfeitos

A fase final do culto é doutrinação para aceitar aos líderes como o centro perfeito do universo, a partir da qual tudo deriva. O membro da seita "plenamente desenvolvida", portanto, compreende toda a dor e o sofrimento. O líder é a única porta de entrada para Deus e para o universo...”

Quando os líderes do culto tiverem alcançado tal estatura nas mentes de seus seguidores, o líder pode pedir para fazer alguma coisa, mesmo que se suicidem. Eles já foram treinados para ir contra seus próprios instintos. Contrariando uma tendência natural em direção à auto-preservação. Como os membros passam a olhar de uma forma desapegada a sua própria vida, o suicídio surge como o último ato de devoção.

Este é um aspecto de seitas destrutivas que atualmente não existe na prática mórmon. Também não penso que os atuais líderes da Igreja chegaram a este estado nas mentes dos membros fiéis. Um mórmon cometeria suicídio unicamente na ordem do bispo, presidente da estaca ou profeta?

Com certeza, o dogma ainda existe na investidura do templo, quando os membros fazem a promessa de "sacrificar tudo o que [eles] têm, até mesmo a [sua] própria vida se necessário, para sustentar e defender o Reino de Deus." Mas esta cláusula não é atualmente exercida pelos líderes da igreja.

Hoje, a Igreja Mórmon goza dos benefícios dos primeiros 19 passos de doutrinação de uma seita destrutiva. Se alguma vez precisar recorrer ao número 20, certamente
o mormonismo estará fora de controle.




31 comentários:

  1. Pois é...

    De fato muitos destes passos são trilhados pela maioria dos membros das igrejas evangélicas...

    É uma pena que poucos reconheçam que ao aceitar tamanha dominação, estão negando e anulando a si mesmos. Quem planta o fanatismo hoje, no futuro colherá consequências trágicas como o vazio, o abandono, o esquecimento, a depressão e o suicídio, pois nem todo mundo é útil eternamente para seita alguma.

    Será que é isso que deus quer? Que sejamos moídos e cuspidos feito bagaço? Que doemos toda a nossa energia e os melhores anos de nossas vidas a organizações comandadas por homens de caráter duvidoso e objetivos escusos?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Para mim Deus não quer que gastemos todo nosso tempo e dinheiro financiando qualquer organização religiosa. Os membros da seita acabam por desperdiçar suas vidas em uma ilusão, enquanto poderiam estar contribuindo de forma legítima à humanidade.

    E o problema das igrejas no Brasil é bem sério... só acompanharmos os noticiários e veremos toda a roubalheira que existe na maioria das igrejas.

    E as igrejas prosperam tanto aqui no Brasil por causa da ignorância e inocência do povo. Enquanto o Brasil não priorizar a educação, sempre haverá igrejas prontas para se aproveitarem do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma pessoa inteligente. deveria utiliza-la para outros fins mais proveitosos...

      Excluir
  3. Os mórmons são uma seita que influenciam muito as pessoas, realizam lavagem cerebral contínua. Os seguidores se tornam fanáticos. Não podem tomar café, cerveja, vinho ou qualquer outra bebida alcoólica. Para eles não existe "beber socialmente". São um bando de fanáticos religiosos.
    Os líderes mórmons se comparam a Deus. Aliás, o Deus que os mórmons acreditam é polígamo.
    A seita mórmon tem um passado horrendo: poligamia, poliandria, racismo, mistura de maçonaria nos templos, etc...
    Só mesmo pessoas alienadas seguem essa religião americana, que mais se assemelha a uma multinacional milionária que vem explorar o sofrido povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Mário, o mormonismo realmente torna as pessoas fanáticas. Se alguém está no mormonismo e não é fanático, ele não crê verdadeiramente no mormonismo.

    Uma coisa interessante é que a Igreja SUD, hoje em dia, parece ser um bom lugar para se estar, um lugar onde pessoas inofensivas se reúnem. Mas ao investigarmos sua história e pesquisarmos seu passado é que vemos todas as atrocidades cometidas por ela.

    E sobre a palavra de sabedoria, eu realmente me questionei muitas vezes se Deus, o criador de todo o universo, se importaria com o que eu ponho em meu trato digestório. E já é comprovado cientificamente que vinho e café podem fazer bem para saúde, desde que usados corretamente.

    O problema é que o mormonismo apela ao sentimento, dessa forma ele consegue converter até pessoas inteligentes, coisa que as demais seitas raramente conseguem. E ele prende as pessoas se utilizando de uma armadilha psicológica chamada "testemunho".

    ResponderExcluir
  5. eu ja ouvi muitas besteiras sobre a igreja de cristo , mas quanta perda de tempo ficar atacando algo sem ter o conhecimento verdadeiro do mesmo.
    quando cristo esteve na mortalidade com o homem
    ele expiou por nossos pecados e sou grato a ele por isso e espero um dia poder estar junto dele ,quando li tudo isso que foi escrito sobre a igreja dele não percebi um ataque contra ela , mas sim contra ele .
    e quanto ao testemunho , me lembrei de paulo no caminho de damasco ele teve uma visão a qual ele testemunhou e muitos pelo poder do espirito crerão e outros não ,em ato 24 em diate fala muito disso.paulo estava mmentindo?porque alguem deveria acreditar nele no capitulo 24 ele e chamado de lider da seita do nazareno ,ou de jesus de nazaré pois a igreja de cristo já era chamada assim na antiguidade assim como tenho esperança e fé no testemunho do apostolo paulo tambem tenho no testemunho do prefeta josep smith , mas isso eu tenho buscado cada vez mais ,pois sei que se fosse perfeito teria uma fé perfeita mas não o sou ,mas aida assim sou eternamente grato por termos a igreja de cristo hoje na terra eu minha esposa e nossos dois filhos nunca fomos tão felizes e gratos ao meu amado Deus e a seu filho Jesus cristo como somos hoje e disso sim presto meu verdadeiro e solene testemunho em nome de meu amado senhor Jesus Cristo amém.

    ResponderExcluir
  6. Eu acharia interessante se você pudesse listar o que há de errado no texto, ou apontar o que não condiz com a "verdade" sobre a igreja.

    E mais uma vez, quisera eu, pela última: testemunhos pessoais não podem e não devem ser levados em conta, pois são frutos do sentimento do indivíduo, que podem ser, e de fato são facilmente manipuláveis. Com isso não quero dizer que você não sinta ou não o possua. Apenas estou dizendo que se apoiar apenas nisso e não conseguir arguir sem fazer uso dele é uma perda de tempo, é usar um argumento circular.

    É como dizer: "Isso é verdadeiro, porque eu sinto. Você não sente porque é malvado, pecador, orgulhoso, etc..." Ninguém sairia do lugar se todas as discussões fossem movidas por essa lógica absurda.

    Não é nem preciso comentar aqui, mas assim como você acha que sabe porque tem seu testemunho, todos os outros ramos que derivaram do movimento SUD (os RLDS, a Comunidade de Cristo, etc) também possuem a mesma certeza na veracidade do seu profeta, da sua igreja, e do seu modo de pensar.

    Um testemunho é algo criado, uma certeza que existe só na sua mente, fora de qualquer argumentação racional, portanto, deixe-o fora de discussões. Citando Richard Dawkins: "Você acha que sentiu Deus? Bom, tem pessoas que sentiram um elefante cor-de-rosa, mas isso provávelmente não irá impressioná-lo."

    ResponderExcluir
  7. Muitos perdem seu tempo procurando encontra defeitos na igreja dos mormons. Interessante notar que se falam que essas pessoas perdem seus tempo com fanatismo. mas poucos ou nenhum dos que acusam aqui tem uma vida que se possa chamar de honrrada. ja que perdem seu tempo criticando as convicçoes dos outros mas nao tem nada em que acreditar , vivem como barcos soltos no mar sem um porto para se apoiar. se acham que estou falando bobagem que cada um vive como quer entao deixer eles viverrem segundo sua fé pois ela nao incomoda aqueles que tem o que fazer alem de encontra defeitos nas crenças alheis . nunca vi artigo nenhum dos mormosn criticando outras denominaçoes apontando seus defeitos ou coisas assim mas vejo alguns idiotas frustados e muitos ja ex membroas dessas denominaçao que por serem escomungados e por nao poderem viver dentro dela da forma que queria com um pe no mundo e outra no igreja, fica hoje deturpando aquilo que antes defendia como verdade. Por que nao criticam a igreja catolica que mandava matar tanta gente em nome de Deus, que faziam orgias e que hoje ainda fazem atravez de padres que se aproveitam de jovens. Nao pedem tempo com isso por que vivem de forma que o mundo gosta pois nao mudarao muito para se tornarem cotolicos ou outra igreja que seja. Deixem que cada um viva como queira. e vivam como querem pois os fanaticos sao aqueles que defendem algo sem ter a devida razao. No ultiomo dia cada um sera julgado peloi que fez. Se nao gostarao do que falei, bom nao percao seu tempo tenatndo justificar suas convicçoes ja que nao ionteressa e nao vai mudar minha opiniao sobre pessoas como os criticos que sao apenas frustados e infelizes que vivem tentando encontrar algo que fazer.

    ResponderExcluir
  8. Arrogância e pretensão dignas de um crente, julgamentos morais infundados, sem nem ao menos ter lido o que escrevi.

    Se você acha mesmo que a fada-dos-dentes existe, seja feliz nessa ilusão. Mas eu me preocupo com a resposta certa, então, eu continuarei investigando, pesquisando e tentando conhecer as coisas. Apenas tenha bons sonhos com seu delírio.

    ResponderExcluir
  9. Eu sei que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias é a unica verdadeira na face da terra, eu sei disso. Já basta!

    Sou Alex do Amaral, @AlexAmaral_ , estou disponivel para tirar qualquer duvida.

    Obs: Não li seu blog!

    ResponderExcluir
  10. Se você sabe disso, e BASTA, não há nada para discutirmos. Aqueles que já tem certeza não precisam perder seu precioso tempo, podem sair antes da discussão tornar-se adulta.

    ResponderExcluir
  11. NÃO SOU MORMON! Porém tenho 3 filhas e uma delas se batizou nesta igreja! Não vejo nada dessas baboseiras que você esta falando! Das 3 filhas (criei todas iguais),ela é a unica que tem um casamento estavel e parece ser realmente feliz! Tenho 3 genros e o mais carinhoso e prestativo é o mormon! Não vejo mais essa denominação religiosa como seita. E se for ótimo! Pois o resultado na vida das pessoas que conheço pertencentes a essa denominação são pessoas maravilhosas. E percebi que eles também ajudam no progresso financeiro das pessoas, pois eles pagaram a faculdade de minha filha e do marido. E tem projetos de ajuda humanitária. Não consigo ver problemas! Só soluções! O que você faz da vida meu rapaz??? Alem de procurar baboseiras pra falar de algo que você mal conhece. Você já foi da igreja mormon e ficou chateado com alguma coisa!! Não é??? Lamento! Espero que você possa tirar essas coisas do coração e aprender a amar as pessoas independente de suas crenças! O que importa é ser feliz!

    ResponderExcluir
  12. Bem, algumas inferências podem ser feitas a partir da tua lógica, todas erradas por definição:

    1- não importa a verdade/falsidade de algo, desde que isso o faça feliz;

    2- pessoas são mais carinhosas e prestativas porque são mórmons;

    3- essa organização "paga" suas contas ou possui programas de ajuda humanitária, logo ela é boa

    4- se eu faço críticas a igreja deve ser porque sou um recalcado ressentido, e não porque me importo com a validade das proposições apresentadas.


    Lógica completamente torta, nada disso é verdade:

    1- você realmente acha que só porque algo o faz feliz isso significa que seja bom? Então use drogas porque elas o deixam feliz, faça tudo o que quiser por causa da felicidade e do conforto que isso traz, jamais por sua validade ou verdade.

    2- esse argumento também é ridículo, não há nada no mormonismo que faça as pessoas serem "mais gentis" ou "melhores" do que ninguém. Ao dizer que teu genro é melhor por causa do mormonismo você está tirando o crédito dele e pondo em sua religião. Pessoas são boas ou ruins, gentis ou antipáticas não importando sua religião.

    3- Aqui há outro erro em afirmar que a igreja "paga" a faculdade. Já que você não pertence a igreja eu até desculpo essa falta de compreensão, mas a realidade é que a igreja EMPRESTA dinheiro para a faculdade, com juros e tudo. Um tanto lógico, porque assim a pessoa passa a ganhar mais depois de formada e pode doar e ajudar mais a igreja. E sobre os programas de ajuda humanitária, bem, não são tantos assim, e a maioria deles é apenas para fazer propaganda da própria igreja, que vai aos meios de comunicação e avisa até o dia do projeto (mãos que ajudam, por exemplo).

    4- Bom, pra finalizar, um ad hominem clássico, isto é: você só deve estar criticando e pesquisando porqu e odeia a igreja ou porque está magoado e ressentido com ela. O que, se você tivesse se dado ao trabalho de ler um pouco sobre mim no próprio blog, veria que não é o caso: sou um membro ativo. E quem disse que eu não amo as pessoas? --' Chega a ser até cômico.

    ResponderExcluir
  13. olha 1 se vc eh teve uma criaçao errada vc eh um mal educado falando mentira e querendo se beneficiar com isso neh!!vc se fosse homem de verdade colocava seu nome e duvido vc ia falar isso na minha frente pq vc eh um covarde que so fica por tras de computador!xau seu mane!!

    ResponderExcluir
  14. ??? você também não colocou seu nome :s

    Diga o que está errado ou onde está a contradição no que eu disse, e eu irei assumir. Apenas falar que eu sou malvado não ajuda em nada.

    ResponderExcluir
  15. VAMOS LÁ AMIGO PARABÉNS PELO BLOG A FINAL TODOS TEMOS LIVRE ESCOLHA POR ISSO ESCOLHIE SER MORMON E SOU FELIZ ANTES DE REPONDE ALGO VAMOS ESTUDA SUA SIGLA (DB) — Ano 666 Depois da Besta KKKKK... VAMOS LÁ PRA NOS CONVERSAMOS PRESISSO SABER QUE VC É BUDISTA, EVANGELICO, JUDEU ATEU ETC...Embora o argumento não crie convicção, a falta dele destrói a fé. O Que parece ser provado pode não ser abraçado; mas o que ninguém mostra a habilidade de defender é prontamente abandonado. Argumento racional não cria crença, mas ele mantém um ambiente em que a fé possa florescer. (Austin Farrer em C. S. Lewis.) VIE EM SEU BLOG VARIAS CONTRADIÇÕES QUE COLOCA EM CHEK TODAS AS CRENÇAS ENCLUSIVEL A SANTA BIBLIA... VAMOS COMPARTILHA DEPOIS OK O TEMPO E CURTO VC SABE SIGA APROFECIA KKK DEPOIS TC BLZ MEU EMAIL AFONSO_ CRUZ30@HOTMAIL.COM NÃO SOU VC QUE COLOCA SIGLA COMEDO DA MALDIÇÃO DO SACERDOCIO TE CUIDA NO TEU SERVIÇO THAL...

    ResponderExcluir
  16. Outro exemplo de respeito e erudição SUD. Nada a comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe mais eu realmente não vi verdade no que você falou, melhor dissendo, foi que eu vi verdades mescladas com mentiras(eu não li inteiro seu blog porque eu vi que não fazia sentido).por exemplo:"Então, qual é o objetivo final para os Mórmons? Nada menos do que divindade, e não a salvação." eu sou menbro a 4 anos e eu sempre ouvi e fui desafiado a procurar nas obras padrão da igreja(biblia[velho e novo testamento] livro de mormom e doutrina e convenio e perola de grande valor)que nos devemos sim procurar nossa salvação eterna e recebermos a dinvindade, para vivermos com DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. E tudo que me foi ensinado na igreja, sempre me acoselharam a procurar a verdade dentro das escritura e pela oração e espirito,todas esses formas me trouxeram o testemunho da igreja porque eu senti e procurei a verdade. mas não vou adiante com meu testemunho, em respeito as regras do seu blog. se quiser conversa, me contate por esse email:thiagotrindade2010@hotmail.com
      e te aconselho a procurar os missionarios, pra saber nosso lado(se posso falar assim)
      ou leia o "dia da defesa"
      obriga pela atenção

      Excluir
    2. "Eu vi verdades mescladas com mentiras". Bem, diga onde estão as mentiras e eu irei tirá-las imediatamente. Sobre a divindade ser o objetivo mórmon, não entendi o que você quis dizer, afinal você sabe tanto quanto eu que é isso mesmo o objetivo final.

      Por favor, acho que você nem se deu ao trabalho de ler o que está no canto direito da tela, onde conto quem sou e qual meus objetivos. Não preciso de missionários pois fui membro por muito, muito tempo.

      Já li O Dia da Defesa, mais de uma vez, diga-se de passagem, e todo ele é apenas uma seleção de perguntas fictícias, montadas para dar espaço ao proselitismo mórmon, ao invés de ser um verdadeiro debate. Ele foca em pontos simplistas e superficiais.

      Excluir
  17. deveriam se preocupar com suas próprias convicções e não buscar conhecer e desrespeitar e profanar as coisas sagradas dos outros. é porcausa de gente como você que mundo está hoje mergulhado na descrença e na intolerância.

    antoniosud@ig.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos dias eu e toda minha família há 32 anos. Já pertencemos a igrejas evangélicas, mas foi apenas uma preparação para o conhecimento do evangelho verdadeiro.
    Vou dizer a você algo que todo mundo esquecer de postar: Você é hipócrita. Se vc fosse uma pessoa verdadeira, seguiria suas próprias convicções, não teria medo de sua família, nem de decepcionar ninguém. Eu acredito que devemos viver de acordo com a nossa consciência, seja o que for. Você anda sugerindo que as pessoas abandonem a igreja coisa que nem você fez.

    ResponderExcluir
  19. Julgamentos morais realmente me emocionam. Como se o mundo fosse em preto e branco, como se as coisas fossem tão fáceis e nítidas, como se o universo inteiro coubesse dentro de uma visão maniqueísta ingênua demais para ser levada a sério. Infantilismos imbecis que, vindos de um adulto, só afloram em mim pena.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo belo post, realmente se vê muito desses passos no mormonismo, fui membro dessa seita por 5 anos, e presenciei todo tipo de humilhação humana, só tem valor os ricos.
    o pobres são humilhados, o sistema é perfeito e nós somos uma porcaria inútil, nos devemos para a seita, mas eles não nos deve nada.
    essa é a doutrina mormon.
    por isso pulei fora e hoje vivo muito bem, espero que vcs continuem com esse belo trabalho.
    hoje sou um nílista, não aceito nenhuma autoridade baseada na igreja.
    fora das igrejas as pessoas também podem ser decentes.
    não bebo, não fumo e nem uso drogas..
    hoje passo mais tempo com minha família e sou mais feliz. e não há mundo futuro a vida é aqui é agora, a eternidade é já..

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pelo seu comentário, Filósofo.

    Concordo com tudo o que você disse, creio que todos deveríamos buscar sentido nessa vida e compreender que nenhuma organização detém verdades absolutas, nenhum mestre, guru, profeta, ou qualquer autoproclamado "espiritual" pode nos dizer o que é o certo ou errado para a nossa vida.

    A tarefa de descobrir verdades e o que é melhor para nós é exclusivamente nossa. Pena que alguns deixem de lado esse direito, e vendam tal privilégio ao primeiro golpista que aparece oferecendo certezas.

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso! Seu blog é muiiiito bom! Estive na igreja SUD por cerca de 8 anos,não estava feliz em pelo menos metade desses anos,mas tentei de todas formas está lá,pois todos meus amigos estavam lá,boa parte da minha vida estava la! certo dia não aguentei mais, joguei tudo para cima e hoje estou muiiito feliz...pena que essa igreja cega as pessoas,nao aproveitei nenhuma amizade da época,todos vao para o outro lado da rua quando estou passando e até piadinha já soltaram, pode? kkkk! Doutrinas terriveis, mentiras cabulosas, pessoas alienadas, acho que sempre vi essas coisas,só nao queria assumir! acho também que a maioria das pessoas que entram na igreja (não aquelas que ja nascem com pais mormons) acha algo estranho,só nao tem coragem de ver o que realmente acontece lá! Sao blogs como o seu que ajudam pessoas,pelo menos me ajudaram! eu vi que não era só eu que pensava dessa forma,havia muiiiiiiiitos que pensavam assim! continue como seu trabalho querido, vc ajuda muita gente e expoe o que pensa de uma vez só! Grande abraço, Feliz 2012!

    Ass; Camilla

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pelo comentário, Camilla. É muito bom ouvir que de alguma forma o que eu faço ajuda alguém. Nós, os questionadores, nunca estivemos sozinhos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. tem algo que não entendi... vc diz que é membro ativo ?? Por que entao vc faz todo esse trabalho informativo e continua frequentando??
    Se foi isso q entendi vc é um grande hipócrita...
    quando não aceitamos as regras do meio em que vivemos, saímos dele, no caso, a religião é algo q vc pode deixar sem maiores consequencias...
    gostaria de ser esclarecido sobre este ponto para continuar ou desistir de ler este blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não frequento mais, se é isso que quer saber.

      Entretanto mesmo se frequentasse, isso não seria da conta de ninguém além de mim mesmo.

      Não é tão simples sair de uma seita assim como você propõe, a partir do momento que você sai, sua família sofre, seus amigos se afastam, você fica isolado, etc, etc. Acredite, experiência própria.

      Excluir
  25. sou mebro da igreja de jesus cristo dos santos dos utimos dia resposta obs . a unica seita que eu conheço sao as suas igreja aseita chek aseita oro aseita cartao vc pregao pelo moeda nao pelo amor de cristo..E o problema das igrejas suas ....

    ResponderExcluir
  26. Já pertenci a essa seita. Quando os "Elderes" me falaram dela, parecia tudo muito lindo, perfeito, maravilhoso! Depois de algum tempo frequentando comecei a fazer alguns questionamentos, só tinha 18 anos de idade e vinha de família católica mas não era praticante, ou seja, não era de religião nenhuma antes de ser mórmon e mesmo assim tinha alguma coisa ali que não estava certo. Como não obtive respostas resolvi sair. Uma das coisas que aprendi depois foi que a bíblia não tem anexo, não precisa de complementos, a palavra é a que está ali e ponto final. Outra coisa foi que, todas as pessoas usadas pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo para construir o Evangelho de Vida que temos hj, por menor que tenha sido sua participação, estão descritas na bíblia, mesmo que não tenham nome e eu não li, em lugar nenhum, sobre Joseph Smith. Creio apenas em Deus, em Jesus Cristo como intercessor e no Espírito Santo como consolador. Ninguém me fará acreditar em algo que não esteja na bíblia. Ninguém ma fará acreditar que posso orar por quem já morreu para que nossos laços familiares sejam mantidos e que um dia nos encontraremos novamente como família. Creio sim, no juízo final, onde cada um responderá por seus atos, sejam eles bons ou maus e ai daquele que tiver vivido sua vida enganando e levando muitos para a perdição usando o nome de Deus!

    Jackeline

    ResponderExcluir
  27. Ainda bem que nunca consegui um testemunho da igreja Sud (Apesar de ter passado alguns anos frequentando) Esta seita asiim como as outras é uma armadilha diabólica!

    ResponderExcluir