Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


sábado, 27 de novembro de 2010

Lista de Esposas de Joseph Smith


Poligamia sempre é assunto para discussão na Igreja. Sinto e vejo que, infelizmente, a maioria dos membros não compreende a extensão desta prática. A lista que publicarei a seguir é a lista das mulheres com quem Joseph se casou que pode ser comprovada através dos registros históricos. 

A lista, na realidade, deve ser muito maior. Mas devido ao monopólio histórico da Igreja SUD em Utah, jamais saberemos o número exato. Há historiadores que dizem que o número facilmente ultrapassa 100 mulheres. Fawn Brodie, na sua clássica biografia do profeta, publicou uma lista de 48 esposas plurais.


Divulgar essa lista é o objetivo do site Remembering The Wives of Joseph Smith. Conhecer essas mulheres é a maneira de lembrar a dor e a humilhação que a poligamia causou. Para ter acesso às biografias e relatos detalhados sobre as mulheres (em inglês), clique em cima do nome delas na lista.

(Nome da Esposa, data do casamento e idade na data do casamento)


Emma Hale – Janeiro de 1827 – 22 anos

Fanny Alger – 1833 – 16 anos

Lucinda Morgan Harris* - 1838 – 37 anos

Louisa Beaman - Abril de 1841 – 26 anos

Zina Huntington Jacobs* -
Outubro 1841 – 20 anos

Presendia Huntington Buell* -
Dezembro 1841 – 31 anos

Agnes Coolbrith -
Janeiro 1842 – 33 anos

Sylvia Sessions Lyon* -
Fevereiro 1842 – 23 anos

Mary Rollins Lightner* -
Fevereiro 1842 – 23 anos

Patty Bartlett Sessions* -
Março 1842 – 47 anos

Marinda Johnson Hyde* - Abril 1842 – 27 anos

Elizabeth Davis Durfee* -
Junho 1842 – 50 anos

Sarah Kingsley Cleveland* -
Junho 1842 – 53 anos

Delcena Johnson -
Julho 1842 – 37 anos

Eliza R. Snow -
Julho 1842 – 38 anos

Sarah Ann Whitney -
Julho 1842 – 17 anos

Martha McBride Knight -
Agosto 1842 – 37 anos

Ruth Vose Sayers* -
Fevereiro 1843 – 33 anos

Flora Ann Woodworth -
Primavera 1843 – 16 anos

Emily Dow Partridge -
Março 1843 19 anos

Eliza Maria Partridge -
Março 1843 - 22 anos

Almera Johnson -
Abril 1843 – 30 anos

Lucy Walker -
Maio 1843 – 17 anos

Sarah Lawrence -
Maio 1843 – 17 anos

Maria Lawrence -
Maio 1843 – 19 anos

Helen Mar Kimball -
Maio 1843 – 14 anos

Hanna Ells -
1843 – 29 anos

Elvira Cowles Holmes* -
Junho 1843 – 29 anos

Rhoda Richards -
Junho 1843 – 58 anos

Desdemona Fullmer -
Julho 1843 – 32 anos

Olive Frost -
1843 – 27 anos

Melissa Lott -Setembro 1843- 19 anos

Nancy Winchester -
1843 – 14 anos

Fanny Young -
Novembro 1843 – 56 anos


* Marido vivo na data do casamento com Joseph Smith

18 comentários:

  1. gostaria de conhecer mais sobre a igreja de jesus cristo dos ultimos dia . sou de farroupilha .rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, aqui não é o melhor lugar para isso, esse camarada nem se identifica, é um anti-mórmon buscando desviar pessoas do caminho com material sem fundamentos e questionáveis. Se fosse alguém idôneo, postaria sua identidade. Ohe no site www.lds.org.br

      Excluir
    2. Nao adianta mais esconder, agora a propria Igreja assumiu ;)

      https://veja.abril.com.br/mundo/igreja-mormon-reconhece-que-seu-fundador-teve-ate-40-esposas/

      Excluir
  2. Engraçado....Não consta nenhuma mulher com 65, 70 ou 80 anos.... Pq será?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velha, já bastava emma smith, ele queria carne nova .

      Excluir
  3. Normalmente escutamos que Joseph e os outros líderes da Igreja apenas "ajudavam" essas mulheres, ou que apenas "cuidavam" das viúvas, e por aí vai. Mas a realidade é outra, eles se casavam e mantinham contato "físico" com elas, tal como um marido de verdade.

    E é no minímo interessante notar a idade delas... Ou será que não havia viúvas e mulheres um pouco mais velhas precisando de auxílio?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah eu acho q se isso é verdade foi pq o senhor permitiu

      Excluir
    2. Chego ficar horrorizada de pensar que o Senhor tenha permitido esta safadeza !

      Excluir
  4. Foi uma grande honra para estas mulheres se tornar esposa do Pres. Joseph Smith o profeta que depois de Jesus Cristo foi o maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,
      Saia deste mundo letárgico.

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..., comparar José Smith com Jesus Cristo é simplesmente ridículo, Joseph Smith, adúltero, polígamo, pedófilo, trambiqueiro, caçador de tesouros do mundo, charlatão, enganador, anticristão,etc e tal.

      Excluir
    2. Esse cometário, que foi uma honra, só pode ser brincadeira.

      Excluir
  5. Nossa, foi uma honra mesmo: ser escrava sexual de uma sádico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser sádico mesmo. Realmente se vc for no New Family Search, que o site oficial da igreja que trás a genealogia, vc pode confirmar a veracidade das informações, consegui confirmar 9 nomes, entre elas meninas de 14,16 e 17 anos e mulheres que eram casadas qdo se casou com ele. Mas para entrar nesse site vc têm que ser membro da igreja e se cadastrar no site.
      VERGONHA ABSOLUTA!!

      Excluir
    2. A informações no site, as quais se refere, são inclusões de uma pessoa que contribuiu informalmente em um ambiente a parte para pesquisas, tal genealogia não está no sistema oficial. Qualquer membro pode contribuir nesse contexto, mas não quer dizer que condiz com o que realmente aconteceu

      Excluir
  6. Eu acredito que esse vagabundo do Joseph Smith tenha até mesmo sido pior do que foi relatado. É muito comum um religioso de destaque estar envolvido em vários tipos de ilicitudes, como tráfico de drogas, de armas, pedofilia, cheques sem fundo e etc... Toda religião é um mecanismo de idiotização em massa, criada pela elite global para facilitar a implantação da Nova Ordem Mundial.

    ResponderExcluir
  7. Fui membro da Igreja até me aprofundar nos estudos de sua estrutura inicial e resolvi sair por não aceitar coisas como a que foi acima relatada. Outro fato que deveriam pesquisar é o Massacre de Mountain Meadows foi um massacre em massa em Mountain Meadows, território do Utah, por um grupo mórmon e nativos indígenas da tribo dos paiutes em 11 de setembro de 1857. O incidente iniciou em um ataque, e rapidamente se transformou em um cerco, e culminou no assassinato de emigrantes, que foi sob a tutela de Brigahan Young. A liderança procurou esconder esta página negra. Já que os criminosos eram membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja fez grandes esforços para curar as feridas causadas pelo massacre. Em 1999, o então Presidente Gordon B. Hinckley uniu-se aos descendentes das vítimas para dedicar um monumento no local.

    ResponderExcluir
  8. É natural que alguns membros da igreja se sintam chocados e até tristes com tais informações,mas infelizmente essas informações não são mentirosas e nem coisas de um "anti-mórmon".Os membros que se frustam ou que se enfurecem quando essas coisas sobre seus líderes são mostradas,o fazem apenas por não conhecerem a história da igreja (conhecem muito superficialmente e apenas o que Salt Lake quer que eles saibam, não buscam conhecimento fora do que o site oficial da igreja mostra porquê têm medo por acharem que é "tudo coisa de apóstatas". Alguns até sabem que essas informações são verdadeiras,mas defendem o "profeta" à qualquer custo.todas essas esposas de Joseph Smith aí são apenas as que temos alguma informação sobre elas(provavelmente existiram outras) e pelo que consta Brigham Young teve mais esposas do que Joseph.

    ResponderExcluir