Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Caçador de Tesouros?


 


Entre os fazendeiros de New England, em Vermont e em New Hampshire, o sonho de encontrarem tesouros enterrados pelos povos indígenas ou espanhóis não era raro. Vários caçadores de tesouro lideravam grupos para cavarem o solo em locais “especiais”.

Quando Joseph era adolescente, um mágico e caçador de tesouros itinerante, chamado Luman Walters, ou “Walters o mágico” parou em Palmyra e ofereceu seus serviços aos residentes locais. O adivinhador afirmou que poderia localizar não apenas água subterrânea, mas também tesouros enterrados!
Ele inspirou confiança suficiente em alguns fazendeiros, que o contrataram por 3 dólares por dia para procurar tesouros em suas terras. 
 
 

AS PEDRAS MÁGICAS - OU PEDRAS DO VIDENTE

Walters possuía várias pedras mágicas para descobrir a localização dos tesouros e também um velho livro, que ele afirmava ter ali os escritos dos antigos índios, e que continha uma escrita incompreensível aos homens. Esses escritos revelavam a localização dos tesouros indígenas.

O jovem Joseph mostrou-se muito interessado nas capacidades do adivinho (ocultismo) e passou o máximo de tempo em sua companhia, tentando compreender e aprender as qualidades de Walters. Quando nenhum tesouro foi encontrado e nenhum fazendeiro estava mais disposto a contratá-lo, o adivinho saiu da cidade, mas Joseph já havia aprendido bastante.

Há várias versões de como Joseph encontrou sua pedra de vidente e quantas eram, mas a mais famosa é a de que ele encontrou sua pedra enquanto cavava um poço junto com seu irmão Hyrum.


O SUCESSO DE JOSEPH COMO VIDENTE


Joseph e seu pai sucederam o caçador de tesouros profissional. Juntos, eles alcançaram notoriedade local nesse empreendimento. Os primeiros relatos deste “time” formado por pai e filho na busca de tesouros data de 1819, quando Joseph tinha 13 anos.

De 1819 a 1926, Joseph dedicava ativamente meio período de seu tempo na busca a tesouros, usando seu carisma natural e atuação teatral, além da "Pedra do Vidente".

Joseph passou cerca de 2 anos olhando as pedras, falando sobre fortunas, onde encontrar coisas perdidas e onde cavar para achar dinheiro e outros tesouros escondidos.

Ele também se valia de rituais mágicos e ocultos. Porém, a despeito de todo tempo empregado, não há registros de nenhum tesouro encontrado. 

Durante esse período, Joseph ultrapassou seu pai em reputação popular como praticante dessa atividade subjetiva.

Apesar de não encontrarem nenhum tesouro, os homens realmente acreditavam que Joseph Smith tinha um dom espiritual e podia ver baus de ouro quando escondidos sob a terra.
Com isso, Joseph tornou-se consciente de que as pessoas facilmente acreditavam nele, e que ele poderia ser um instrumento dos desejos de Deus. 

Ele acreditava que, mesmo através de meios infames, Deus trabalharia através dele. Ele percebeu isso quando liderou grupos na busca de tesouros, em Nova York e Pennsylvania. Esta experiência em liderança espiritual foi de grande valor, pois Joseph aprendeu como criar um ambiente de fé – um ambiente onde as pessoas podiam praticar sua fé e serem convertidas.

Várias declarações confirmam que Joseph Smith atuava como caçador de tesouros e com vários indícios de ocultismo. Mr. Stafford relatou:

"Uma outra vez, eles [os Smith]  elaboraram um esquema, através do qual eles pudessem saciar sua fome com a carne de meu carneiro. Eles viram, no meio dos meus carneiros, um que era grande, gordo e preto. 

"O velho Joseph e um dos seus filhos vieram até mim um dia, e disseram que Joseph Jr.  havia descoberto alguns tesouros impressionantes e valiosos, e que poderia ser obtido apenas de uma forma. Essa forma era a seguinte: aquele carneiro preto deveria ser levado ao solo onde o tesouro estava enterrado - e após cortar a sua garganta, ele deveria ser movimentado formando um círculo, enquanto ainda sangrava. Isto feito, a raiva do espírito demoníaco ficaria calmo e o tesouro poderia ser obtido, e que minha parte seria 4 outros carneiros. 

"Para matar minha curiosidade, eu deixei que levassem o carneiro gordo. Depois de certo tempo, me informaram que aquele carneiro havia sido morto de acordo com os mandamentos, mas houvera algum erro no processo, e não surtiu o efeito desejado.  

"Essa, acredito eu, foi a única vez que eles fizeram da caça ao tesouro uma atividade rentável. Entretanto, eles estavam constantemente rodeados por um grupo sem valores, cuja função era cavar em busca de tesouros à noite, e que, durante o dia, tinham mais a ver com carneiros que com dinheiro"(Early Mormon Documents, vol. 2, p. 61). 
É interessante notarmos que Oliver Cowdery também possuía um dom sobrenatural, que em uma revelação publicada no Livro de Mandamentos (mais tarde, Doutrina e Convênios), Joseph chamou de "o dom de trabalhar com a vara da natureza" e que, na primeira edição de DeC, em 1835, foi alterado para "dom de Aarão". 

Tratava-se do uso mágico e muito popular na época, de uma vara (ou gravetos divinos) para descobrir água e minerais, o mesmo tipo da vara usada por seu pai e tio.


Conclusão:

Jamais ouviremos da Igreja qualquer comentário ou história sobre essa parte "negra" da vida do profeta. 

E, pior que isso, Joseph utilizou meios muito parecidos com esses que ele utilizava para enganar as pessoas quando "traduziu" o Livro de Mórmon, pois sua pedra de vidente foi quem lhe ditou todo o livro.

6 comentários:

  1. Legal...
    Conclusão: Tens menos imaginação, criatividade e, arrisco-me dizer, menos cérebro que JS.

    1- JS elaborou e arquitetou (como tu e outros costumam falar) toda a história do LdM, D&C, Pérola de Grande Valor, As regras de Fé, A estrutura central da religião SUD, etc;
    2- Conseguiu converter/convercer muitos adeptos estudiosos;
    3- Possuia memória fotográfica, visto que com uma pedra no olho e o rosto enfiado em um chapéu velho ditou inúmeros capítulos de Isaias, na íntegra;

    Essas palavras e expressões usadas por blogueiros tipo vossa mercê.
    Conclusão:
    Mal consegues um espaço minúsculo e irrelevante num meio de comunicação onde a informação mescla-se com a fantasia.
    Resultado: (Embora seja constatado a tão falada farsa)
    Joseph Smith Júnior WINS
    Blogueiros intelectualóides Loser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal informado, a igreja e o livro de mórmon esta em constante mudanças , a única coisa que não muda é a falta de revelação, inspiração e a falta de coragem dos líderes , em esconder a verdadeira e real história do mormonismo.

      Excluir
  2. Novamente, caro anônimo, não distorça as informações.

    Vou responder sistematicamente:

    1- "JS elaborou e arquitetou (como tu e outros costumam falar) toda a história do LdM, D&C, Pérola de Grande Valor, As regras de Fé, A estrutura central da religião SUD, etc;"

    Talvez sim. Já olhou outras seitas, como por exemplo os TJs, e não se maravilhou com suas invenções? Mas a coisa não é tão simples, qualquer especialista em Bíblia pode te afirmar que Joseph simplesmente copiou quase tudo que há no LdM da própria Bíblia. E D & C não foi escrito por Joseph, lamento informar. Era originalmente chamado de Livro dos Mandamentos e era uma coletânea de alguns sermões e admoestações. A Pérola de Grande Valor foi inventada a partir dos papiros egípcios que Joseph adquiriu (você pode ler toda a história inclusive nos sites mantidos pela igreja, FAIR e FARMS). Quanto a estrutura da Igreja, ela foi constantemente adaptada com o passar do tempo. A estrutura que Joseph montou era de uma sociedade poligamista patriarcal seminômade. Brigham Young que estruturou toda a igreja em Utah e fez dela o que ela é.

    2- "Conseguiu converter/convercer muitos adeptos estudiosos"

    Ora, ora, que argumento ridículo de se fazer. Metade do mundo atualmente acredita que um adolescente analfabeto escreveu o Corão como ditado por ele pelo Arcanjo Gabriel. Grande coisa, não prova nada, absolutamente nada. Se todos acreditassem numa idiotice, ainda sim seria idiotice. Não se refugie no consenso e na maioria, eles normalmente erram, e feio.

    3- "Possuía memória fotográfica, visto que com uma pedra no olho e o rosto enfiado em um chapéu velho ditou inúmeros capítulos de Isaias, na íntegra;"

    Novamente, não distorça os fatos. O que digo é que essa é a história contada, veja bem, CONTADA por ele. É óbvio que isso nunca aconteceu, mas o fato de o relato dele ser tão esdrúxulo e envolver essa espécie de "folk magic" por si só é um indicador de sua origem nada divina. E o pior é a igreja mentir descaradamente e fingir que ele nunca disse isso, e que todos os escribas não confirmaram a história (que de fato foi escrita por Emma, Oliver Cowdery e Martin Harris).

    Não adianta vir com seus argumentos superficiais e falaciosos, aqui não.

    ResponderExcluir
  3. Aqui esta uma resposta que encontrei em um site mórmon que "tenta" explicar o fato de um "profeta" usar uma pedra do vidente para traduzir o Livro de Mórmon...a parte do Iphone da antiguidade é bem interessante (risos), para quem duvida da autenticidade dessa resposta colocarei o endereço da página aqui para que todos vejam: http://www.allaboutmormons.com/Questions/joseph_smith_produziu_maior_parte_PORT_400.php

    Aqui esta a resposta:

    "Este método de traduzir parece estranho aos leitores modernos. É evidente que Joseph não traduziu o texto como os acadêmicos modernos traduziriam. Joseph Smith não sabia ler a língua escrita nas placas. As placas não foram traduzidas usando seu próprio conhecimento, mas sim pelo poder de Deus. Ou se acredita em um Deus que pode intervir no universo que Ele criou, ou não acredita. Ou se acredita em um Deus que pode partir o Mar Vermelho, converter a água em vinho, e ressuscitar-se, ou não acredita. Eu sei, por experiência pessoal, que Deus de fato intervém no universo que Ele criou, e por isso a idéia que ele usou Joseph Smith como um instrumento para trazer à luz um texto antigo não é nada rebuscada para mim. Para outros que acreditam que Deus é indiferente e distante, a história de Joseph parece incrível. Joseph disse que ele mesmo não teria acreditado se não tivesse passado por tais experiências pessoalmente.

    É importante entender o método que Joseph usou no seu contexto cultural. Embora nós mórmons legitimamente respeitemos Joseph Smith por seus esforços em restaurar o antigo evangelho de Cristo, devemos lembrar que ele viveu em uma sociedade primitiva onde a "mágica" era dada o mesmo respeito que damos à ciência hoje em dia. No início do século 19, os habitantes do sertão americano não eram pessoas super iluminadas; eles viam o sobrenatural em muitas de suas circunstâncias cotidianas.

    Dado que Deus por razões que só Ele sabe escolheu Joseph Smith para ser seu instrumento, como poderia Deus ter ajudado o profeta inexperiente a cumprir sua missão? Não é razoável pensar que Deus comunicaria com Joseph de uma forma que seria para ele confortável? Eu suspeito que a "pedra do vidente" era pouco mais que um adereço. Mesmo o Urim e o Tumim, e talvez as placas em si, podem ter sido adereços divinamente fornecidos só para fazer com que Joseph fosse mais confortável ao passar por uma experiência transcendental que ele, como um garoto pobre de fazenda do século 19, não poderia ter compreendido intelectualmente.

    É interessante notar que quando Joseph amadureceu em sua vocação profética, ele não tinha tanta necessidade de usar esses "instrumentos". Muitas das revelações recebidas mais tarde na sua "tradução" da Bíblia, na Doutrina e Convênios, e no Livro de Moisés foram recebidas através do "Urim e Tumim" que era a mente do profeta Joseph, sem a necessidade de quaisquer artefato físico. Como explicou o Orson Pratt, Joseph deixou de usar o Urim e Tumim depois de um tempo porque ele tinha se familiarizado com o "Espírito de Profecia e Revelação".

    Hoje em dia a habilidade de traduzir um texto de uma língua desconhecida para outra língua não é nada surpreendente. Tenho certeza que Apple deve ter um app que faz isso. :) De repente o Urim e Tumim foram simplesmente iPhones divinos fornecidos para Joseph Smith usar. :)"

    ResponderExcluir
  4. Agora caro anônimo mórmon, também sou mórmon sirvo na estaca em um cargo de liderança...infelizmente não posso sair dessa instituição pois toda minha família pertence a mesma e não estou disposto a sacrificá-la para ser mais feliz, mas gostaria de dizer que nossa igreja prega que devemos ser sempre muito sinceros com líderes("profeta","apostolos") confiar neles, pois estes são escolidos por sua dignidade, acho um tanto hipócrita essa afirmação pois os mesmos NÃO SÃO sinceros conosco omitem e escondem fatos para que nossos "testemunhos não sejam prejudicados", porém me pergunto por que fazem isso? A resposta é simples....porque homens ADORAM o poder, e esse é um dos grandes motivos para o porquê da igreja SUD ter crescido tanto...vale a pena confiar nossas vidas em homens que estão interessados somente no poder? Seja líder de si mesmo, essa é a maior benção que o Criador pode lhe proporcionar. E por que confiar e acreditar em Cristo? Porque Ele abdicou de sua autoridade para dar o exemplo, não era motivado pelo poder. Caro DB parabéns pela sua conduta tenho certeza que ajuda muitas pessoas através desse blog. Abraços

    ResponderExcluir
  5. vc nao sabe o que vc diz.................

    ResponderExcluir