Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Palavras Estranhas


Entre os anacronismos contidos no Livro de Mórmon, são notáveis os anacronismos em algumas palavras específicas.

Os profetas Nefitas usaram palavras que não eram conhecidas, e nem seriam inventadas até vários anos mais tarde. Algumas palavras são:

IGREJA

A palavra igreja jamais foi mencionado no Velho Testamento. Etimologicamente, “igreja” deriva do grego “ekklesia”, que se traduz como “um chamado para fora”. “Ekklesia” era o nome que se dava na Grécia antiga para um grupo de cidadãos que se reuniam para tratar dos assuntos do Estado: eles saíam do meio do povo para se reunir numa assembléia.

Por extensão, a palavra grega é usada no Novo Testamento para o que era chamada a “assembléia dos justos” ou “congregação”.
 

Jesus Ensina em uma Sinagoga
SINAGOGA

A palavra “sinagoga”, vem do grego “synagoge” que significava assembleia; colheita; preparativos de guerra; aproximação. 
 
As sinagogas surgiram após a destruição do Primeiro Templo, durante o cativeiro da Babilônia, aproximadamente no século 6 a.C.

Logo, seria no mínimo estranho Néfi conhecer uma palavra que designava certos locais que não existiam quando ele deixou Jerusalém.




GENTIO

A palavra gentio designa um não-israelita e deriva do termo Latim "gens" (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é muitas vezes usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.

A palavra gentio é um termo usado somente no Novo Testamento, e, já que Néfi viveu em Jerusalém antes do cativeiro babilônico, como ele poderia conhecer o significado desta palavra?


BATISMO

Essa palavra vem do Grego "baptiso". O seu sentido etimológico, no grego clássico, era "imergir". Ela foi usada somente no Novo Testamento.

Néfi e outros profetas não somente conhecinham egípcio e hebreu, como ainda grego?


BÍBLIA

A palavra também tem sua origem no Grego. Usada somente em 400 d. C.


JESUS CRISTO

Talvez Smith não soubesse, mas a palavra "Cristo" é um título, também derivado do Grego, e não parte do nome de Jesus como afirma o Livro de Mórmon.


Conclusão:

Como poderiam os profetas do Novo Mundo estarem familiarizados com estes termos? Faria sentido Deus revelar palavras em línguas estranhas a eles? Deus usou palavras em Grego no Velho Testamente para ensinar os israelitas?

Faria sentido os profetas do Livro de Mórmon usarem palavras que não seriam entendidas pelos seus descendentes? Uma das razões da existência das placas era que fossem entendidas e transmitidas de geração em geração.

Talvez houvesse uma espécie de treinamento linguístico para quem fosse escrever nas placas, pois quem exercesse essa função deveria conhecer egípcio, grego, e ainda não utilizar sua língua-mãe em suas profecias e relatos. 

Algumas palavras podem invalidar O Livro de Mórmon? Sim, podem. Já que o livro afirma ser autêntico, ele deveria ao menos não ser contraditório. 

Gosto do exemplo do Evangelho de Barnabé. Os estudiosos descobriram que ele se tratava de uma fraude ao achar nele a palavra "barril", que não poderia estar num documento que alegava ser da época de Cristo. Uma simples palavra posta no lugar errado invalidou todo um livro. O mesmo não poderia ser aplicado ao Livro de Mórmon?


(texto por DB)

5 comentários:

  1. Arrependa-te, ou dê lembrança ao Diabo quando você for para o inferno...

    ResponderExcluir
  2. primeiro gostaria de dizer que ninguém tem o direito de julgar ninguém como fazem nos comentários a você principalmente com palavras mal pesadas ou ofensivas. Já encontrei varias contradições e supostos erros na doutrina sud porem pelos poucos 15 anos que tenho como membro da Igreja posso dizer que esta é a Igreja que mais se achega a perfeição, e é um grande privilégio sem membro dela pois de pois que a conheci sempre fui atendido em minhas orações o que pude ver que não é coincidência e sim um testemunho e principalmente em assuntos de saúde Deus sempre me atende, então por quê não continuar firme na Igreja? E gostaria de saber o por quê de você ter criado este blog com todas essas informações testando os fracos?

    ResponderExcluir
  3. Querido DB: como os "santos" SUD replicam as afirmações q vc faz aqui? Eu estou gostando muito do q leio aqui, mas os mormons apenas vem aqui e fazem ameaçs, falam d Diabo, o discurso deles nada se parece com palavras de Jesus! Por favor, continue com o blog!

    ResponderExcluir
  4. Fui mórmon por um bom período e nunca tive um testemunho da igreja SUD. Quando fui visitar a primeira vez era domingo de testemunho e as pessoas iam ao púlpito e falavam: Eu sei que esta é a única igreja verdadeira na face da terra! Pronto! Meu testemunho acabou ali! Depois me afastei e ao contrário de muitos ex -mórmons não me tornei um ateu ou agnóstico ou até mesmo um espírita. Fui buscar a verdade na leitura da bíblia e descobri que a Igreja Sud não chega nem aos pés da Igreja primitiva de Jesus Cristo. Existe tantos contrastes que só um fanático alienado não percebe! Também como vai perceber? Os lobos disseram que a bíblia está cheia de erros. A Igreja de Jesus Cristo Primitiva não havia dízimos (2Cor 9:7) e não tinha templos e toda oferta que se arrecadava era divididos entre os irmãos mais pobres, viúvas, órfãos. No primeiro dia da semana as pessoas se reuniam em Casas. Se tivesse muita gente eles se reuniam em um cenáculo. (Atos 20:20, Rom. 16:5, 1Cor16:19, João 4:21, João. 16:2) Quer comparar com uma igreja que acumula dinheiro, gasta fortunas na construção de templos e shoppings. Só nos USA a arrecadação anual e de 7 bilhões de dólares. Onde está a caridade tão pregada por Cristo? Com certeza se o apóstolo Paulo pegasse numa grana dessa já teria resolvido uma boa parte da fome na África. Para concluir vou deixar estas palavras do pastor Mark Driscoll: Você pode ter sido batizado na igreja, servido na igreja. Pode ser que tenha se casado na igreja, morrido na igraj, ter sido velado na igreja e ainda assim acordar no inferno caso esteja meramente na igreja e não em CRISTO.

    ResponderExcluir
  5. E tem a questão de Jesus ter um discípulo de nome "Timóteo". Nome puramente grego. Τιμόθεος/Timótheos. Duas palavras: "Τιμό" e "θεος" = Timó Theós. Significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus, aquele que hora a Deus. Nome que aparece na Bíblia. Discípulo de Paulo. Como que um nome grego foi parar nas Américas? Faltou criatividade e estudo para criar nomes. Esse é só um exemplo de muitos outros nomes. Sim, o grego já existia, mas como poderia um nome grego, que aparece pela primeira vez na Bíblia e que é a união de duas palavras que fazem soar como apenas um título, aparecer fora do tempo e local? Bizarro.

    ResponderExcluir