Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Evidências Contra Smith em Seu Próprio Livro

(Texto por DB)

O apósto Orson Pratt escreveu o seguinte desafio:

"Este livro deve ser verdadeiro ou falso... Se for falso, é uma das imposições mais espertas, malignas, audazes e profundas, feitas ao mundo com o propósito de enganar e arruinar milhões que a receberão sinceramente como a Palavra de Deus, e pensarão estar seguramente edificados sobre a rocha da verdade até que, com suas famílias, sejam lançados no desespero total. A natureza de mensagem de O Livro de Mórmon é tal que, se verdadeira, ninguém poderá rejeitá-la e ainda salvar-se; se falsa, ninguém poderá recebê-la e salvar-se. Portanto, cada alma no mundo tem interesse igual tanto na determinação de sua verdade como de sua falsidade... Se, depois de um exame minucioso descobrir que é uma imposição, deve ele ser exposto ao mundo como tal; as provas e argumentos pelos quais a falsidade foi detectada devem ser, clara e logicamente afirmados para que os que foram enganados, embora de boa mente, percebam a natureza do engano e sejam restaurados, e que os que continuam a publicar a ilusão sejam expostos e silenciados...mediante provas aduzidas das Escrituras e da razão." (Orson Pratt, Divine Authority of the Book of Mórmon)


 

Gostaria de hoje poder encontrar Orson Pratt e mostrar as provas existentes contra o Livro de Mórmon. Pratt foi, no mínimo, audacioso em seu desafio. 

Talvez ele jamais sonhasse que algum dia a ciência se voltaria contra o amado livro de Smith, ou que um dia qualquer pessoa com o desejo de saber a verdade pudesse encontrá-la sem sair de casa.
Nesse post serão listadas algumas provas de que o Livro de Mórmon não passa de ficção americana do séc. XIX. As evidências apresentadas se encontram dentro do próprio Livro de Mórmon, não usarei aqui referências que se encontrem fora de seu enredo.


1- Um Problema Linguístico

Néfi começa seu livro dizendo que está escrevendo a história de seu povo na “língua dos egípcios”. Isso é realmente muito estranho. Os israelitas consideravam a língua hebraica como sagrada, como sendo a língua de Deus. Seria impensável a um israelita escrever nas sagradas escrituras com uma língua obscena, pagã e idólatra como a egípcia. A totalidade da cultura egípcia era tão diferente da hebraica que seria impossível para Néfi expressar muitos aspectos de sua complexa cultura e da Lei de Moisés na linguagem pictográfica dos egípcios. Por que afinal Néfi mancharia seus registros sagrados escrevendo em uma língua pagã? (E como será que ele sabia escrever em egípcio?)


2- Fantásticos Viajantes

Néfi relata que sua família deixou Jerusalém com “tendas e provisões” e viajaram por três dias. Eles acamparam junto ao Mar Vermelho, perto de um rio que nele desaguava. Leí nomeou esse rio de Lamã (por causa de seu filho mais velho). Mas o referido rio nunca foi achado, e eles não poderiam ter viajado os mais de 220 km de montanhas e desertos que há entre Jerusalém e o Mar Vermelho em apenas três dias.


3- Um Assassinato Incrível

Outra parte do Livro de Mórmon difícil de ser “engolida” (ao menos para mim) é o incidente da morte de Labão. Será que tiranos poderosos e paranoicos como Labão ficariam atirados nas ruas de Jerusalém sem ao menos proteção de um de seus guarda-costas? E como poderia a espada de Labão ser feita do “mais precioso aço” (1 Néfi 4:9) sendo que a fundição do aço ainda não era conhecida pelos hebreus? E como se corta a cabeça de um homem sem que suas roupas fiquem totalmente sujas de sangue? (Néfi mais tarde usaria as roupas do cadáver) E como pode Zorã, um dos mais próximos servos de Labão, não ter percebido que era Néfi e não seu senhor quem lhe dirigia a palavra? E como ele pode jurar lealdade ao assasssino de seu amo apenas alguns minutos depois? É realmente a história de um crime perfeito.



4- Esfera Mágica

Para mim, a história da esfera mágica não é nada fácil de crer. Essa espécia de “bússula” os guiava conforme sua retidão.

Mas onde será que encontramos relatos como estes nas escrituras? Será que Moisés tinha uma esfera mágica para o guiar no deserto? Será que profetas de Deus olham dentro de bolas de cristal, ou será que isso soa mais como uma história de caçadores de fortunas, videntes e outras práticas ocultistas?


5- O Arco de Aço

 
Seguindo a história lemos que a família de Leí quase morre de fome no deserto quando Néfi quebra seu arco. Mas será que é fácil quebrar um arco de aço? E onde será que Néfi buscou tecnologia para fazer um desses arcos, já que o aço não era conhecido pelos hebreus em 600 A.C.? Néfi devia ser uma pessoa muito abençoada, pois era a única pessoa do Velho Mundo a possuir um arco feito de “aço puro”!



 6- Abundância

A história do Livro de Mórmon nos conta outra coisa incrível. Leí e sua família descobriram uma terra com “muitos frutos” e “mel selvagem”. Leí chamou esse lugar de “Abundância”.

Estranhamente, esse lugar fértil perto do Golfo Persa, ao sul da Babilônia, era inabitado. Por que será que ninguém nunca descobriu esse pequeno e notável Jardim do Éden? Além de tudo isso, este lugar ainda forneceu todos os minérios e madeira que Néfi necessitou para a construção de seu navio. O problema é que esse local jamais foi encontrado.


7- Incríveis Construtores

Depois de chegarem na terra prometida (América), Néfi, Sam, Zorã, José e Jacó construíram um templo “a maneira do templo de Salomão”.

A Bíblia nos informa que o templo de Salomão foi construído com a ajuda de Hyrum do Tiro e seus experientes pedreiros. Ele contava com cerca de 150 000 trabalhadores e cerca de 3 300 supervisores, e mesmo assim levou sete anos para ser concluído.

Quando Néfi escreveu estas palavras ele já tinha saído de Jerusalém havia trinta anos. Como a família de Leí ficou no deserto por oito anos, e levou mais alguns construindo o navio que os faria cruzar meio mundo, eles estavam na terra prometida a menos de vinte anos.

Nesses vinte anos Néfi e seu pequeno grupo de seguidores já tinham enterrado seu pai Leí, lutado contra os Lamanitas, se mudado algumas vezes, construído novas casas, plantado e colhido grãos, feito espadas ao modelo da de Labão, escrito sua história em dois registros de placas, cuidado de suas famílias, e, em seu tempo livre, construído o templo segundo o modelo de Salomão. Eles realmente eram grandes construtores.


8- Sedutores Incomparáveis

Há também a história das 24 jovens lamanitas sequestradas pelos sacerdotes nefitas do Rei Noé. Essas garotas inocentes estavam desprotegidas na selva, dançando e se divertindo, quando foram roubadas de sua terra e forçadas a terem relações sexuais com seus sequestradores. E mesmo assim essas jovens se esqueceram de seu povo, de seus pais, de seus namorados, esqueceram que foram sequestradas e estupradas, e se apaixonaram pelos seus captores!

Quando seus pais as encontraram, essas meninas lamanitas expressaram todo o seu amor por seus sequestradores nefitas e convenceram seus pais a aceitarem seus novos genros. E então os líderes lamanitas de alguma forma esqueceram séculos de ódio aos nefitas, não apenas aceitando os sacerdotes como membros de seu povo, mas ainda dando a eles posições de liderança e poder a eles em seu governo.


9- Superman Nefita

Outra história interessante é a de Amom, filho do Rei Mosias, que renunciou ao trono nefita para virar missionário entre seus inimigos lamanitas.
Depois de virar servo do Rei Lamoni, Amom sozinho cortou os braços de um grupo de ladrões que iria roubar os rebanhos de seu rei. Então Amom cuidou das caroças e cavalos do rei. (Não esqueçamos que os cientistas dizem que não havia cavalos, caroças e nem ao menos rodas na América pré-Colombiana)

Então o Rei Lamoni começou a pensar que Amom era uma espécie de deus. O Rei e a Rainha então ficam em “transe”, se convertem enquanto estão nesse estado, e deixam que Amom converta um grande número de seus súditos em sua religião nefita. O interessante nessa passagem é o tema recorrente em todo o Livro de Mórmon: visões, sonhos, transes e conversões em massa.


10- Um Exército Indestrutível

A história dos “Guerreiros de Helamã” também não poderia deixar de ser abordada. Não é nada fácil crer que 2 000 homens nefitas poderiam se envolver em um combate corpo-a-corpo com hábeis guerreios lamanitas sem ao menos perderem um único homem.

Mesmo quando Deus decidia o rumo das batalhas bíblicas isso nunca ocorreu. Sempre havia mortos e feridos para os dois lados. Crer que todos os 2 000 jovens inexperientes sobreviveram a uma batalha contra seus irmãos sanguinários lamanitas é no mínimo ingenuidade.


11- Incríveis Submarinos

Outra história no Livro de Mórmon que chega a insultar a inteligência do leitor é o episódio dos Jareditas. Jarede, seu irmão (Mahome alguma coisa) e seus 22 amigos, junto com suas mulheres e crianças, foram salvos pelo Senhor de ter sua língua confundida no tempo da Grande Torre de Babel.

O irmão de Jarede então ora ao Senhor e recebe o mandamento de construir 8 pequenos submarinos. O problema é que o “Senhor” ainda aconselha Jarede que os “barcos” não poderiam ter janelas, pois elas seriam feitas em pedaços. Esse incidente supostamente acontece na época da Torre de Babel, milhares de anos antes de janelas que pudessem quebrar em milhares e pedaços (janelas de vidro) serem inventadas pelos romanos.
Outro problema deveria ter sido a construção desses navios. Será que alguém já desenvolveu um navio todo fechado? E será que esses navios podiam suportar a pressão da água, sendo feitos de madeira? E como será que as pessoas e os animais que eles levavam respiravam dentro desses submarinos?


A lista de evidências é conclusiva. E estas são somente algumas das coisas que eu achei dignas de nota, na realidade as provas saltam contra Smith de seu próprio livro.

Talvez alguns percam muito tempo prestando testemunho sobre a veracidade desse livro, enquanto outros, que estudam e procuram a verdade, tem de descobrir terríveis anacronismos e coisas sem sentido no Livro de Mórmon, esses são tidos como orgulhosos, apóstatas, enganados pelo demônio, etc, etc... enquanto aqueles que fecham seus olhos e se escondem da verdade são tidos como os “corretos”e os “santos de Sião”.








35 comentários:

  1. Ótimo post.
    Depois desses fatos não há TRISTEMUNHO que aguente.
    Não sei como pude acreditar nisso por tanto tempo.

    Só para comentar uma coisa.
    Tenho um Manual do Instituto Livro de Mórmon e ná pág.136 conta a história que Joseph Smith abençoa uma criança doente e no finalda bênção dá o nome de Mahonri Moriâcumer e no final Joseph Smith disse ao pai do garoto que acabara de ser revelado pra ele que o nome do Irmão de Jarede era esse.

    Obs: Essa é uma "literatura" aprovada pela Igreja Mórmon.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Júlio Cesar, me esforço para sempre poder compartilhar minhas dúvidas com pessoas que também questionam o mormonismo.

    "Não sei como pude acreditar nisso por tanto tempo." [2]

    E a historinha do nome do irmão de Jared sempre me pareceu estranha. Não entendo porque simplesmente não botaram o nome dele no livro, ou que talvez o tivessem "revelado" para Joseph.

    E, não querendo parecer intrometido, mas li no blog da Investigadora que você finalmente descobriu a verdade. Fico muito feliz, pois eu acompanhava seus comentários do Blog Investigações SUD.

    E a descoberta da verdade para pessoas que estudam e levam o mormonismo realmente a sério é uma questão de tempo. Na realidade tudo que eu fiz de "errado", e que pelo jeito você também, foi pesquisar e estudar seriamente o mormonismo, tal como nos disseram ser o correto.

    Só crê nos mitos SUD quem não estuda o mormonismo, ou estuda e consegue aceitar tantas explicações mirabolantes e escolhe ser cego, tal como é o caso da maioria dos apologistas. Eles sabem a mesma coisa que nós, mas escolhem continuar crendo na farsa, e daí utilizam todo o tipo de racionalização para as atrocidades cometidas no passado.

    Parabéns por ter descoberto a real “verdade” SUD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E O LIVRO DO JOÃO FERREIRA, REFORMULADO POR UM PAGÃO IMPERADOR CONSTANTINO É A VERDADE COM A REALIDADE ???????????

      Excluir
  3. Caro DB

    Ótimo post, parabéns. A história de nefi cortar o pescoço de Labão e depois usar as roupas ensanguentadas dele é um desparate tão grande que não necessita de nenhuma prova científica!

    Mas seus pontos são realmente ótimos!

    Apenas gostaria de chamar a atenção para a frase "E mesmo assim essas jovens nefitas se esqueceram de seu povo" - o correto seria jovens lamanitas.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. A história de Labão sempre foi estranha para mim, mas como eu escutei esse absurdo desde criança, nunca tive problemas em aceitar o fato.

    Mas quando começei a questionar outros aspectos é que pude ver melhor os erros terríveis dessa passagem (tanto moralmente como fisicamente).

    ResponderExcluir
  5. Já corrigi o erro no texto, deixei escapar "nefitas" ao invés de "lamanitas".

    É culpa, em parte, de eu não aguentar mais ouvir falar em nefitas, lamanitas, amonitas, jareditas, itas, itas, itas... Smith e sua criatividade não se estenderam aos nomes dos povos, infelizmente!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahahahahahahahaha esse foi um dos melhores posts q eu li kkkkkkkkkkkkk hauhauahuahauhauaha foi massa mesmo. Juro que ri muito.....Os títulos dos 11 Tópicos são sensacionais, tú é publicitário no mínimo. Show de bola.

    ResponderExcluir
  7. Quando um dia descobrirem toda a verdade se arrependerão...porque você pode te-lo estudado e chegado a essas conclusões carnais sem enxergar que existe um Deus por traz de tudo isso,que faz com que 2000 jovens fies sobrevivam,ou que entreguem um iníquo na mão de um justo(1°Néfi 1:12-14), ou que crie um nova língua (1° Néfi 1:2) com a mistura dos Judeus e Pagã. E que o tempo deles não era medido como hoje...e que o Livro De Mórmon alem de registro de um povo escolhido são ensinamentos importantes a nós; como a fé,castidade,recato,confiança em Deus acho que estas palavras não estão no seu dicionário.

    Acho que você também não leu a folha rosto.
    Ou se quer tirou a prova proposta em Morôni 10:3-5
    Nenhum homem mesmo sendo conhecedor de muitas coisas não seria capaz de escrever um livro como esse...

    A quem você acha que Jesus Cristo apareceu quando ele disse " Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco ..."

    Eu amo esse livro , e sei por mim mesma que ele é verdadeiro e sei isso pelo poder do Espirito Santo quando orei,sei que Deus vive,sei que Joseph foi chamado por Deus,Jesus Cristo é o nosso Salvador e que o Livro De Mórmon em conjunto com a Bíblia testificam da palavra de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente não publico insultos, mas seu comentário acabou passando porque eu acho que é bom que as pessoas vejam o nível de ignorância e descortesia que vem de fanáticos como você.

      Sinceramente, não acha que me impressiona com ameaças, acha? Por favor, apenas argumente usando o órgão que deveria usar: o cérebro.

      Uma pergunta: você já parou e leu a Bíblia, inteira? A pior evidência contra o LdM é a leitura da Bíblia. Você pode ver as histórias plagiadas e até mesmo os nomes roubados das genealogias bíblicas. Nunca notou a semelhança na história de Alma (filho) e de Saulo de Tarso? Não que eu considere a Bíblia parâmetro para qualquer coisa, porque não considero. Só estou dizendo que a fonte do LdM está bem na sua frente, chega até a ser cômico.

      Excluir
  8. Bem que foi revelado a Joseph que seu nome seria conhecido em todo mundo tanto bem quanto mal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como os nomes de todos os charlatães que já pisaram na Terra. Pergunte como um membro da Igreja Universal considera seu herói máximo: Edir Macedo. Pergunte a mim o que acho desse senhor e você terá uma resposta bem diferente.

      Creio que anjo imaginário nenhum precisou profetizar nada a respeito do ilustre Edir Macedo. É claro que se você perguntar aos membros da Universal você pode ter uma resposta diferente.

      Excluir
  9. Noé construiu um navio ,Moises abriu o Mar Vermelho,Jonas sobreviveu dentro de uma baleia,Davi derrotou um gigante,José se tornou governante dos irmãos que o venderam, Abraão iria sacrificar seu filho ordem de Deus. Jesus ressuscitou apos 3 dias...

    Então porque os jareditas não podiam ter construído um navio assim como Néfi...será que Deus não quebrou O arco de Néfi pra testa-los de sua fé que era a força que movia a Liahona(esfera esmerada).

    Porque Deus mudaria sua forma de lidar como seus filhos... bom Ele não mudou! Assim como antigamente ,hoje temos profetas vivos e começou com Joseph...tem 12 apóstolos como apoio assim como Jesus... homens são chamados pra pregar o evangelho assim como Paulo ,Pedro e outros; e hoje templos são edificados,como antigamente para se fazer convênios sagrados como Deus.

    Homens pelo poder de Deus cura os doentes e aflitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os Três Porquinhos sobreviveram ao Lobo Mau e aprenderam uma preciosa lição. Chapéuzinho Vermelho também. A Bela Adormecida acordou com o beijo do amado, e Rapunzel conseguiu escapar da bruxa com seu longo cabelo.

      E eu vejo mais moralidade nessas histórias do que nas contadas na Bíblia. E até mais veracidade, talvez.

      Excluir
  10. agora acredito que seria correto que quem pesquise leia artigos de site´s pro mormons, pra ter uma opiniao melhor, ou ver os 2 lados da moeda, eu recomendo esse que fala sobre o livro de mormon:
    http://www.amai.jc.nom.br/livro_mormon.htm

    PAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, todos devem ler TUDO o que houver para ser lido, sobre seja lá qual assunto queiram saber, e depois formar suas PRÓPRIAS opiniões. Concordo plenamente.

      Sugiro também a leitura diretamente no site da FAIR, já que os artigos do Amai JC são basicamente traduções do mesmo: www.fairlds.org

      Excluir
  11. Gostaria de saber de um ex-mormom o passo a passo pra deixar está religiao! Por favor me ajudem,vou perder meu namorado por isso,ele está ficando com a cabeça muito ruim.Ele tem que tirar i nome dele do tal livro???como seria isso? Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, não precisaria. Tirar o nome dos registros é mais um procedimento legal, assim você perde o status de membro da igreja. Mas apenas não ir mais na igreja é uma maneira de deixar a religião também, apesar de não oficial.

      Sobre como tirar o nome dos registros da igreja, sugiro um post do blog Investigações sobre a Igreja SUD:

      http://investigacoessud.blogspot.com.br/2009/12/como-remover-seu-nome-dos-arquivos-da.html

      Excluir
    2. Muito obrigada! Abraços

      Excluir
  12. olá meus queridos irmãos e queridas irmãs,estou muitíssimo feliz por seus maravilhosos estudos sobre o livro de mórmon,e agradeço de coração por vocês terem dado atenção aos meus comentários e por publicá-los.
    Eles são comentarios e testemunhos de uma pessoa sincera e íntegra assim como vocês,mas com muito menos estudo que vocês,mas sssssssssão testemunhos da verdade.
    Espero que meus testemunhos ajude a enriquecer o seu maravilhoso trabalho,pois não posso ficar calado e ver tanta gente aceitando a mentira de que Deus revelou o livro de Mórmon a JOseph Smith.
    Epistola de Paulo aos Gálatas 1:8 :
    Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado,seja por anátema.Joseph Smith declarou que o anjo Moroni apareceu em seu querto e o guiou até o local onde o suposto livro estaria enterrado.
    Um anjo? Outro evangelio? Pelo jeito Smith não leu esta parte da biblia.
    Muito obrigado e muuuiiiitoss abraços.
    Até logo mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não outro evangelho, é outro testamento de cristo assim como a bíblia é um testamento ou seja testemunho das pessoas de antigamente sobre as obras de Deus.

      Excluir
  13. A igreja sud acredita que os mundos foram criados a partir do sacerdócio o qual seria o "poder de deus" dado aos homens (exatamente somente homens podem possuir esse poder) e todos aqueles que forem salvos no "último dia" se tornarão deuses e deusas e poderão criar mundos...na minha opnião o principal problema desse pensamento esta no fato de que como as mulheres poderiam criar mundos se elas não possuem "o poder do sacerdócio"?
    Enfim este é apenas mais um dos inúmeros fatos que apontam a contradição dessa instituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres têm seu papel no futuro imaginário SUD: virar parideiras eternas de crianças geradas pelo marido portador do sacerdócio.

      Elas não podem nada sem o seu marido. Ele é que possui o "poder".

      Excluir
    2. E as que não se casarem qual será o "destino eterno" dessas mulheres?

      Excluir
    3. Seria dada a chance de elas se casarem com algum portador do sacerdócio. Mas se não quisessem jamais poderiam ser nada além de "anjos", ou seja, não "deuses" como é o objetivo final mórmon.

      Excluir
    4. E para aqueles que acreditam em Deus independente de religião; Não é Ele um homem? E onde está sua esposa?

      Excluir
  14. Boa Noite! você acredita nas histórias da Bíblia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da história. Mas se você quer saber se eu levo a bíblia ao pé da letra ou se tenho alguma consideração pelo que ela diz como verdade divina, minha resposta é não. Assim como acho que deveria ser a resposta de todos. Falar em Adão e Eva, cobras falantes, dilúvio, sol parando para Josué, etc, não faz o mínimo sentido à luz das evidências.

      Excluir
  15. As narrativas do livro de mormon mostram a mente criativa de seu autor, mas ao mesmo tempo, revela a ingenuidade de um escritor desavisado de informações geográficas, ,historicas e socias de uma e poca além de seu limitado conhecimento. A ingenuidade narrada no livro é um insulto a inteligência humana, talvez o alvo de Smith seria em pontencial pessoas com pouca instrução, sendo assim, mais fácil aumentar o seu rebanho.

    ResponderExcluir
  16. anonimo falou bem. o inimigo tem e sempre terá secretários que trabalham dia e noite para confundir as coisas de deus.
    uma coisa é certa, todos estas pessoas que se acham estudiosos e que renegam o que foi trazido a luz pelo próprio deus vivo vão com certeza pagar no ultimo dia, e lembraram as nossas palavras nestes comentários. pode ter certeza nossas palavras vão ficar gravadas inconcientemente nas suas mentes e será lembrado quando estiverem frente a frente com o senhor na hora de julga-los por seus atos iníquos. não adianta discutir com pessoas assim.

    ResponderExcluir
  17. olá. Como um membro Sud quer se tornar um Deus amaldiçoando alguém heim? olha cicero não sei até onde vc vai permanecer nessa mentira mas quando isso acontecer vc vai olhar pra tudo isso e ver o quanto vc foi enganado.

    ResponderExcluir
  18. Pertenço a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. Sou Mórmon Há muitos anos. Amo minha esposa e meus filhos. Tenho cinco filhos, e todos eles respeitam Deus, os pais, os mestres (professores), os idosos, ou seja, o próximo. Todos são estudiosos e vencedores profissionalmente. Acredito muito na doutrina e nos ensinamentos da Igreja. Se a Igreja for verdadeira, que maravilha, eu e minha família estamos no caminho certo. Amando a Deus e ao próximo voltaremos à presença do Pai Celestial.
    Se a Igreja for falsa como o DB acha, também estaremos no caminho certo, pois, amamos e ajudamos ao próximo, não ingerimos bebidas alcoólicas, somos honestos, não somos viciados em drogas ou qualquer jogo de azar, ou seja, cuidamos dos nossos corpos, vivemos felizes e unidos. Eu amo essa Igreja...
    Sou Jaime Lira. Sou Mórmon.

    ResponderExcluir
  19. Pertenço a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. Sou Mórmon Há muitos anos. Amo minha esposa e meus filhos. Tenho cinco filhos, e todos eles respeitam Deus, os pais, os mestres (professores), os idosos, ou seja, o próximo. Todos são estudiosos e vencedores profissionalmente. Acredito muito na doutrina e nos ensinamentos da Igreja. Se a Igreja for verdadeira, que maravilha, eu e minha família estamos no caminho certo. Amando a Deus e ao próximo voltaremos à presença do Pai Celestial.
    Se a Igreja for falsa como o DB acha, também estaremos no caminho certo, pois, amamos e ajudamos ao próximo, não ingerimos bebidas alcoólicas, somos honestos, não somos viciados em drogas ou qualquer jogo de azar, ou seja, cuidamos dos nossos corpos, vivemos felizes e unidos. Eu amo essa Igreja...
    Sou Jaime Lira. Sou Mórmon.

    ResponderExcluir
  20. Estou te lançando um desafio: ESTUDe O LIVRO DE MÓRMON COM OUTRA INTENÇÃO, E VOCÊ ENCONTRARÁ UMA VERDADE SATISFATÓRIA NELE! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Nunca fui dessa religião, mas já li o livro por curiosidade. Não todo, mas um bom pedaço. Além de partes aleatórias. Eu acho estranho, além de tudo que foi mencionado no artigo, os versículos, em geral, sempre iniciam com frases do tipo: "E aconteceu..", "E quando...", "E..." - Sabe, não quero ofender quem é sincero nessa religião, mas do meu ponto de vista, isso da uma ideia de ser um livro de história. Não de doutrina religiosa. Esse padrão está no livro todo. E fica parecendo que ele foi feito já pensando nos versículos. A ideia de usar placas de algum metal para fazer registro é um tanto estranha, mas eu sei que se usava esse tipo de material em alguns casos, mas não em grande escala como um livro inteiro. É bem incomum! Diferentemente da Bíblia que foi feita em rolos, e depois em códice. Também não existia os capítulos e versículos. Hoje usamos em demasia esse método de separação, mas nota-se que não existe um padrão para iniciar os versículos como vemos no LdM. Certos anacronismos em relação a Bíblia como palavras de origem Grega que não era usado ainda. Como chamar de Cristãos por terem fé no Cristo que iria vir. Essa palavra é uma "tradução" da palavra hebraica "Messias" (Ungido). E Bíblia antes mesmo dessa palavra ser usada. Os membros podem dizer que era um espécie de profecia, sei lá. Aí vai da fé de cada um. Mas fé sem razão não é bom! Os dois devem andar juntos. Bom, não tenho nada a acrescentar aqui, já que muitos sabem mais do que eu dessa religião. De uma coisa eu sei: Somos livres para fazer escolhas e, com base nisso, podemos escolher ser escravos. Eu não sei mais o que dizer, mas essa religião até pode ter alguma coisa aqui e ali de boa para ajudar alguém em algum caso, porém a verdade sobre Deus da forma que a Bíblia apresenta, ela não tem. Esse é o meu ponto de vista. PS: Desculpe os erros de Português. :-)

    ResponderExcluir