Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Entendendo o "Testemunho" Mormon

A igreja possui um sistema extremamente eficaz de doutrinação: logo de início, muitos de seus (futuros) membros são persuadidos a testar a veracidade do Mormonismo da seguinte forma:
São mostradas à eles a escritura encontrada no Livro de Mórmon, em Moroni 10:4:
E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.”

Como o Espírito Santo se manifestará? De acordo com Doutrina e Convênios 9:8:
Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto sentirás que está certo.”

Porém, se ao assim proceder, você não receber este sentimento, a falha é total e completamente SUA, pois:

1 – Sua oração não foi feita com o coração sincero

2 - Sua intenção não era real

3 – Você não tem fé em Cristo

Mas discernir a verdade usando nossos sentimentos como um guia é muito arriscado. Sentimentos não são fatos. Portanto, não há lógica nisso tudo.



Ainda mais, os sentimentos são notoriamente não confiáveis, já que são facilmente influenciados por praticamente tudo e qualquer coisa que se passa à nossa volta.

Os psicólogos dizem-nos que a auto sugestão é uma coisa extremamente importante. Inclusive, técnicas mundialmente conhecidas, como a PNL (Programação NeuroLinguística) explica que ela:

É baseada na idéia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de ‘modelagem’, envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o ‘sucesso’.” (Wikipedia)

Portanto, voltando ao desafio, quem gostaria de ser visto como possuidor de uma (ou dos três) ítens acima perante homens religiosos? E perante Deus?
Portanto, os mórmons são persuadidos a deixar de lado o senso comum e bom senso em favor de convicções emocionais. Esta persuasão ocorre de tal forma que parecia ser a única coisa certa a ser feita.

Mas, falando em termos de escrituras, a Bíblia nos diz exatamente o oposto ao que a igreja ensina. Ela nos alerta que o coração é enganoso e pode não ser confiável. E por essa razão, precisamos provar todas as coisas:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)

O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.” (Provérbios 28:26).

Examinai tudo. Retende o bem”. (1 Tessalonissences 5:21).

Quando a liderança ou os membros mórmons são confrontados com o fato inegável de que confiar em um sentimento não é lógico nem confiável para discernir a verdade, eles justificam-se insistindo que não se limitam a invocar sobre seus sentimentos, mas também são incentivados a estudar.

No entanto, esse argumento é anulado pelo fato de que eles estudam apenas a literatura favorável aos ensinamentos mórmons e evitam tudo o que contenha crítica à crenças ou história da igreja (considerado “lixo anti-mórmon”, por mais fidedigna que seja a fonte).

Adicionalmente, existe de fato o hábito de encobrir ou mesmo negar certos fatos que poderiam lançar uma luz negativa sobre a igreja ou em seus ensinamentos

A doutrinação é sutil, e funciona em um nível subconsciente. Uma vez que os mórmons ganham um “testemunho”, são incentivados a mantê-lo ou mesmo fortalecê-lo, declarando-o sempre que possível.

Spencer W. Kimball disse:

"Você pensa que você pode passar três, seis, nove e doze meses sem prestar o seu testemunho e ainda mantê-lo inabalado?"

De fato, todo primeiro domingo de cada mês é reservado para que os membros compartilhem os seus testemunhos publicamente com os membros. E desde uma idade muito precoce, as crianças são ensinadas à subirem no púlpito (ou são levadas no colo por seus pais) e prestarem seu testemunho.

Em geral, um “testemunho” consiste das seguintes afirmações:

- Eu sei que:
- Joseph Smith foi um verdadeiro profeta de Deus,
- que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única e verdadeira igreja de Deus sobre a face da terra
- que o profeta atual é um homem que fala diretamente com Deus
- que Jesus Cristo é o Filho de Deus
- outras afirmações relacionadas às doutrinas da igreja mórmon

Para colocarem mais ênfase em seus testemunhos, expressões como “eu sei” (ao invés de “eu acredito”) ou “eu sei com todas as fibras de meu coração” são comumente usadas. Assim, o testemunho mórmon é uma declaração sobre “conhecimento”, mas este “conhecimento” deve ser pronunciado sempre que possível para não diminuir e se perder!

É interessante que, em algum momento, o testemunho sobre o Livro de Mórmon se transforma em um testemunho sobre tudo no mormonismo.

Se por um lado, o testemunho consiste de declarações confiáveis de ‘conhecimento’, por outro lado os SUDs realmente temem ser expostos às informações que poderiam fazê-los "perder o testemunho". Assim, são avisados sobre as terríveis causas e consequências de perder o seu testemunho: se alguma coisa (ou alguém) fizer com que questionem a sua fé na igreja mórmon, nas doutrinas ou na história do mormonismo, ou em Joseph Smith, estão “em perigo”. Assim, eles são orientados a:

- não ouvirem ou lerem qualquer coisa que critique o mormonismo
- desafiar a pessoa a orar e perguntar à Deus sobre o que é verdadeiro.

Os missionários também são instruídos a imediatamente prestarem seus testemunhos se alguém se opuser ao evangelho mórmon. Isso efetivamente reforça suas mentes com os dados que o mormonismo é a verdade, e ao mesmo tempo anula tudo o que pode sugerir o contrário.

Mas, o principal é que os membros se mantenham afastados de qualquer informação que possa “enfraquecer” seus testemunhos. Criticar qualquer líder, desobedecer qualquer um dos mandamentos da igreja certamente contribuirá para que o membro ativo “perca” seu testemunho, ou o conhecimento da verdade!

Mas como um conhecimento pode ser perdido? Temos que declarar com confiança, todas as manhãs, que o sol vai nascer no leste a fim de retermos o conhecimento de que ele realmente nasce no leste? Você pode perder o seu conhecimento que o sol se move de leste para oeste, se você não falar sobre isso aos outros, várias vezes por ano? Será que uma pessoa perde seus conhecimentos através da leitura de um livro que afirma que o sol nasce no oeste? Será que as pessoas acreditariam que este livro seria uma ameaça ao seu conhecimento, quando tudo o que têm que fazer ver o nascer do sol e confirmar tudo o que já sabem?

De qualquer forma, todos os meses, no primeiro domingo, os membros devem levantar-se, dirigirem-se ao púpito e dar seu testemunho da veracidade do evangelho Mórmon. Mais uma vez, todos eles reforçam em suas mentes, de forma coletiva, o mantra SUD de que o mormonismo é a verdade, que Joseph Smith é o verdadeiro profeta de Deus e que a aquela é a única igreja verdadeira. Para a maioria dos mórmons, torna-se instintivo confiar em seus testemunhos cada vez que houver qualquer tipo de dúvida ou de oposição às crenças SUDs.

Consequências da Doutrinação:

A forma como eles foram ensinados a discernir a verdade, o fato de que eles são incentivados a prestarem seu testemunho pessoal em todas as oportunidades, a repetição dos testemunhos nas ‘reuniões de testemunho’, e o sistema eficaz de doutrinação usado pela igreja mórmon, gera um comportamento que, mesmo se eles forem confrontados com provas que contrariem suas crenças, a maioria irá ignorá-las, pela simples razão de que "sabem" que o mormonismo é verdadeiro. Eles não sentem a necessidade, ou não tem o desejo, de utilizar o discernimento dado por Deus ou o senso comum. A fé mórmon está firmemente fixada na igreja.

Para ilustrar o quão eficaz é a doutrinação mórmon, um membro da igreja certamente lhe dirá que você não foi sincero em sua oração, caso contrário você saberia que o mormonismo é verdadeiro.

Um ex-missionário, certa vez escreveu:

"Descobri que eu tenho que orar mais e mais até que eu saiba que o que estou sentindo é o certo e está em conformidade com os ensinamentos do evangelho [mórmon]. Assim como na escola, você não pode estudar para uma prova de matemática e memorizar perfeitamente as fórmulas se você estudá-la apenas uma vez. A repetição é necessária .......".

Este pobre homem reza tantas vezes quanto necessário até que seus sentimentos estejam em consonância com os ensinamentos SUDs: um exemplo perfeito do fruto da lavagem cerebral bem sucedida. Ele não tem mais o desejo de pensar logicamente, ou livremente, e quando a verdade em sua frente, ele sufoca-a à morte.

E não pense que este é uma exceção. A grande parte dos mórmons agem assim!

Tenha em mente que uma pessoa não pode raciocinar com outra que se recusa a pensar logicamente. Mas não é esse o objetivo da lavagem cerebral - o controle das mentes de suas vítimas?


Determinando a Verdade:


O caminho lógico para determinar se um suposto registro histórico é "verdadeiro" é uma investigação adequada de suas origens, e considerar as prova existentes, que dão suporte ao conteúdo do registro.

Mas nada foi descoberto que dê qualquer credibilidade ao Livro de mórmon. A existência de certos animais, plantas e metais mencionados, bem como os ancestrais dos índios americanos, já foram provados como falsos. E os animais que são conhecidos por ter existido durante a época do LdM sequer são mencionados.

Além de todos estes fatores, apesar do longo período de existência deste livro, nenhuma evidência arqueológica jamais foi descoberta, embora ele descreva uma civilização avançada de milhões de pessoas, que se espalharam por todo o continente. Esta civilização tinha um magnífico templo semelhante ao de Salomão, arquitetura avançada, indústrias e um sistema monetário que utilizava moedas. Porém, nenhuma prova jamais veio à tona.



A lista de provas contra o mormonismo se estende de uma maneira conclusiva, e mesmo assim seus membros continuam crendo em sua “veracidade”, pois, afinal, eles sabem que essas coisas são verdadeiras, eles “sentiram” em seu coração que elas o são.


Conclusão:

Quando os membros confrontam a liderança SUD com fatos incômodos sobre o Livro de Mórmon, eles:

- são desafiados a terem mais fé, pois sem fé não podem agradar a Deus,
- a rezarem mais sobre o assunto,
- é dito que se Deus não revelou as respostas é porque não são necessárias para sua salvação,
- é dito que as respostas para estes problemas serão reveladas mais tarde, e assim por diante.

Prestar o testemunho da veracidade do que acreditam faz parte do cotidiano dos membros da igreja SUD. Porém, não há nenhuma razão para duvidar de que a maioria destes testemunhos seja honesta e sincera. Mas isto, por si só, não indica que eles sejam confiáveis. Infelizmente, a sinceridade não garante que os mórmons não estejam enganados espiritualmente.

Uma vez que os mórmons são convencidos pelo que ouviram, eles aprendem a considerar o sentimento de convicção que têm como "o testemunho do Espírito Santo". Como eles atribuem este sentimento de "certeza" à Deus falando diretamente com eles, aceitam qualquer sentimento subjetivo como verdadeiro. Neste ponto, acreditarão que tudo o que lhes for dito é verdadeiro, pois eles têm "um testemunho".

Porém, o verdadeiro poder de um testemunho mórmon pode ser uma armadilha em potencial, onde uma pessoa cai e não percebe que pode, literalmente, ouvir e acreditar em qualquer coisa se ela realmente assim desejar!





A fé não aparece por causa de evidências, mas em algum momento, os elementos necessários devem aparecer para apoiar a verdadeira fé.

Os SUDs acreditam que o seu testemunho sobre o Livro de Mórmon ou o livro de Abraão é apoiado por provas fatuais, mas uma investigação cuidadosa mostra que tais provas não existem.

Em vez disso há provas evidentes contra eles. Assim, na ausência de provas válidas para o objeto da sua fé, o santo dos últimos dias ficam apenas com sentimentos subjetivos, que são inconclusivos.







Para ser objetivo, é preciso estar disposto a examinar as evidências a favor e contra as alegações religiosas.

Muitos precisam ter disposição para aceitar os fatos como eles são, e aprenderem a usá-los para testarem os pontos de vista, ao invés basearem-se em experiências subjetivas ou “tentativas de racionalização”.

Resta, portanto, que o indivíduo use de seu bom senso, algo que pode variar muito de pessoa para pessoa. Você tem o direito de crer que recebeu uma confirmação divina, assim como de descobrir que há muitas outras explicações para tal fenômeno. A Igreja SUD sabe muito bem como explorar o emocional de seus membros, todas as religiões também o fazem.

9 comentários:

  1. TESTEMUNHO:
    Certo dia encontrei-me com três livros de mórmon nas minhas mãos. Ambos tinham a mesma capa azul escura com letras doiradas. O interior pareceu-me ser exactamente igual ao original Livro de Mórmon que eu sempre conheci. No entanto, depois de me apontarem para determinadas escrituras no mesmo livro, vi claramente com os meus próprios olhos que as doutrinas dos três livros de mórmon eram astuciosamente diferentes, de forma ininterpretável à primeira vista, assim levando-me a ver que os três livros de aparência absolutamente iguais, eram na realidade minuciosamente diferentes. De aparência, ambos tinham as mesmas rubricas e os mesmos autores, o mesmo prefácio e as mesmas testemunhas. E apesar do relato da sua história ser o mesmo, algumas das suas doutrinas religiosas eram francamente opostas. O que me levou a ter que orar sobre estes três livros e chegar à conclusão inevitável, trágica, e terrível, que, afinal, o meu testemunho acerca da veracidade da igreja era apenas a manifestação do meu amor profundo pela igreja, mas não uma revelação da verdade da igreja sobre o meu coração. Era, portanto, um sentimento meu. E não uma acção que vem de fora de mim para dentro de mim, como supostamente deve ser uma revelação por intermédio do Espírito Santo.

    E isto afirmo, em nome de Cristo, que nenhum homem no seu estado normal, no seu estado puro, sem qualquer influência doutrinária, pode ter três, quatro, dez, cem, ou mil livros de mórmon nas mãos e receber um testemunho sobre qual deles é o verdadeiro, até porque nenhum deles pode ser o verdadeiro.

    Repito: Colocai três ou mais livros de mórmon à vossa frente que ambos sejam minuciosamente diferentes, e nenhum espírito vos testeficará qual deles é o verdadeiro, a não ser que o compareis com o original, assim adulterando o teste ao vosso testemunho, e assim provando que mais amais a mentira que a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira!
      Já fiz isso.
      ;)

      Excluir
    2. Ja pensei sobre isso. Será que estou me enganando? será que estou envolvido demais sentimentalmente para acreditar sem questionar? Mas sempre que reflito sobre os sentimentos mais profundos de meu coração e lembro de momentos inspiradores na igreja, em casa, em contato com o evangelho, um sentimento firme me dá uma certeza pessoal: É verdade!! não tenho como refutar isso. Eu sei! realmente sei...

      Excluir
  2. Esta tática aplicada pela igreja mórmon é puro satanismo, eles insistem muito que devemos orar para que obtenhamos o chamado "testemunho" para que através de um sentimento,emoção,ou sei lá oquê nós descobriremos a verdade,isto é uma técnica que satanás ensinou a Joseph Smith,e que tem influenciado muitas pessoas no mundo.
    Oque levou-me a ser batizado nesta igreja,ou melhor dizendo,seita,foi que eu e meu falecido e amado pai, em certa ocasião há quatorze anos atrás, estavamos em busca de uma igreja para sermos batizados,então ficamos,em duvida para qual iríamos,então ficamos conversando a este respeito,sobre a diversidade de igrejas, observamos varias delas,sempre pelo lado de fora,dias depois ele,eu,miha mãe e minha irmã,fizemos nossa oração em familia,antese de nos deitar para dormir,como demore faziamos,ele pediu para o nosso Deus iluminar nissas mentes e mostrar a qual das igrejas deveriamos ser batizados.
    fommos para nossos quartos e na manhã seguinte ele disse que sonhou com o nome desta igreja,depois fomos um dia a igreja ,e fomos batizados;mas hoje sei que isto não foi um "testemunho" mas sim uma manisfestação do subconciente,devido as informações gravadas.POis o estudo das sagradas escrituras,da ciencia da atitudes dos falsos profetas,evidências provam e comprovam o tamanho da farsa mormon.
    Satanás é o pai da mentira,como um profeta de Deus como dizem Joseoh Smith foi vai restaurar uma tremenda mentira destas,isto foi ensinamento de Satanas,
    Que Deus nos abençõe e nos proteja,e nos de força e entendimento para combater esta seita em nome de Jesus Cristo amem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acha interessante que de todas as religiões, essa não se baseia em doutrinas para provar sua veracidade. Mandar perguntar a Deus sobre uma igreja falsa não é um grande risco para tal religião? Conheço pessoalmente, não uma, não duas, mas milhares de pessoas sinceras e honradas que fizeram a experiência e descobriram por si mesmas.

      Excluir
    2. Como as pessoas deturpam as coisas, qdo elas querem convencer com argumentos falso, usam de um vocabulário rico e de histórias sem sentido algum. Isto mostra sua incapacidade de ter ido mais afundo aos estudos e na perseveração , daí, ficam se justificando de várias maneiras. Mal sabem eles que o adversário estão usando eles desta forma. Tudo bem se não gostam ou não aceitam a verdade restaurada, agora ficar atrapalhando a fé dos outros com justificativas irreais, isto sim é que é diabólico, é anticristão não respeitando o livre arbítrio .Daí ficam relacionando manifestação do espirito com funções do subconsciente de cada um já é demais. Qto a perguntar a Deus se esta igreja é verdadeira, sabemos que ele ja sae, quem não sabe é cada um que busca, daí se pede a Deus para ele manifestar-se pelo espirito santo, é bem diferente o sentido desta afirmação. E não ha maior testemunho do que aquele respondido desta forma e se realmente buscamos com real intento, com coração quebrantado esta resposta virá de forma pessoal. Agora dizer que pra ter este testemunho precisa realmente crer em Cristo, é verdade, pois, de outra forma,mesmo que voce não acredite, ou não siga a risca os mandamentos, saiba que mesmo assim o senhor pode se manifestar a qualquer um, ate mesmo os ex-mormons e muitos estão voltando e dando seus testemunhos e se tornando grandes lideres espirituais. Mas o senhor promove a todos experiencias e oportunidades, nada é por acaso, tudo no seu tempo.Eu sei disto.Eu sei que esta igreja é verdadeira e esta confirmação é algo muito peculiar aos que são convertidos realmente.

      Excluir
  3. Eu sei que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira na face da Terra.

    Sei que o Senhor não nos deixaria perdidos sem saber qual o caminho a seguir e que ele responde nossas orações e nos mostra a verdade e nos aponta o caminho verdadeiro.
    Sei essas coisas por mim mesmo e não porque me contaram, a verdade está de volta na Terra e não estamos sozinhos,pois Deus nos ama e concedeu-nos a chance de voltarmos ao nosso lar celestial e vive para sempre com nossas familias para toda eternidade.

    ResponderExcluir
  4. gostei do seu blog mas fiquei com pulga na orelha "modo de dizer" você é ateu?

    ResponderExcluir
  5. Os caras desse site não sabem verdadeiramente de nada, pois supõem suas palavras são de sarcasmo não posso acreditar em apenas versões e suposições.

    ResponderExcluir