Um dos meus Hinos favoritos é o de número 171, cujo nome é “A Verdade O Que É?”. Na letra de sua música lê-se o seguinte:

A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar, procurai no abismo na treva e na luz, nas montanhas e vales o seu claro som, e grandeza ireis contemplar!

A verdade o que é? É o começo e fim, para ela limites não há, pois que tudo se acabe, a terra e o céu, sempre resta a verdade que é luz para mim, dom supremo da vida será!”

Faço um convite a todos que desejarem ler e participar deste blog: busquemos a verdade, onde quer que ela estiver.

Críticas, comentários e sugestões serão muito bem-vindos, desde que haja o devido respeito. Estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que meus posts e/ou minhas traduções possam vir a suscitar.

Para quem desejar debater, conversar e tirar dúvidas, este é o e-mail do blog: averdadesud@hotmail.com.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Busca Pelo Verdadeiro Smith


Joseph Smith, o fundador do movimento SUD é , e creio que sempre será, o motivo pelo qual as pessoas que descobrem a verdade ficam tão chocadas, pois na igreja é comum o idolatrarmos como um ser perfeito, um profeta legítimo, um homem honrado, honesto e, principalmente, o homem que Deus e Jesus Cristo haviam escolhido para ser o primeiro portador do sacerdócio dessa dispensação.

O problema é que grande parte disso não é verdade. Joseph foi um homem como cada um de nós. Ele mentiu, enganou, abusou de seu poder e influência, e criou mitos que para mais de 12 milhões de pessoas, um dia foram, ou ainda são, considerados como verdades.

Para as pessoas que estão em dúvida sobre o caráter de seu profeta eu aconselharia que continuem procurando. Pesquiso a bastante tempoe mesmo assim sei que não conheço toda sua história. O que sei é que grande parte do que é ensinado na igreja não condiz com a realidade.

Convido a todos os membros da Igreja a buscarem os fatos sobre esse homem, um grande homem, sem sombra de dúvidas. Ele ousou criar uma religião na era da imprensa, quando ele dizia “Assim diz o Senhor...” suas revelações eram mantidas para sempre em papel impresso.

E essa é a chave para nossas pesquisas. Tudo que ele falou, ensinou, a forma como ele agiu, os processos judiciais contra ele, os relatos de amigos e familiares e seus diários pessoais, podem e devem ser usados para conhecermos um pouco mais sobre esse homem.

O desafio é conseguir discernir entre a verdade e a mentira. Mas temos aliados para nos ajudar: as fontes históricas. É através delas que um conhecimento e um entendimento mais amplo podem advir.

Quando falo em fontes históricas, deixo fora desta lista o History of The Church, pois procurar sua história em sua autobiografia é certeza de fracasso. O motivo disso é que ele ditava tudo para seus secretários como história oficial da igreja. O History of The Church é a antítese de uma confissão.

Reza a lenda que um pouco antes de sua morte Joseph pegou todos os seus diários pessoais e ordenou a Willian Huntington (um de seus secretários) que os enterrasse em alguma esquina obscura de Nauvoo. Mas mesmo que esses registros pudessem milagrosamente aparecer, duvido que seriam difirentes dos outros. Para Joseph, assim como para a maioria dos líderes natos, nada era escrito ou falado sem uma audiência em mente.

Nos resta continuar com os documentos e registros que possuímos (a maioria ainda está sob a posse da igreja, e provavelmente nunca serão divulgados). Mas com os registros que possuímos já é possível chegar a uma conclusão sobre o caráter do profeta.

Gosto em especial do livro de Fawn McKay Brodie entitulado “No Man Knows My History” (Nenhum Homem Conhece Minha História) , esse livro me ajudou muito na descoberta do caráter do profeta. Brodie foi uma pioneira nas pesquisas históricas a respeito de Joseph Smith. Ela era sobrinha do profeta David O. McKay e por isso teve acesso a muitos documentos sobre a história da igreja. O triste foi ela ter sido excomungada por expor a verdade.


Os temas que Fawn Brodie aborda em sua famosa biografia de Smith são completamente estranhos a maioria dos mórmons. Ela nos apresenta um outro Joseph, um homem que desde sua juventude teve talentos para enganar e abusar da fé das pessoas. Ela também mostra um Smith mulherengo e sem escrúpulos, um homem capaz de tudo para manter seu poder. 

Smith era um ditador que almejava o Reino dos Céus aqui na Terra, mas, é claro, com ele ao trono. Todas os fatos que Fawn Brodie traz à luz sobre o caráter do profeta se fundamentam em registros históricos e interpretações plausíveis dos fatos e relatos de testemunhas da época.
Sempre acreditei que Joseph Smith havia sido o melhor homem que havia pisado na terra depois de Cristo. Ledo engano. A história indica algo diferente, mostra a outra face da moeda, a face que a igreja tenta esconder, e, infelizmente, obtêm certo exito, já que pela cabeça da imensa maioria dos membros nem passa a ideia de que seu profeta não seja o que eles imaginam.
Furar a bolha intelectual na qual os membros da igreja se encontram não é nada fácil. Eles estão numa posição em que é difícil usar a lógica e o bom senso. 

Desmistificar Smith significa acabar com todos seus sonhos e ilusões, fazer ruir o seu belo castelo de segurança e amor que só o mormonismo (eles creem) pode proporcionar.
No blog postarei algumas das coisas que descobri sobre Joseph Smith e sobre a Igreja SUD em geral. Antes de me julgarem como apóstata, iludido por Satanás ou orgulhoso, peço que leiam com atenção o há publicado sobre eles. 

Na pior das hipóteses, se isso não afetar o seu testemunho, poderá ser de grande valia conhecer os argumentos daqueles que tem o ponto de vista oposto ao seu.

26 comentários:

  1. Caro DB

    Este é meu blog:
    http://refutando-o-mormonismo-com-a-biblia.blogspot.com/

    Se achar algo interessante coloque aqui e outra coisa.
    Comente lá.
    Abs....

    ResponderExcluir
  2. uma arvore boa produz bons frutos(porque vc não fala do legado que o profeta deixou,só um podre como vc não emcherga o patrimonio espiritual que proced da religião sud,o que vc tem a oferecer me mostre sua verdade aposto que não conhece porque nunca procurou frutricando a vida alheia) quisera o mundo ser uma sociedade com principios sud ,garanto que não existiria fome injustiça desigualdade nem porco como vc guiado pelo espirito de satanas (MC 5:1-20)entre em luxuoso templo mormom e veja a casa do senhor lá não existe sacolinha pra recolher moeda o conforto e elegância e perfeição nos traços geometricos de sua forma dão testemunho de um Deus perfeito que nos criou,agora pare em nome de jesus cristo dos santos dos ultimos dias de apontar "erros" dos que não estão mais nesse mundo para se defender,não seja covarde e tente tomar do calice do profeta carregue uma cruz mais pesada que a dele dê um testemunho melhor e maior sobre o SR jesus, escreva algo melhor ou maior que o novo testamento ou o livro de mormom não perca tempo tentando destruir uma obra quese bisentenaria que é a religão SUD vc é apenas um invejoso frustrado e burro que devia pesquisar a lideransa atual porque não procura falhas no profeta atual não quero saber quantas foram as mulheres dele,davi e abraão e salomão detesta eles tambem.

    ResponderExcluir
  3. 3- "O que vc tem a oferecer? Me mostre sua verdade! Aposto que não conhece porque nunca procurou futricando a vida alheia" – Eu e meu Blog temos algumas coisas boas a lhe oferecer, caro irmão. Primeiro, algumas aulas de história, que você não terá dentro da Igreja. Segundo, algum tempo para ler e refletir (sim, eu imagino que você não deve gostar de ler, mas tente fazer um esforço, no final recompensa: você pode até aprender a usar a pontuação em seus textos!). Terceiro, um olhar mais crítico para a Igreja e seus ensinamentos. Posso lhe mostrar minha verdade: A Igreja não é verdadeira! Joseph foi um homem comum, assim como Monson também o é! E se você acha que eu “futrico” a vida alheia, imagine então alguns biógrafos, escritores e historiadores. Você quer que eles parem de investigar o passado? Eu devo e vou continuar a pesquisar o passado de Joseph, de Brigham, e de todos os líderes SUD, eles devem ser expostos como são: homens comuns.

    4- "Quisera o mundo ser uma sociedade com princípios SUD. Garanto que não existiria fome, injustiça, desigualdade, nem porcos como vc guiados pelo espirito de Satanás (MC 5:1-20)" - Eu até iria gostar de uma sociedade com princípios SUD! Pense bem, nós homens iríamos adorar ter várias esposas, mais sexo, mais comida e mais empregadas para lavar nossas roupas. Sim, eu sei que você irá dizer que a poligamia está abolida! Mas, aí eu tenho algo para te ensinar de novo, a poligamia não foi abolida, ela foi REVOGADA! Sim, sim, numa sociedade somente de SUDs, ela estaria de volta! E, quanto a fome e desigualdade, bom, fome talvez não, mas desigualdade existiria, com certeza. As mulheres voltariam para a cozinha, e abriria-se o harém do profeta de novo! (Será que o Monson iria querer? Bom, Joseph, Brigham e Taylor quiseram o harém!). E sobre sua última afirmação: "nem porcos como vc guiados pelo espirito de Satanás", eu gostaria de acrescentar que, numa sociedade só de SUDs, porcos não faltariam! Talvez essa sociedade se transformasse num criadouro de porcos e pessoas sem educação, como ocorreu com você em sua doutrinação. (acidentes de percurso, eu sei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salomão teve muitas esposas dadas por DEUS suas concubinas não eram dadas por Deus, e pelo contrário se você foi um homem assim para sua esposa, pensava em ser se casou não sei está muito equivocado, os homens da igreja presidem o lar deles mas também ajudam suas esposas.

      Excluir
  4. 7- “Não seja covarde e tente tomar do cálice do profeta, carregue uma cruz mais pesada que a dele e dê um testemunho melhor e maior sobre o Sr. Jesus” - Não entendi de novo! Tomar o cálice do profeta? Eu até gostaria, 40 mulheres só para mim, já pensou? Carregar uma cruz mais pesada que a dele? Bem, eu carrego nas costas muitas coisas bem pesadas, cada um com seus problemas, amigo! Não pretendo dar nenhum testemunho sobre Jesus, o próprio já o fez no Novo Testamento. Quem sou eu para tentar dar testemunho sobre algo? A única coisa que posso dizer, é que o Homem de Nazaré é o maior Mestre que esse mundo já conheceu. Me inspiro nele todos o os dias!

    8- “Escreva algo melhor ou maior que o Novo Testamento ou O Livro de Mórmom" – Para quê? Não pretendo fundar nenhuma religião, nem ter 10% do seu dinheiro. E eu poderia facilmente escrever algo melhor que o Livro de Mórmon. Não sei se vc já leu o LdM, mas ele é repetitivo em seu estilo literário, e um plágio descarado da Bíblia (inclusive os nomes das personagens são copiados da Bíblia). E ainda mais: eu não iria escrever besteiras como Índios serem Judeus! Não, não, eu iria ser um pouquinho coerente.

    ResponderExcluir
  5. 9- "Não perca tempo tentando destruir uma obra quase bicentenaria que é a religão SUD." - Quem lhe disse que eu quero destruir a Igreja SUD? Eu gosto da Igreja, eu gostaria de melhorá-la, e não destruí-la! E para que ela melhorasse, iriamos ter que dissipar a ignorância e o preconceito. Gostaria que todos os SUDs pudessem se voltar para Cristo, esquecendo as mágoas e erros do passado. (que só serão corrigidos depois que forem conhecidos pelos membros).

    10- “Vc é apenas um invejoso frustrado e burro que devia pesquisar a liderança atual. Por que não procura falhas no profeta atual? Não quero saber quantas foram as mulheres dele, Davi e Abraão e Salomão, detesta eles também? - Na realidade, qualquer pessoa que ler este post, seus comentários e os meus, pode lhe dizer quem é o burro aqui. Eu pesquiso a liderança atual. Você pode até gostar de alguns textos sobre como eles foram enganados por Mark Hofmann, que eu traduzi recentemente. E sobre as falhas do profeta atual: Tommy com certeza tem falhas, todos nós temos. Mas eu gosto do Tommy, ele ensina coisas boas, ensina inclusive a sermos educados e gentis, mesmo quando as pessoas discordam de nós. Você não quer saber quantas mulheres ele (Joseph, eu presumo) teve? Nem esquenta, ninguém sabe ainda. Alguns dizem que foram 33, alguns 40, mas todos concordam que devem ter sido algumas dezenas (chutando para baixo). Não, eu não odeio Davi, Salomão e Abraão. Entretanto eu acho que todos eles erraram. Pela doutrina SUD, Davi perdeu a exaltação por causa da Betseba (a mulher que ele cobiçou), Salomão tinha mais de 500 mulheres, e Abraão não fez nada de mais (a não ser quase matar seu filho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então ai no nove você fala que queria melhorar? humm interessante gostaria de ter sido um lidere nunca foi?

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Medíocre e lamentável.
    "Todas os fatos que Fawn Brodie traz à luz sobre o caráter do profeta se fundamentam em registros históricos, não há como argumentar contra eles."
    Não há como argumentar contra eles, até parece piada. Claro, o que a igreja prega e relata é falso o que um Zé ninguém como o dito blogueiro escreve e "diz" é a mais pura verdade e não há como argumentar.
    "(...)E a verdade o que assombra
    O descaso que condena
    A estupidez o que destrói (...)"
    Boa sorte para ti e os abobalhados que acreditam nas tuas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não entendestes o conteúdo da postagem. Existe algo que chamamos de linguagem figurada, e é disso que faço uso quando digo que "não há como argumentar". É óbvio que há como argumentar, há como argumentar sobre tudo e qualquer coisa nesse mundo.

      Se você acha que o que escrevo é falso, mostre onde está o erro. Me diga onde está a contradição, e quais são minhas fontes errôneas.

      Nunca disse que o que escrevo é a mais "pura verdade", até porque sei que isso não existe, não passa de uma ilusão. O que incito todos a buscar são dúvidas e não verdades, se você não entendeu isso, não entendeu nada.

      um abraço

      Excluir
    2. Se você alega que NÃO existe verdade... então igualmente afirma que DEUS NÃO EXISTE! A verdade é como a matemática e assim como as leis naturais da vida, e eu afirmo com toda certeza que ela EXISTE!!! DEUS É A FONTE DA VERDADE, E REVELA AOS HOMENS!!!

      Excluir
    3. Não, não existe verdade. A matemática e as leis da natureza também não são verdades, são aproximações humanas, HUMANAS, com nossos cérebros parcialmente racionais, a um determinado objeto de estudo.

      Assim como você acha que recebe a verdade revelada de Deus, há bilhões de outras pessoas que também pensam o mesmo, e todas elas diriam que você é o enganado. Algo aí está errado.

      Excluir
    4. André St,

      Vive defedendo uma Igreja racista, pobre coitado, sem argumento, abra o olho, deixe as escamas cairem, você verá que o Universo é muito maior que este mundinho mórmon em que você vive, 0,0002 da população mundial.

      Excluir
    5. Você mesmo se contradiz, se não acredita em relatos históricos. Então muitos menos acreditar no LdM um livro falso de relatos históricos criados.

      Excluir
  8. Quem não tem tempo pra Deus está perdendo tempo!

    ResponderExcluir
  9. Para todos os membros fiéis da unica igreja verdadeira. Não percam tempo discutindo com este apostata que criou este blog. Por mais que tenhas argumentos, temos muit mais que isso, que se chama testemunho. Temos a resposta de Deus, desde o dia em que oramos wquando conhecemos a igreja pela primeira vez, e sabemos da indole correta do Profeta de Deus. ele não é perfeito, porém não é como o senhor blogueiro fala. Então, você moderador, pode tentar me convencer com seu conhecimento, com suas tentaivas de lição de moral. Mas é assim que o diabo trabalha. qual é o pior inimigo de um servo de Deus? obviamente é outro servo de Deus encaminhado em caminhos tortuosos.

    Sabe irmão, o que é seu está guardado. Pode ter certeza que se vc acha que está fazendo o certo, está sendo como Corior, que achou que viu um anjo, mas na realidade é o diabo que apareceu a ele.

    Espero que ainda se arrependa, porque pode ter certeza que o Senhor fará justiça pelas suas ações...

    Marcos Foganholi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, a verdade dói, não tem argumento, começa ofender, "apóstata", você não passa de um iludido , vai embora, este blog é para que tem a mente aberta e quer saber a verdade sobre esta seita diabólica , chamada de mormonismo.O que debatemos é coisas concretas , provada pela ciência , repleta de evidências, não é testemunho criado pela mente , através de indução cerebral. Quanto você tiver prova concreta da existência de lamanitas e nefitas na América , aí podemos aceitar seus argumentos, por enquanto fica calado , sua religião é uma mentira, criada por um homem polígamo, adultero e caçador de tesouros, não passa de um Edir Macedo do passado.

      Excluir
  10. kkkkkkkkkkkkk - Caro dono do blog, você já ouviu falar do poder que tem o incrivel Hulk? Ele se transforma quando sente raiva ou dor. Nas revistas em quadrinhos a força do hulk aumenta quanto mais batem nele. Meu caro li muita coisa em sou blog,mas eu te digo uma coisa, quanto mais você e outros Anti mórmons, batem ou tentam bater, mais forte fica o meu testemunho. Obrigado por fortalecer o meu testemunho sobre a veracidade desse evangelho, e da primeira visão do Profeta Joseph.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que vocês falam parece que quem morreu na cruz por vocês foi esse Infeliz do Joseph mulherengo Smith, me desculpe mas minha Biblia diz que quem moreu por mim e me salvou foi Jesus Cristo, o Verbo encarnado que morreu pra me salvar, infelizmente a inrenção de vocês é boa, mas assim irão para o mesmo lugar que o tal de Smith

      Excluir
    2. querido não existe reencarnação, leia a Bíblia já que você ficou tão ofendido com o comentário do Adilson da Hora, faço minhas as palavras dele, Realmente Cristo morreu não só por você mas por mim, por Joseph Smith e por toda a humanidade. Joseph é apenas um profeta com Moisés, Abraão e outros profetas bíblicos, não um Deus. Os Mórmons como assim vocês todos nos chamam, seguem a Jesus Cristo, tem na Bília o mapa do caminho para voltarmos a presença de Deus, e tem no Livro de Mórmon uma outra testemunha do verdadeiro evangelho de Cristo. Parem de falar bobagens, leiam o Livro e verão que ele e a Bília Sagrada falam do mesmo Deus, do mesmo caminho...

      Excluir
    3. como vc é burro cara kkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Adilson da Hora,

    Seu comentário em relação ao blog aparenta cinismo. Como pode um blog reflexivo e inteligente ser fortalecedor de sua fé, uma vez que a “fere de morte” com dados e informações contrárias a tudo que você aprende (de maneira arrumadinha) na igreja.

    A propósito, o que quer dizer com “obrigado por fortalecer meu testemunho...”? Não é possível o blog fortalecer seu “testemunho”, ao contrário, a meu ver só enfraquece seu “testemunho” e você sabe disso!

    ResponderExcluir
  12. Eu agradeço a postagem no Blog, acho importante como membro conhecer o que é bom e o que é mal... Li e ate (de verdade) vejo coerencia e algumas verdades nesse texto.
    Mas meu testemunho foi feito pelo Espirito.. ja tentei ate me afastar da Igreja por conta dessas "verdades", mas acabo voltando a Igreja.. Incrivel como a minha fé hoje é solida...Nem eu mesma sei explicar... Sei que foi confirmada pelo Espirito Santo e acho que isso que me faz seguir em frente acreditando.
    Vou continuar lendo o seu Blog e te desejo muita sorte.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as informações, já tem um tempo que pesquiso a real história da igreja e este blog foi o mais completo, fiz parte dessa farsa por 12 anos até que minhas perguntas se tornaram grandes demais e ninguém me dava respostas!!! Obrigada pelas informações!!!!

    ResponderExcluir
  14. Nem balançou meu testemunho, rsrsrs pessoas podem ser falhas e em D&C já dizia que se Smith não se arrependesse também perderia o dom da Tradução, Caro amigo pesquisas ajudam muito, mas ler o que realmente não vem de dentro da história verídica pode fazer com sua mente crie fantasias, a marca do Espirito você já tem, arrependa se e volte a seu lá.

    ResponderExcluir
  15. interessante também pude conhecer à igreja, pouco tempo 16anos apenas, enquanto estava com cargos ou seja ocupação que tomava o tempo de fora não conseguiam enxergar a veracidade de tudo. só conseguira guardar os mandamentos que me foram dados. achava tudo bem e tudo certo. então comecei fazer alguns estudos paralelos que não eram permitidos pela liderança, pude perceber que algo estava errado. questionando ao bispado, o mesmo não soube me responder só me dizia tá na bíblia, no nosso livro é só lê. por diversas vezes li os 2 até hoje não encontro resposta. tenho certeza que ninguém pode explicar. veja bem :Deus criou os céus à terra e tudo oque neles há. e quem criou esse Deus ou como surgiu esse Deus. tive alguns rumores que diziam ele teve um paí. na capela realmente. estranho na bíblia diz que Deus é o alfa e o ômega ou o começo e o fim. alguém pode me responder? o quanto à bíblia foram escritas mais de mil maneiras diferentes ou mãos diversas. quanto ao livro de mórmon mais de 10vezes um contrário do outro. ou acrescentado com outros relatos que não tem nada a vê. nesse mundão é uma briga entre religiões, a do fulano é errada à do ciclano o beltrano também são erradas à certa só dos mórmons. então tá. na bíblia em João diz o senhor a verdadeira igreja ou religião na face da terra é o amor ao próximo o Amparo as viúvas e aos necessitados. essa é à verdadeira igreja ou religião. para mim todas as igrejas, não passam de grandes indústrias com fins lucrativos. vendendo bênção, estátuas. de todas as formas. tenho muito a dizer, mas aos poucos colocarei muitos a par. se procurares com certeza encontrarão.

    ResponderExcluir